quarta-feira, 21 de maio de 2014

LITURGIA DIÁRIA - QUEM PERMANECE EM MIM, E EU NELE, PRODUZ MUITO FURTO.

Primeira Leitura (At 15,1-6)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1Naqueles dias, chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.
3Depois de terem sido acompanhados pela Comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos.
4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.
Responsório (Sl 121)

— Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!
— Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.
Evangelho (Jo 15,1-8)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Reflexão

Neste Evangelho, Jesus nos conta a parábola da videira e os ramos. “Eu sou a videira e vós os ramos”.
“Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, separado da videira, assim também vós.” A conexão direta e constante com Jesus é fundamental para produzirmos frutos.
“Sem mim nada podeis fazer.” Isto aparece muito claro na comparação, pois um galho depende totalmente do tronco para viver. Da mesma forma, nós dependemos totalmente da graça de Deus para vivermos a vida cristã. “Ninguém pode dizer: ‘Jesus Cristo é o senhor’, a não ser no Espírito Santo” (1Cor 12,3).
“Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado.” Quem de nós não quer ser atendido nas orações? Para isso, precisamos permanecer bem conectados em Jesus, isto é, em suas palavras, como o galho no tronco. O compromisso acaba se tornando bilateral; se alguém se compromete com Cristo, ele também se compromete com a pessoa, em atender a tudo o que pede.
“Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.” Todos nós queremos glorificar a Deus, e aí está meio: produzir frutos, isto é, fazer boas obras, e nos tornarmos bons discípulos de Jesus. Não ser como aquela outra parábola, em que a vinha só produziu uva brava (Cf Is 5,2).
Precisamos usar e expandir ao máximo os dons e as qualidades que temos. Não nos contentarmos com a situação em que estamos, mas procurar sempre dar um passo a frente. “Jesus Cristo me deixou inquieto”. Jesus, na cruz, ao dizer “tenho sede”, manifestou o desejo de fazer algo mais por Deus e Pai e pelo povo.
“Todo ramo que não dá fruto, meu Pai o corta.” Ramo que não dá fruto são os cristãos que, além de não fazer boas obras, praticam coisas erradas dando mau exemplo. Aí está a explicação por que muitos se afastam da Igreja Católica. Foi Deus Pai que cortou o galho que produzia fruto.
Se alguém pensa que Deus está dormindo, engana-se redondamente. A Providência divina está atenta. Nós que ainda participamos da Missa ou do Culto Dominical, isto é, nós que ainda estamos dentro da Igreja una, santa, católica e apostólica, devemos dar graças a Deus, porque, embora imerecidamente, ainda não fomos cortados da videira. A pessoa sempre dá uma explicação para o seu afastamento da Igreja Católica; mas o motivo real é este.
“Todo ramo que dá fruto, meu Pai o limpa, para que dê mais fruto ainda.” O agricultor faz uma limpeza nos galhos bons, para que produzam mais frutos e frutos de melhor qualidade. Essa limpeza “dói” na planta; a planta até solta uma resina para cobrir o corte. Aquela resina representa as nossas lágrimas.
Deus permite aos que produzem frutos que enfrentem dificuldades, sofrimentos e situações desafiadoras, e permite porque os ama e deseja que produzam frutos cada vez melhores. “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28).
Finalmente vamos nos lembrar que não existe galho ligado ao tronco que não esteja também unido aos outros galhos. “Foi do agrado de Deus santificar e salvar os homens, não singularmente, sem conexão uns com os outros, mas unidos em Povo” (LG 9). No Antigo Testamento, o Povo de Deus se reunia na sinagoga. Hoje, a Igreja se reúne nas Paróquias e Comunidades. Deus não quer salvar ninguém que escolhe viver sozinho, isolado da Comunidade.
Certa vez, um avião estava atravessando a floresta amazônica e deu pane no motor. Felizmente o piloto era hábil, conseguiu encontrar uma clareira na mata e aterrissou sem machucar ninguém. Mas surgiu um problema: todos os aparelhos de comunicação se quebraram e, como naquele tempo ainda não havia celular, não foi possível comunicar-se com o mundo. Como eles tinham pouca água e não havia água por ali, todos morreram de sede.
Uma semana depois, as equipes de resgate conseguiram localizar o avião e os cadáveres. Mas faltava um senhor, que só foi encontrado dias depois. Ele se embrenhou pela mata a procura de água, e morto a poucos metros de uma fonte de águas cristalinas!
Nós temos bem perto de nós uma fonte de águas cristalinas, que é Jesus Cristo. Não vamos morrer de sede sem beber dessa fonte de Água Viva! Pelo contrário, vamos aproveitar todos os meios que temos para distribuir esta água a todos.
Maria Santíssima é o mais belo galho da grande videira que é o seu Filho. Como é bom estarmos junto com ela e termos o seu apoio de Mãe!




Pe Queiroz

Nenhum comentário: