sábado, 13 de maio de 2017

LITURGIA DIÁRIA - A FÉ EM JESUS É O QUE NOS MOVE

 Imagem relacionada
1a Leitura - Atos 13,44-52
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
13 44 No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 45 Os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e puseram-se a protestar com injúrias contra o que Paulo falava. 46 Então Paulo e Barnabé disseram-lhes resolutamente: “Era a vós que em primeiro lugar se devia anunciar a palavra de Deus. Mas, porque a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os pagãos. 47 Porque o Senhor assim no-lo mandou: ‘Eu te estabeleci para seres luz das nações, e levares a salvação até os confins da terra’”. 48 Estas palavras encheram de alegria os pagãos que glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que estavam predispostos para a vida eterna fizeram ato de fé. 49 Divulgava-se, assim, a palavra do Senhor por toda a região. 50 Mas os judeus instigaram certas mulheres religiosas da aristocracia e os principais da cidade, que excitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e os expulsaram do seu território. 51 Estes sacudiram contra eles o pó dos seus pés, e foram a Icônio. 52 Os discípulos, por sua vez, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Palavra do Senhor.

Salmo - 97/98
Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.

O Senhor fez conhecer a salvação
e, às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai!
Resultado de imagem para João 14,7-14

Evangelho - João 14,7-14
Aleluia, aleluia, aleluia.
Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
14 7 Disse Jesus: “Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto”. 8 Disse-lhe Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”. 9 Respondeu Jesus: “Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: ‘Mostra-nos o Pai’ 10 Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. 11 Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras. 12 Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. 13 E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Tendo a missão de revelar as obras do Pai e manifestar entre nós o Seu poder amoroso, Jesus Cristo falava das coisas do Pai, e realizava as obras que o Pai queria concretizar em nós. No entanto, muitas vezes o pecado se interpõe e quer atrapalhar a ordem estabelecida por Deus. Apesar disso, neste Evangelho, Jesus nos mostra que há uma unidade perfeita entre Deus Pai e Deus Filho gerando o Espírito Santo que é o Amor entre os dois. Três pessoas e um só Deus. Tudo isto parece ser para nós um mistério profundo, no entanto, quando  mantemos  intimidade com Jesus, nós percebemos que através do Filho nós conhecemos o Pai e nos enchemos do Seu Amor com a força do Espírito Santo. Conhecer a Jesus Cristo é conhecer também o Pai. Ter intimidade com Jesus é conhecer a Sua Palavra, é dialogar com Ele na oração pessoal, é recebê-Lo na Eucaristia com o coração contrito e assim, também, encher-se do Amor Misericordioso de Deus para realizar as obras que Ele destinou a cada um de nós. O próprio Jesus nos assegura: “quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que essas.” A nossa fé em Jesus, portanto, é o que nos move para agir conforme os planos do Pai. Cada um de nós é uma parte do projeto de Deus para a humanidade. Acreditar em Jesus, na Sua Palavra, é o primeiro passo para que vejamos o Pai. Quando confiamos em Jesus nós sabemos que tudo o quanto pedirmos ao Pai em Seu Nome, realizar-se-á, pois, Jesus é o Pai, Jesus é o Amor do Pai, Jesus é a Misericórdia do Pai mostrada a nós pela sua vida terrena, pela sua entrega na Cruz para a nossa salvação.    - Você acredita que Jesus e o Pai são UM? – Qual a diferença que há no seu relacionamento com Jesus e o seu relacionamento com o Pai? -  Você acredita que pode fazer as obras que Jesus fez aqui na terra? – O que você tem pedido em Nome de Jesus?





Helena Serpa

Nenhum comentário: