sexta-feira, 23 de maio de 2014

O SERVO EGÍPCIO RESTAURADO.


I Samuel 30:7-20
“Acharam no campo um homem egípcio e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água”. Vs.11

Há centenas de anos, o exército Romano se destacou por grandes conquistas. Venceu os adversários, ultrapassou muralhas e massacrou seus opositores. Apesar da superioridade desse exército e sua obsessão por vitórias, alguns dos seus soldados eram atingidos pelos adversários. Então surgia a pergunta: “O que fazer com esses homens mutilados?” Como a sede de conquista era insaciável, não havia tempo para cuidar dos imprestáveis feridos. Tornava-se necessário sacrificá-los. Tinham que avançar destemidamente rumo ao alvo principal, nada poderia impedir. O importante para eles não era o valor individual de seus homens, mas a glória da realização.
A história que acabamos de ler na Bíblia é semelhante a do relato do exército Romano. Em I Sm 30:1-20 conta que certa ocasião, Davi saiu com seu exército deixando suas mulheres e filhos num determinado lugar; aproveitando a sua ausência os Amalequitas invadiram seu acampamento e levaram suas mulheres e filhos cativos. Ao retornarem verificaram a grande perda que haviam sofrido, e choraram amargamente. Davi, porém, se reanimou no Senhor seu Deus e orou perguntando-lhe: “ Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei”? Respondeu o Senhor: “Persegue-o porquê de fato o alcançarás”.
Seguiu ele com 600 homens para libertar os seus que estavam cativos. Que busca ingrata! Aparentemente não possuíam pistas; estavam cansados e desanimados; para piorar 200 deles desistiram e resolveram voltar. Quando tudo parecia perdido, encontrou no caminho um homem ferido, com fome e com sede todo machucado, à beira da estrada. Era um egípcio (justamente um inimigo). Levaram-no a Davi, que perguntou: “Quem és tu e de onde vens? Ele, sem demora, respondeu: Sou servo dum Amalequitas, e meu senhor me deixou aqui, porque adoeci há três dias”. vs 13

UM SERVO FERIDO (DOENTE)
Pensamento: Aquele servo havia servido ao exército Amalequita; era um bravo lutador, cheio de vigor, empreendido grandes vitórias, mas no ardor da luta fora ferido. Vs. 14. Para o seu dono (Amalequita), um servo ferido não servia para nada a não ser esperar a morte. Para quê carregar um ferido, que só atrapalhava?
As lutas do cristão são tríplices: O mundo, a carne e o diabo. Nessa luta muitas feridas advirão; algumas superficiais, outras mortais. Nunca se deve desprezar um ferido, pois ele poderá se restabelecer, e levar teu pecado de omissão até Deus.
São muitas as feridas que ficam nos múltiplos relacionamentos que temos:
- Relacionamento familiar. Esposo e esposa/ pais e filhos/ irmãos; namoro/noivados/amizade (traição); líderes, pastores, presbíteros, diáconos, professores, etc.
- Feridos dentro e fora da igreja quando precisam de tratamento de amor, compaixão e perdão; recebem desprezo e indiferença.
São vários os acusadores que apontam o dedo quando estamos feridos:

- Os discípulos da eutanásia: Se ele está assim, é porque procurou; Não vou jogar pérolas aos porcos; Não vou pregar para quem já ouviu; Saiu porque não era dos nossos; Perdemos um, mas ganhamos dez”;

- Os discípulos de Caim: “Onde está Abel, teu irmão?” “Não sei; acaso sou eu tutor de meu irmão”.
QUE SE PASSA NO CORAÇÃO DE UM FERIDO?
- Abandono; desprezo: “Meu Senhor me deixou aqui doente, porque adoeci há três dias”. Ingratidão; tristeza; angústia; ressentimento; amargura.

A POSTURA DE DAVI FRENTE AO SERVO FERIDO

Davi o viu caído. Vs. 11

- Muitos não vêem os caídos, ou fingem que não vêem, e os desprezam.
Tiago 4:17 “… Aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando”.
- Quantos caídos, não estão sendo vistos pelos “sãos”.

Davi o alimentou e curou de suas feridas.

- Deu-lhe: (Pão e ele comeu, água e ele bebeu; pedaços de pastas de figos e dois cachos de passas, e comeu )
- Deu-lhe: Atenção; dignidade; perdão; cuidaram de suas feridas; restauração; auto-estima; amor; perdão.
- Davi viu ali não um escravo, mas um homem que precisava ser cuidado, certamente, depois de curado, seria uma bênção.

COLHENDO OS FRUTOS DO AMOR FRATERNAL

O servo foi restaurado. “E ele então recobrou o alento”.Vs. 12
- O que pode fazer uma pessoa restaurada; curada; perdoada; reconciliada com Deus e consigo mesma? Certamente grandes coisas.
Servo se tornou um mensageiro das boas novas. (O servo levou Davi e os seus soldados até onde estavam os que o haviam abandonado. E Davi investiu contra eles trazendo-lhes grandes derrotas; recuperando o que havia perdido). Vs 16-20
“… Pelo contrário, Deus escolheu as cousas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as cousas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as cousas humildes do mundo, as desprezadas aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de ninguém se vanglorie na presença de Deus”. I Cor 1: 27-29

Existem muitas pessoas caídas no caminho da vida: feridas; abandonadas; renegadas; mal amadas; sofreram ingratidão; estão morrendo.
O exemplo de Davi nos faz lembrar do amor de Deus por nós, que vendo-nos feridos, nos dá alimentos, afeto, amor; trata nossas feridas; para que recuperados, possamos empreender grandes vitórias nos arraiais do inimigo.
Não importa qual seja a tua ferida, Deus quer te curar, libertar.
Deus tem olhado para ti e te quer ver trabalhando para o seu reino e sendo uma bênção.

“Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me susterá”. Sl 27,10













Pr Francisco Nascimento

Nenhum comentário: