quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ITINERÁRIO DE FÉ


“Na tríplice missão da Igreja, a Liturgia. Celebrar a vida e a missão em comunidade”. Foi essa a temática refletida com proveito na Assembleia Pastoral do Regional NE 2/CNBB, por Bispos e representantes das 21 Dioceses, correspondendo respectivamente aos estados da PB, RN, PE e AL. Por onde caminha nossa Igreja? Onde estamos e para onde vamos? A presente mensagem pode ajudar à compreensão dos leitores.
Priorizamos a formação dos fiéis cristãos, leigos e leigas, colocando no centro a Palavra de Deus, pois que a iluminação bíblico-catequética é a alma da vida e da missão evangelizadora da Igreja! Damos continuidade à caminhada missionária desenvolvida pelas Dioceses do Regional NE 2, tomando o exemplo das Santas Missões Populares.
Voltamo-nos às pessoas e às famílias que não foram suficientemente evangelizadas, orientando-as para a comunidade cristã. Comprometemo-nos a percorrer, juntos, o caminho de permanente conversão e compromisso com Jesus Cristo em sua Igreja, a serviço da vida na construção do seu Reino. Seguimos as orientações do Concílio Vaticano II que resgatou o Catecumenato como Caminho da Iniciação à Fé.
O objetivo desse Caminho atende não somente aos candidatos que procuram o Batismo como também aqueles já batizados que, entretanto, não tiveram a oportunidade de fazer a experiência de discipulado e inserção na comunidade cristã. O Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA) propõe um itinerário de fé do catecúmeno que se apresenta para se tornar discípulo de Jesus Cristo. Por isso é indispensável formular um “itinerário catecumenal” para as nossas Igrejas particulares, em conformidade com as orientações da CNBB em seu precioso estudo “Iniciação à Vida Cristã - um processo de inspiração catecumenal” (Estudos da CNBB, 97).
Esse itinerário, em sua organização e metodologia, será oportunamente formulado pelo Conselho Episcopal Pastoral do Regional NE 2 com os Coordenadores Pastorais Diocesanos. Pareceu-nos bem, ao Espírito Santo e a nós (cf. At 15,28), assumir o Catecumenato em nossas Igrejas Particulares, ouvindo o clamor do Senhor: “Converte-te e volta à tua prática inicial” (Ap 2,5).
Seguindo esse Caminho, estaremos cumprindo melhor a nossa missão de evangelizar, contribuindo, significativamente, para a formação de verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo para que Nele todos tenham vida.
De fato, a Palavra de Deus é o centro da vida e da missão da Igreja. Se quisermos resgatar as pessoas e famílias inteiras que se afastaram da Igreja, não há outro itinerário senão da formação de novas lideranças, orientadas a viver vinculadas profundamente pela fé, amor e convivência com Cristo, Caminho, Verdade e Vida plena para todos.

Dom Aldo Di Cillo Pagotto

Nenhum comentário: