quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ORGULHO CORRUPTO.

Sempre gosto de ler as "Pérolas Diárias" no site chamada.com.br, que são um ou dois versículos que seguem acompanhados de uma breve meditação.

A Pérola que li em 9 de agosto, era centrada no seguinte trecho das escrituras, "Aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós; para que n'Ele fôssemos feitos justiça de Deus." (2 Coríntios 5,21) porém, no decorrer da análise Bíblica, trouxe uma expressão até certo ponto simples, mas que resume um conflito que me acompanhou durante certo tempo, e infelizmente, uma triste característica da maioria dos cristãos: o 'orgulho corrupto'.

Chega a ser até certo ponto curioso como o ser humano tende a não aceitar determinadas verdades acerca da graça de Deus, como o simples fato de não ser merecedor da mesma, e tê-la recebido de GRAÇA (daí o nome). Parece nos incomodar o fato de que somos completamente impotentes no que tange ao amor de Deus para conosco, e muitas vezes tentamos nos transformar em figuras ativas no assunto.

Nós pecamos, reconhecemos o erro, e como se não bastasse já termos pecado, inúmeras vezes tentamos limitar Deus à uma figura rancorosa, abstendo-nos de orar e pedir perdão, julgando que não estamos 'aptos' a entrar na presença do Altíssimo.

Orgulho corrupto! O apóstolo Paulo, em sua carta aos romanos afirma que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rom 3,23), ou seja, em momento nenhum estaríamos 'aptos' a adentrar na Santa presença se não fosse pelo sangue de Cristo que nos purifica e permite tal acesso! Porém, nosso orgulho encharcado de corrupção, distorce essa verdade e insufla-nos a pensar que a obra que o Espírito de Deus desenvolve através de nós é resultado de nossa carne pecaminosa; daí que, quando somos quebrantados por Ele, quando Deus derrama o fluir da Graça sobre nossas vidas, temos a arrogância de muitas vezes deduzir que estamos 'santos demais' ou que 'nosso esforço valeu a pena' e que devido a essas condições Deus nos ouvirá por que fizemos por merecer tal 'atenção', afinal de contas, somos bons o suficiente para Ele nos ouvir (Petulância!);e muitas vezes ajoelhamo-nos e permanecemos prostrados por horas a fio, mas nem por 5 minutos a ponta de nossos narizes tocam o pó, ao contrário, permanece empinado como que tentando alcançar ou até mesmo ultrapassar o trono da Glória.

Por que será então? Qual a razão desse orgulho corrupto? A resposta é simples: Porque é mais fácil de se viver assim. Pensem bem amados, a vida cristã torna-se bem mais atraente quando a olhamos por um panorama de troca de favores, e não precisamos limitar essa linha de raciocínio apenas à teologia da prosperidade, que inunda os canais de TV, essa é apenas a forma mais simples, mais superficial e simplória. Barganhamos com Deus, hoje em dia, não apenas bens materiais, mas barganhamos "experiências", barganhamos "dons", barganhamos "avivamento", e, muitas vezes, numa postura hipócrita, como que desdenhando da onisciência do Todo-Poderoso oramos a Ele, e terminamos por realizar verdadeiros discursos na Sua presença, discursos estes muitas vezes tão impessoais como os de Miss Universo, e a oração, o rasgar o coração fica por segundo plano, visto que estamos utilizando máscaras até mesmo quando estamos a sós com Deus.

Certa vez li que o que diferencia os adultos das crianças é apenas o preço dos brinquedos, e é a mais pura verdade, pois é isso que somos: crianças! Meninos na fé!

Chega até a parecer ridículo, mas inúmeras vezes nos prostramos na presença daquele que sabe acerca de todas as coisas, e tentamos sustentar uma figura imaculada, com vergonha de admitir que não gostamos de determinada pessoa, ou que desejamos determinado bem do qual não temos necessidade; e ao invés de expor tudo aquilo que pensamos e sentimos na presença do SENHOR e pedir que Ele nos corrija, tentamos zelar por uma imagem de "servo perfeito", que peca algumas vezes (mas não muitas!) e ainda assim por que foram extremamente tentadoras ou então por que era apenas um 'pecadinho'.

Quando o então 'servo perfeito' peca naquilo que ele próprio considera como uma grande ofensa a Deus, nada mais típico do que seu orgulho corrupto entrar em cena, e ele mesmo recusar-se a falar com Cristo, julgando-se indigno de estar em sua presença. Bela piada! Como se não bastasse, muitos de nós (eu estou nesse meio) ainda achamos o máximo essa nossa postura 'firme' para com o Santo dos Santos, crendo que estamos galgando mais um degrau rumo ao Pai. Temos que rir para não chorar, literalmente.

Gente! Temos que parar com essa idéia fixa de querer manipular o que Deus sente por nós! Ele nos ama, e nos ama de maneira incondicional e pronto! Não há nada que possamos fazer a respeito disso! Estranhamente parece que estamos a cada instante tentando conquistar o amor de Cristo, quando Ele já nos foi dado! Talvez isso ocorra, porque caso nós conquistássemos o amor de Deus, temos a idéia de que ele seria nosso no sentido material da coisa, aí poderíamos usá-lo como um perfume, ou um copo descartável, usado quando necessitado e jogado no lixo quando não mais conveniente.

Mas Glórias a Ele que não é nada parecido com isso! É algo grandioso e tremendo! Como está escrito na carta de Paulo aos Efésios: "Mas a GRAÇA foi DADA a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo." (Ef. 4,7)

O amor de Deus para conosco é infinito, a graça de Deus é infinita, assim como Ele o é, e não há mais infinito ou menos infinito! Gente se pecamos e imediatamente nos ajoelhamos e clamamos por perdão, não é "cara de pau cristã", mas é ter consciência de voltar a face para a única solução possível para o pecado: Jesus Cristo!

Não quero com isso justificar nem muito menos encorajar a prática do pecado, temos de ser imitadores de Cristo! Porém, depois da iniquidade cometida, não há outra solução senão nos voltarmos a Deus o quanto antes! Com o arrependimento e contrição de coração. Não vamos dar brecha para que satanás, o acusador, tente danificar nossa comunhão com Cristo.

Vamos ao menos ser honestos com Deus, dizer o que realmente pensamos, e reconhecer a todo instante que não somos dignos de nada, que só o fato de orarmos e Ele nos escutar já é um ato de extrema misericórdia e amor. Vamos trocar nosso orgulho corrupto pela humilhação sincera. Que Deus nos abençoe!




Pe.Emílio Carlos
pemiliocarlos

Nenhum comentário: