sábado, 18 de setembro de 2010

LITURGIA DIÁRIA - QUE TIPO DE TERRENO É VOCÊ?

Lucas 8, 4-15

Naquele tempo, 4Havia se reunido uma grande multidão: eram pessoas vindas de várias cidades para junto dele. Ele lhes disse esta parábola: 5Saiu o semeador a semear a sua semente. E ao semear, parte da semente caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. 6Outra caiu no pedregulho; e, tendo nascido, secou, por falta de umidade. 7Outra caiu entre os espinhos; cresceram com ela os espinhos, e sufocaram-na. 8Outra, porém, caiu em terra boa; tendo crescido, produziu fruto cem por um. Dito isto, Jesus acrescentou alteando a voz: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! 9Os seus discípulos perguntaram-lhe a significação desta parábola. 10Ele respondeu: A vós é concedido conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros se lhes fala por parábolas; de forma que vendo não vejam, e ouvindo não entendam. 11Eis o que significa esta parábola: a semente é a palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem; mas depois vem o demônio e lhes tira a palavra do coração, para que não creiam nem se salvem. 13Aqueles que a recebem em solo pedregoso são os ouvintes da palavra de Deus que a acolhem com alegria; mas não têm raiz, porque crêem até certo tempo, e na hora da provação a abandonam. 14A que caiu entre os espinhos, estes são os que ouvem a palavra, mas prosseguindo o caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas e prazeres da vida, e assim os seus frutos não amadurecem. 15A que caiu na terra boa são os que ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela perseverança. - Palavra da salvação.


Jesus caminha de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, até o momento em que grande multidão se reúne em torno dele, vinda de todos os lugares. Então, Jesus fala sobre a semente. Jesus usa uma linguagem simples e acessível para um povo simples, como nós. Jesus hoje fala também a você. Há um semeador e uma semente. O que faz o semeador? Semeia a boa semente. Quem é o semeador de que Jesus fala? É Deus. Que semente o Bom semeador semeia? A semente da paz, do amor, da alegria, da fraternidade, do acolhimento, do serviço alegre e generoso, da entrega total de si a Deus e ao próximo.
O semeador não se preocupa com os resultados, sabe que a semente germinará, sabe que é fértil e dará bons e abundantes frutos, a depender da boa disposição do terreno que a acolher. O semeador dá a sua semente, cabe a partir daí à liberdade e a responsabilidade de que a recebe deixará germinar, crescer e se tornar uma grande arvora onde as aves fazem seus ninhos, onde os homens vêm buscar alimento e descansar à sua sombra.
O semeador não julga a aparência da terra onde a sua semente cai. Age com paciência se é dura e superficial. Na terra rasa, sem profundidade há dura, rigidez, resistência, é difícil da semente se aninhar. O que a faz ficar na superfície. A semente de Deus só germina e cresce quando levada para o mais íntimo da terra. Ela cresce de dentro para fora. E seus frutos começam a transbordar do coração da terra.O semeador age com delicadeza, sem deixar de ser firme se a parte da terra é cheia de pedregulhos ou espinhos. Nas pedras a boa semente do amor seca. A semente se instala à margem de pequenas fontes, onde brota a água cristalina dá humildade, do despojamento, do esquecimento de si. O egoísmo e o orgulho são espinhos sufocantes. Asfixiam a semente.
A semente é sempre uma só, no entanto, a qualidade do terreno do coração de cada um é o que muda e faz a diferença para a abundância da colheita. A parábola nos revela que nas quatro situações em que a Palavra foi anunciada, as pessoas ouviram, entretanto só deu fruto de perseverança quem ouviu com um coração bom e generoso. Não nos basta apenas estar presente e escutar a mensagem do Evangelho com indiferença e desatenção. O mais importante é ter um coração contrito e atento que não questiona, porque confia, e acolhe a mensagem de Deus. O coração que não tem profundidade é superficial e distraído, por isso, não consegue alcançar o pensamento de Deus e facilmente é vencido pelas sugestões do inimigo. O coração preocupado com os afazeres da vida é fechado e duro e se torna também solo impróprio para apreender os mistérios de Deus. O coração preso a si mesmo e aos seus sofrimentos é chão inútil para que germine algo frutífero, pois está sempre voltado para as suas angústias e não dá chances para que o Espírito Santo realize sua obra nele. O coração bom e generoso, no entanto, é aquele que se abre, não somente para escutar, mas para viver segundo a Palavra que lhe foi anunciada. Este, sim, consegue dar fruto na perseverança, e seguir passo a passo o caminho proposto por Jesus. Deus conhece todos os corações, e sabe o que é providencial para cada um de nós. Ele nos instrui e orienta por meio da Sua Palavra que sonda e perscruta o nosso íntimo e ilumina a nossa inteligência. Quando nós abrimos os nossos ouvidos o nosso entendimento também se alarga e nós podemos, com toda a certeza, dar frutos que podem alimentar o mundo.Que tipo de terra tenho oferecido à semente que não deixa de germinar? Como tenho acolhido a semente? Como é a terra do meu coração? A semente já brotou em meu coração? Eu tenho deixado a semente se desenvolver e dar os seus bons e abundantes frutos? Eu tenho dado de graça o que gratuitamente tenho recebido dos bons frutos de Deus em minha vida?
Pe Bantu

Nenhum comentário: