domingo, 19 de setembro de 2010

O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE.

"Na Igreja Católica cremos que há um só Deus em três pessoas.""Cremos na Igreja Católica que há um só Deus em três pessoas."É difícil imaginar isso, quanto mais explicar. É como se diz: "Para falar de Deus, devemos conhecer a Deus". Porém, devemos ir mais adiante. Para falar de Deus, "devemos purificar nossa linguagem de tudo aquilo que é limitado, proveniente de pura imaginação, de imperfeição" ( CIC § 42).
A Igreja diz que o modo como a Santíssima Trindade é constituída é um mistério e por isso, como somos seres limitados, não sabemos como isso se dá.A Santíssima Trindade, como vimos no começo desse artigo é um Deus em três pessoas. Um só Deus em essência em três pessoas reais e distintas. Essas três pessoas são o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo. Porém, não podemos dizer que existem 3 deuses, isso é politeísmo, mas sim um só Deus. A essência da Santíssima Trindade é um só Deus.Dizemos que a Trindade é Una e Trina. Una pela natureza divina e trina pelas três pessoas que têm essa essência divina. É muito difícil para nós imaginar como isso acontece: Três em Um. Mas como disse no começo, é um mistério, e como somos limitados, não sabemos e não conseguimos imaginar.A Reveleção da Santíssima Trindade nos foi dada por Jesus Cristo, quando disse: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." (Mt 28, 19). A essência única da divindade da Trindade foi revelada pelo mesmo Jesus que disse: "Eu e o Pai somos um" (Jo 10, 30). Jesus deixa explícito de modo claro que ele e o Pai são um. Notamos aqui a essência divina "somos um" e também que são duas pessoas diferentes "Eu e o Pai". O Espírito Santo é o Amor que existe entre o Pai e o Filho.A Bíblia mostra em algumas passagens a Trindade "reunida": No batismo de Jesus (Lc 3, 21-22): Jesus é batizado, o céu se abre e sai uma voz (Deus Pai) e o Espírito Santo desceu sobre ele; e na Transfiguração (Lc 9, 34-35): Jesus se transfigura e uma nuvem luminosa (Espírito Santo) e o próprio Deus que diz que Jesus é o seu filho muito amado.A criação do mundo é devida ao amor da Santíssima Trindade.
Fomos criado NO amor, PELO amor e PARA o amor. E todo esse amor se resume na Santíssima Trindade. Deus Pai é o CRIADOR de tudo, Deus Filho é o SALVADOR DO HOMEM e Deus Espírito Santo é o SANTIFICADOR do homem. Tudo o que somos (imagem e semelhança de Deus), temos (a salvação) e buscamos (a santidade) devemos a ação da Trindade Una e Trina.Quando fazemos o Sinal da Cruz, recitamos o Glória ou fazemos a Profissão de Fé, estamos louvando e afirmando a nossa crença na existência da Trindade Santa, Una e Trina.Sabemos que o corpo que está em estado de graça é morada da Trindade (Jo 14, 23). Por isso devemos conservar a nossa liberdade cristã, buscando assumir uma vida de conversão diária e de oração, pois quando oramos, estamos nos elevando aos céus, onde "está" a Trindade.Daqui para frente em nossa vida, adotemos uma postura de quem quer ser morada da Trindade Santa e mudemos de vida: Se tivermos pecados mortais, peçamos o perdão a Deus, comecemos a orar mais e a ler a Bíblia (que também é obra da Trindade: Palavra de Deus Pai, inspirada pelo Espírito Santo e centrada em Jesus Cristo).

Pax Domini
Este texto foi escrito por João Gabriel.

Nenhum comentário: