terça-feira, 14 de setembro de 2010

BISPO DENUNCIA AGENDA ABORTISTA DO PT


O eleitor católico tem a obrigação de observar os compromissos dos candidatos com a defesa da vida.

SÃO PAULO, 13 Set. 10 / 06:39 pm (ACI).- Em um recente artigo Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro, bispo de Oliveira (MG) chama a atenção do eleitorado para as propostas anti-vida do PT da candidata Dilma Rousseff, destacando que este partido afirma-se por um Brasil que inclui “a defesa da autodeterminação das mulheres, da descriminalização do aborto e regulamentação do atendimento a todos os casos no serviço público”. Por isso o bispo pede que ao escolher seus candidatos o eleitor observe também seus compromissos com a defesa da vida. Ao referir-se aos direitos fundamentais da pessoa, que são o direito à vida, à propriedade, à liberdade e à honra, o prelado destaca «entre os quatro direitos, o primeiro é o mais importante porque é a base de todos os outros».«Os Dez Mandamentos da Lei de Deus expressam em sua totalidade esses direitos fundamentais e seus desdobramentos. O direito à vida ocupa um lugar especial no quinto mandamento: Não matar; que nos obriga à defesa da vida humana desde a sua concepção no ventre materno até sua natural consumação na morte. Aborto e eutanásia, assim como tudo que fere a vida humana, são pois, condenados por Deus», destacou o prelado.
Lembrando o grave delito do aborto e que “quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão latae sentenciae”, como afirma o Canon 1314, do Código de Direito Canônico. O bispo denunciou que “entre os candidatos não são poucos, de diversos partidos, que defendem o aborto, como já declararam em entrevistas à imprensa ou reduzem sua aprovação a um eventual plebiscito como se a objetividade do bem se definisse pela opinião da maioria ou pela estatística e não pela objetividade da Lei de Deus e da lei natural impressa no coração de todos os homens.“Entre os partidos, o Partido dos Trabalhadores inclui o aborto em seu programa partidário. O PT em seu 3º Congresso ocorrido em setembro de 2007 afirma-se “por um Brasil de mulheres e homens livres e iguais” que inclui a defesa da autodeterminação das mulheres, da descriminalização do aborto e regulamentação do atendimento a todos os casos no serviço público”, enfatizou Dom Miguel Angelo citando as Resoluções do Congresso do PT.Mencionando o Catecismo da Igreja, o bispo recorda que também “faz parte da missão da Igreja emitir um juízo moral também sobre as realidades que dizem respeito à ordem política,quando o exijam os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas”.“Diante da grave situação em que estamos, cada eleitor católico tem a gravíssima obrigação de ao escolher seus candidatos, observar também seus compromissos com a defesa da vida e com aqueles pontos “que não admitem abdicações, exceções ou compromissos de qualquer espécie” como o caso das leis civis do aborto; da eutanásia; de proteção do embrião humano; da tutela da família como consórcio natural e monogâmico de um homem e uma mulher, portanto contra o reconhecimento da união civil de homossexuais e a adoção de crianças pelos mesmos; da liberdade de educação dos filhos pelos pais; da liberdade religiosa e de uma economia a serviço da vida”, destacou Dom Freitas.“Cada um examine diante de Deus e de sua consciência para bem escolher nossos governantes de modo a escolher o melhor pelo Brasil. Não podemos nos furtar diante da verdade e da justa defesa da vida e da Lei de Deus”, conclui o bispo do oeste mineiro.
NOTA DO BLOG:
Nas ultimas semanas, temos postado aqui várias matérias onde a Igreja Católica no Brasil se mostra por demais preocupada com algumas proposições de alguns políticos em relção ao aborto.
Um desses partidos, O PT, após algumas declarações da Candidata Dilma Rousseff, tem se destacado por seu interesse em uma agenda abortista.
No debate realizado pelos canais católicos, a candidata simplesmente preferiu não participar, pois sabia que iria ser exposta ao ser questionada sobre tal assunto.
Desde então, a Igreja tem tentado por todos os meios possíveis, levar toda comunidade católica e cristã, a um esclarecimento sobre as propostas dos nossos candidatos. Até cartilha para as eleições 2010, a CNBB já teve a preocupão de fazer.
Lembrando que sempre que houver publicações em que a Igreja Católica no Brasil expressa sua opinião sobre qualquer que seja o assunto que atente contra a vida e a dignidade humana, nós faremos questão de aqui reproduzir.
Abaixo segue as palavras do Padre Roger, anteriormente postado aqui nessa ferramenta, mas, que mais uma vez se faz oportuno.
"Quero sugerir a você eleitor cristão, que tome a decisão de participar desse pleito eleitoral com o firme propósito de transformar a realidade política do Brasil. Veja o que nos orientam os bispos da nossa Igreja. Vota certo aquele que verifica se realmente o candidato escolhido tem comprometimento com “a justiça e a solidariedade social, a segurança pública, a superação da violência, a justiça no campo, a dignidade da pessoa, os direitos humanos, a cultura da paz e o respeito pleno pela vida humana desde a concepção até a morte natural, como também, a superação da pobreza, a promoção de uma economia voltada para a criação de postos de trabalho e melhor distribuição da renda, educação de qualidade para todos, saúde e moradia, saneamento básico, respeito à vida e defesa do meio ambiente” (Votar Bem – Bispos Católicos do Regional Sul , da CNBB1).
Para votar bem é necessário checar a idoneidade moral do candidato. Será que ele terá prudência e idoneidade em fazer leis boas e justas? Respeita a liberdade de consciência, as convicções religiosas do povo, a livre manifestação da fé, seus símbolos religiosos? Somos nós que protegeremos o Brasil dos maus políticos. Está em nossas mãos, está no nosso voto o futuro do Brasil. Nossa nação precisa continuar sendo uma nação que caminha na bênção.Temos força para decidir os rumos da nação brasileira. Podemos pela oração e pela nossa ação consciente no dia da eleição. Cristão não pode votar em candidato a favor do aborto, contra os princípios que regem a instituição familiar. Cristãos autênticos não podem ser a favor da prostituição como profissão e nem de nenhuma realidade contrária aos princípios morais e éticos e religiosos de uma nação.“Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que escolheu para Si como herança”. (Sl 32, 12). Nesta eleição temos que mostrar de que lado mesmo estamos.
O Papa Bento XVI tem falado muito da “Coerência Eucarística”. O que é isso? Está diretamente relacionado às minhas opções, à minha vivência da vida cristã, pois tenho que ser coerente com Jesus, Aquele que comungo. Chegou a hora da mudança, chegou a hora do despertar dos cristãos. Martin Luter King dizia: “Não tenho medo do barulho dos maus, tenho medo do silêncio dos bons”.Vence Brasil! Deus tem o melhor para ti e nós cristãos não vamos frustrar os sonhos de Deus, vamos mostrar nas urnas de que lado estamos. Vamos estar com Ele, pois Ele tem o melhor. Que o Brasil continue sendo abençoado e próspero, como nasceu, à sombra da cruz e com a força da maior ação de graças, a Santa Missa"».
Pe. Roger Luís da Silva

Nenhum comentário: