terça-feira, 13 de maio de 2014

LITURGIA DIÁRIA - POR QUE TAMBÉM CULTIVAMOS DÚVIDAS.

Primeira Leitura (At 11,19-26)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 19aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu.
20Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. 21E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor.
22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24É que ele era um homem bom, cheio de Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor.
25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.
Responsório (Sl 86)
— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes
— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes
— O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.
— Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.
— Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”
 
Evangelho (Jo 10,22-30)
22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”.
25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

 Reflexão

 Os judeus cobravam de Jesus um sinal claro de que Ele fosse o Messias, contudo Ele já manifestara de todas as maneiras que era o enviado de Deus através dos prodígios e milagres que realizava e das curas que aconteciam. Eles não acreditavam porque não eram ovelhas do Seu redil e, consequentemente não escutavam a Sua Voz. Tinham os ouvidos e o coração fechados para percebê-La e continuavam pediam a Jesus, sinais que provassem a sua divindade. Eles não conseguiam se convencer de que Jesus era o Enviado do Pai e, por isso, permaneciam na desconfiança. Hoje também acontece a mesma coisa até com muitos de nós que nos dizemos cristãos e já fomos evangelizados. Por que, também cultivamos dúvidas? Por que também pedimos sinais para saber se Jesus está perto, se Ele tem poder na nossa vida? Jesus é o maior sinal do Pai. Ele está sempre perto, acompanha os nossos passos e passeia pelo templo do nosso coração. “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço, elas me seguem”! A voz do Senhor no nosso coração é a voz do Amor, é a voz do Espírito Santo. Há permanentemente dentro de nós, um ressoar da voz do Amor e, por mais que nos afastemos desta verdade e demos ouvidos a outras vozes, Ele continuará nos falando de Amor. Escutar a voz significa identificar-se, ter intimidade, acreditar, ter os mesmos anseios. Aquele que não para pra escutar a voz do Senhor nunca poderá entendê-Lo e ficará sempre na dúvida. Ainda hoje nós encontramos as pessoas descrentes, desconfiadas, que não se rendem nem seguem a Jesus e ficam correndo de uma religião para outra em busca de respostas para os acontecimentos da sua vida Elas buscam um Deus que se adapte às suas carências e não conseguem ter um só pastor. Chegou o tempo em que precisamos nos firmar sob a direção do Pastor das ovelhas a quem o Pai as entregou. Necessitamos, urgentemente, escutar a voz do Pastor por meio da Palavra e na oração quando Ele nos fala na intimidade do coração. Assim fazendo nós também poderemos ficar seguros de que ninguém poderá nos arrebatar da mão do Pai, pois temos um Pastor que nos garante proteção. Não temamos, portanto, o Senhor é o nosso pastor. – Você se considera ovelha do redil de Jesus? – Você tem escutado a Sua voz no seu coração, você a tem entendido? – O que Ele tem lhe sugerido nesses tempos atuais? – A sua confiança no plano do Pai para a sua vida tem aumentado? – De quem você tem seguido os conselhos, de Deus ou dos homens?







Helena Serpa

Nenhum comentário: