terça-feira, 28 de setembro de 2010

"E VÓS, QUEM DIZEIS QUE SOU"?

Nas últimas semanas, a igreja católica em Pau dos Ferros, tem se tornado alvo de diversas observações críticas no que diz respeito a alguns acontecimentos internos e de ordem administrativa. Fatos que apenas revelam ao longo da história do catolicismo, o seu verdadeiro caminhar. Até mesmo por se constituir a maior das igrejas cristãs e ser representada por um sexto da população do mundo (cerca de 2 bilhões de pessoas), com certeza é o alvo mais precioso para que os dardos inflamados de satanás possaM alcançar.
Dificuldades, limitação, divergência entre pastorais e movimentos, escândalos, problemas de relacionamento humano, são apenas alguns dos fatores bastante comuns em seu seio.
Em sua ultima passagem por Fátima já recentemente, o papa Bento declarou aos jornalistas durante o vôo com destino a Lisboa, que a maior perseguição que afeta a Igreja não provém de inimigos externos, mas do pecado do interior da Igreja.
“Permitiu compreender que os sofrimentos, as dificuldades que a Igreja encontra, incluindo aqueles referentes à situação vivida nos últimos meses ou anos (…) em decorrência dos pecados cometidos por seus membros”. E continua; “... não devemos apenas pensar nas perseguições que partem de fora, que certamente têm tido um grande papel nos sofrimentos e nas dificuldades que assolam a Igreja (…). O Papa ainda acrescentou que os sofrimentos e as dificuldades da Igreja provêm também do nosso interior, isto é, do fato de sermos também pecadores.
Diante do exposto, os fatos que se revelaram na igreja local, são apenas sinais que confirmam uma igreja que resistiu ao longo de seus dois mil anos, à força impiedosa dos impérios, dos reis, césares e tiranos. A igreja católica é isso. é sofrimento, é perseguição é luta, é resistência. Ela é o corpo místico de Cristo. Onde cada um de nós que foi batizado, foi enxertado neste corpo místico. A Igreja é um mistério humano e divino, não é uma instituição humana. Mistério que Cristo institui para salvar o mundo. O Concílio do Vaticano II chamou a Igreja de sacramento universal de salvação.
Em suas mais diferentes épocas, a igreja sempre viveu sua paixão. Talvez o que tenha acontecido de diferente, tenha sido a tática do inimigo, como muito bem previu Paulo VI ainda na década de 70, quando dizia que “a fumaça de satanás invadiu o templo santo de Deus”. ou seja, o inimigo inverteu sua forma de ataque, porque ele agora investe de dentro pra fora e não mais como antes. Se utiliza da fraqueza dos filhos e servos de Deus, para assim poder trazer através dos escândalos, o início da grande apostasia.
Então, assim fica para as cabeças detentoras de uma inteligência mediana e sem conhecimento sobre as verdades de sua Igreja, que escândalos, perseguições, esfriamento e abandono sempre farão parte de sua história até que possa ser arrebatada no tempo certo.

Quanto ao padre Francisco responsável direto pelas operações realizadas na Paróquia, não resta dúvida que sua omissão lhe custou um preço muito alto. Enquanto responsável pela administração paroquial, pecou por sua negligência e excesso de confiança. Falhou enquanto administrador, muito embora tendo conhecimento em áreas afins, acabou conhecendo aquele que é um dos maiores dramas sentimental da humanidade, o qual o próprio Cristo também o conheceu. Assim como aconteceu com Jesus, Deus sempre tira do mais terrível mal, um bem infinitamente maior. Se a humanidade conheceu a culpa, Deus nos fez conhecer um Redentor. Conhecemos o próprio Deus.

Quanto ao homem Francisco das Chagas Neto, não perdeu sua dignidade, sua moral e nem a confiança por parte daqueles que sabe da sua Idoneidade, caráter e do seu bom proceder. Abalado, certamente, mas, observa-se pela sua dor e seu sofrimento, que em um tempo breve ele será não somente um homem melhor, mas também um sacerdote muito melhor, pois a primeira coisa que o sofrimento traz em nós é o aperfeiçoamento, a santificação; faz com que vivamos segundo a vontade de Deus. Como São Pedro diz: “Vos tornará inabaláveis”. Quando Deus nos aperfeiçoa através do sofrimento a gente se torna inabalável.

Quanto ao seu Sacerdócio, se destacou como um bom Pastor. Tinha sua própria personalidade, seu estilo, seu jeito de ser. Foi assim que foi formado, foi com essa coragem que deixou tudo para entregar-se completamente nas mãos do Senhor, e isso pede vocação, força e fé. Foi por essa personalidade que tivemos a oportunidade de conhecer o Padre Francisco. Um verdadeiro pai espiritual confiado para nos guiar no caminho da salvação. Todo sacerdote precisa de nós tanto quanto nós dele. E nesse momento de desconforto, precisa do nosso apoio, colaboração, compreensão, de todo amor, carinho, amizade e principalmente de nossas orações. Que todas as orações possam subir aos céus rogando a Deus que o santifique, ampare e console nos instantes de fraqueza, em meios às intempéries e lhe conceda todo animo para erguer a cabeça e seguir em frente confiante e com alegria em sua missão.
... e vós, quem dizeis que sou?
TU ÉS UM SACERDOTE DO DEUS ALTÍSSIMO, ÉS PASTOR, UM UNGIDO DE DEUS. ÉS O PADRE FRANCISCO E TEM NOSSO APOIO E TODA NOSSA CONFIANÇA.

Receba um caloroso e fraternal abraço, de todos que fazem a Renovação Carismática Católica de Pau dos Ferros, nosso muito e sincero OBRIGADO.

É nessa certeza e confiança, que concluímos com o pensamento paulino a respeito do sofrimento quer seja causado pela injustiça, quer seja pela dor.

“A nossa presente tribulação, momentânea e ligeira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável. Porque não miramos as coisas que se vêem, mas sim as que não se vêem . Pois as coisas que se vêem são temporais e as que não se vêem são eternas” (II Coríntios 4,17).

Nenhum comentário: