terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A OVELHA, SUA INCERTEZA E O BOM PASTOR.


Existem momentos na vida em que nos vemos em situações  bastante delicadas. Em sua maioria somos nós mesmos o seu principal responsável. Tomar uma decisão, saber que rumo seguir se torna extremamente dificil e de alta complexidade. De um lado a razão, do outro a emoção. A submissão ao poder exercido pelo mundo é de uma devastação sem precedentes, pois lhe tira toda capacidade de dicernimento. A pressão gerada por sua força esmagadora limita e aniquila toda e qualquer reação possível na vida e faz com que cada vez mais se distancie do aprisco, não por vontade própria, mas por se perder a capacidade de orientação, desconhecendo o camnho de volta.
Alguns animais como gato, cão, cavalo ou até mesmo um inseto que consegue interpretar a alta complexidade do vôo, possuem senso de direção e podem após se perderem, retomar o caminho de volta.  Uma ovelha não possui essa caracterísitica. Ela não enxerga a uma distância de oito ou dez metros. Por isso a necessidade de ser guiada. Ao distanciar-se do Pastor, ela tem alto risco de desgarrar. E não precisa ser nenhum grande intérprete ou posuir formação teológica para entender o porque que muitas se perdem e já não conseguem voltar por si só.
A terrível força existente no mundo, poderia até ser injusta comparada a imensa fraqueza presente no homem. Poderia, mas existe uma força infinitamente superior. Uma força que ergueu seu estardate vitorioso apresentando somente uma única arma, uma arma de poder superior a mais potente das bombas atômicas ou  a qualquer outra de grande efeito : O Amor.
O bom pastor e a sua incessante busca pela ovelha, traduz de forma clara e simples, o que se passa no coração do vencedor do mundo: Seu incomensurável amor pelos pecadores e por cada uma de suas ovelhas que dele se afastaram (e hoje vivem sem seus prados e campinas verdejantes, privados da verdadeira vida, estão entregue ao poder e aos perigos que os espreitam diariamente), denota que a esperança de um retorno sempre existirá, desde que se possa aprender a operar essa potente arma.
Á sua frente existe o abismo. Interminável, escuro, frio e sem vida. Atrás, uma esperança de se deixar ser encontrado pelo bom Pastor, que tratará de suas chagas, suas dores, seu sofrimento e seu cansaço. Com a esperança, as lembranças dos verdes pastos e campinas, e a suave brisa sentida na colina.
Não existe nenhuma dificuldade em fazer a escolha certa, mas, porque o Pastor traz com ele o seu grande amor pela ovelha, e ela se deixando encontrar, mergulha em seus braços para nunca mais o deixar.

Em contrário, e limitado pelas forças opressoras, ela resiste em não descer o abismo, mas diante da negativa do amor, o abismo sobe até ela, e a envolve levando-a a mais densa escuridão.
 Existe uma certeza para a ovelha, o incansável pastor insiste em encontrá-la, nunca irá desistir, mesmo que ela desista, ele jamais a deixará, a amará até o fim.
Que os discípulos e seguidores desse Pastor, o possam imitá-lo, serem seus verdadeiros modelos e com o sábio uso do poder da arma, nenhuma ovelha, mesmo que desgarrada, já não se perderá.


por
wellington Dantas

Nenhum comentário: