terça-feira, 13 de maio de 2014

AS APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA.

As aparições de Nossa Senhora e as interpretações equivocadas acerca das mesmas no que tange os comentários feitos pelo espiritismo caem por terra diante da doutrina católica sobre tais aparições. Estas aparições são principalmente as de Fátima (1917), de Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré, na Rue du Bac,140, em Paris (1830); em La Salette (1846); a Santa Bernadette, em Lourdes (1858).
 
Com efeito, segundo os melhores teólogos, quando Maria apareceu nos citados acontecimentos seu corpo glorioso permanecia no céu e no lugar da aparição só havia uma forma sensível que a representava. É o que explica, inclusive, como ela apareceu ora sob uma forma, ora sob outra. A possibilidade de tais fenômenos está incluída dentro da possibilidade do milagre.
Deus, Autor da natureza, Ser Supremo, pode abrir exceções às leis que Ele mesmo impôs aos elementos, desde que para tanto, haja motivo proporcionalmente importante. Adite-se que tais aparições, ainda que reconhecidas e até solenizadas na Liturgia pela autoridade da Igreja, não se impõe, obrigatoriamente, à fé dos católicos, pois ficam fora do depósito da revelação pública e universal. A Igreja não considera herético o católico que não as aceitasse. Seria, porém, uma atitude temerária, arrogante e soberba a negação de tais fenômenos, pois a Igreja não costuma tomar posições afoitas e o posicionamento dos Papas é sumamente significativo, indo, até mesmo, alguns deles pessoalmente venerar Nossa Senhora, invocada com tanta confiança nos lugares onde se deram as aparições.
 
Quem traceja estas linhas e que já foi em peregrinação aos santuários onde se deram as aparições acima referidas numa de suas idas a Lourdes presenciou um fato notável. Lá estava um general brasileiro que afirmou: “Estou aqui por causa de minha esposa que é muito carola. Eu não acredito em aparições de Nossa Senhora”. Pois bem, à hora da procissão das velas, às 18 horas, grande surpresa por ver o general com vela nas mãos participando daquela homenagem à Mãe de Deus. Argüido, depois ele afirmou: “De fato, aqui se sente uma proteção especial da Virgem Maria”! Como Rainha que é, Maria quis estabelecer por vontade de Deus seus palácios pelo mundo afora nos quais dá sempre audiência aos seus filhos que nela confiam. Os milhares de fiéis que sempre visitam os templos marianos são uma prova incontestável de quão numerosas são as graças obtidas quando veneram a Nossa Senhora sob os mais variados títulos e por suas manifestações extraordinárias com mensagens que levam à conversão, à imitação de suas virtudes. Firma-se deste modo a fé nas verdades reveladas, cresce a esperança de se estar um dia com ela lá na Casa do Pai, aumenta o amor a Deus e ao próximo. O que fica evidente é que Ela se revela como a zeladora da saúde do corpo e da alma dos que a homenageia e imploram sua proteção. Cientistas insuspeitos atestam ocorrências extraordinárias na recuperação de moléstias incuráveis.
 
A cura de Maria Ferrand, em Lourdes, levou à conversão o notável médico Alexis Carrel. Atacada de peritonite tubercular no último estágio, ela, diante da gruta de Massabielle, ficou radicalmente curada. Em Fátima é Margarida Rebelo na idade de 18 anos que é agraciada. Tendo caído de uma janela, aos 25 de dezembro de 1939, fraturara a segunda vértebra lombar e isto lhe ocasionou chagas terríveis. Aos 13 de maio de 1944 parecia estar no fim da vida. À hora da bênção do Santíssimo Sacramento percebeu que estava livre do mal. O Dr. Pereira Gens confirmou o fato, como mostra H. Bonn no livro “O Milagre diante da Ciência”, editado em Paris, em 1957. Centenas de outras curas estão registradas em Lourdes, Fátima e em outros templos consagrados à Virgem poderosa.
 
As averiguações médicas, abertas a todos os sábios de qualquer nacionalidade ou credo, são rigorosíssimas. Não se trata para tais peritos de procurar o milagre a todo custo. Pelo contrário, grande parte deles está ali para negar qualquer intervenção sobrenatural. Flui então a realidade dos acontecimentos. Os incrédulos ficam pasmos, mas os que têm a dita de crer sabem que Maria compraz em ajudar os que padecem e chama os pecadores à mudança de vida. Adite-se que quando a saúde corporal não é obtida, nota-se outro comportamento nos doentes que passam a levar com mais tolerância e compreensão sua pesada cruz. Acrescente-se também, que o rigor com que as autoridades eclesiásticas têm sempre examinado fatos que poderiam ser mistificações, conferem credibilidade ao que ocorre nos mencionados lugares.








Con Jose Geraldo Vidigal de Carvalho

Nenhum comentário: