terça-feira, 13 de maio de 2014

MAIO, MÊS DE MARIA: QUAL SERÁ SEU PRESENTE PARA ELA?

Confira algumas dicas de presentes espirituais para Nossa Senhora.

Pode ser mal recortado, colorido com giz de cera ou canetinhas que não combinam ou ter partes que não colaram direito, mas os presentes manuais que as crianças dão às suas mães valem para elas infinitamente mais que o melhor obséquio comprado, porque ela capta e valoriza, acima do custo material, o esforço e tempo investidos ali, o carinho e a vontade de agradá-la.
Ao ir esvaziando a gaveta da cômoda da minha mãe, falecida há pouco mais de um ano, fiquei com um nó na garganta ao ver que ela guardou até o final uma caixa de fósforos que lhe dei quando estava na pré-escola – há quase meio século! Só uma mãe é capaz de atesourar algo assim.

Por isso, neste mês de maio, dedicado a nossa Mãe Maria, aproveitemos para presenteá-la com algo feito por nós mesmos, algo que implique nosso esforço, nosso tempo, nosso carinho e nossa vontade de agradá-la.
Mas o que podemos dar a Maria que tenha todas estas características? Podemos encontrar a resposta ao considerar algo de que as mães costumam gostar muito: que seus filhos sigam seus bons exemplos.

Levando isso em consideração, confira a seguir algumas dicas de presentes para Nossa Senhora. Você pode dar um por semana ou entregar-lhe da maneira que seu coração pedir:

1. Dizer “sim” a Deus (leia Lc 1, 38)

Maria disse “sim” ao plano de salvação de Deus. Moldou sua vida segundo a vontade de Deus.
Você pode procurar dizer “sim” a Deus em algum âmbito da sua vida no qual você sabe que Ele está lhe pedindo isso: pode ser pedir perdão a alguém, fazer um favor, aceitar com paz uma situação etc.

2. Levar Jesus aos outros (leia Lc 1, 39-42)

Carregando Jesus em seu ventre, Maria se apressou em ajudar sua prima Isabel. Movida pela sua compaixão e vontade de servir, Nossa Senhora fez a primeira viagem missionária da história.
Você pode imitá-la visitando alguém que esteja doente ou algum idoso, para levar-lhe a alegria da presença de Deus; ou talvez compartilhar uma mensagem bíblica de esperança e amor.

3. Reconhecer e louvar as maravilhas de Deus (leia Lc 1, 46-55)

Na belíssima oração que conhecemos como “Magnificat”, Maria exprime seu apreço, gratidão e alegria por tudo que Deus faz na sua vida e na dos outros.
Você pode imitá-la vivendo uma atitude de gratidão e louvor, dedicando a cada dia um momento para valorizar e agradecer os favores e bênçãos recebidos de Deus.
4. Guardar tudo no coração (leia Lc 2, 19)

Deus não revelou a Maria tudo o que aconteceria e o que Ele esperava dela, mas Ela nunca se impacientou nem perdeu a esperança diante daquilo que não conhecia ou entendia. A Bíblia diz que Ela “guardava todas estas coisas no seu coração”, ou seja, que ia refletindo, orando, compreendendo e aceitando as coisas pouco a pouco.
Você pode imitá-la dedicando tempo a ler e meditar a Palavra, deixar que ilumine as vivências do seu dia a dia, conservando tudo isso no seu coração.
Se você der estes presentes a Maria, descobrirá que, assim como acontece com o seu Filho, tudo o que você dá a Ela de coração lhe será devolvido multiplicado em amor e bênçãos.

 

 


 


(Artigo publicado originalmente por Desde la Fe)

Nenhum comentário: