domingo, 26 de setembro de 2010

O CAMINHO DA FELICIDADE


Enquando você não der Deus para alguém, tudo o que você der vai se transformar numa arma contra você.

Salmo 1: "Feliz a pessoa que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores. Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite. Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera.
Os ímpios não são assim! Mas são como a palha que o vento leva. Por isso não suportarão, nem permanecerão os pecadores na assembléia dos justos. Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos, ao passo que o dos ímpios leva à perdição."

Qual é a primeira palavra do primeiro Salmo? Feliz. O Salmo é a oração do povo de Deus transformada em Palavra de Deus. Significa que quando rezamos e entramos em sintonia com Deus, o próprio Deus vai se manifestando através da nossa oração. A oração não é só uma busca minha para com Deus. Ele tem tanto desejo de falar conosco - e isso é dogma da fé católica - que Deus nos fala como se falasse com amigos, ele quer se entreter conosco, pois não gosta de conversa muito séria. Então, na medida em que nos abrimos para estar em comunhão com Deus pela oração, Deus também vai nos falando. São 150 Salmos, aonde Deus vai nos falando, vai se revelando, vai mostrando o seu coração através da oração. Por isso encontramos Salmos para todas as situações de nossas vidas.
E o primeiro Salmo já é incisivo. Se você quer ser feliz só tem um jeito: seguir os caminhos do Senhor. Eu gostei muito do tema e do lema que a Canção Nova adotou para esse acampamento: Canção Nova nos caminhos do Senhor. Se a Canção Nova conseguir, de fato, estar nos caminhos do Senhor, vai ser, uma canção nova, pois quando se afastar dos caminhos do Senhor, vai se tornar uma música velha e envelhecedora. E veio a profecia de Isaías confirmando: "É aqui o caminho, andai por ele" (Isaías 30, 21). Ou seja, se eu quero ser feliz, não existe outro caminho. Se você observar, noventa por cento dos Salmos reza pedindo: "Mostrai-me Senhor qual é o caminho que eu devo". Esse grande pedido que o povo de Deus fazia era porque tinha uma visão muito bonita da palavra caminho. Caminho não era só uma trilha por onde se anda, na bíblia, caminho é o conjunto de normas, de leis de mandamentos... É a Palavra de Deus que indica pra nós a felicidade plena. Por isso que o Salmo 127 vai dizer: "Feliz se temes o Senhor e andas em seus caminhos".
Temos que ter consciência se de fato queremos ser felizes. O caminho para ser feliz tem nome... João 14, 6: "Eu sou o caminho..." Por que Jesus falou: "Eu sou O caminho..."? Porque não tem dois, não tem outro. Ele não falou que iria mostrar o melhor caminho. O encardido diz uma lorota: "Todos os caminhos levam para Deus", Mentira. "Todas as religiões são boas". Mentira. E não segue Jesus é mentira. Jesus foi capaz de morrer na cruz para nos mostrar o caminho. E você acha que se tivesse dois ele não teria mostrado? E ele também disse que esse caminho não fácil. Entrai pela porta estreita. O caminho é difícil! Jesus não está nos oferecendo uma estrada larga, ele está nos mostrando um caminho que vai passar pela cruz.

Nós temos que ter uma certeza absoluta. Ou nós adotamos e seguimos Jesus como caminho, ou não seremos felizes. Sabe por que a grande maioria das pessoas não são felizes? Porque nos ensinaram três coisas erradas sobre o caminho para a felicidade. E nós passamos a vida inteirinha obedecendo ao encardido. Vivemos a vida interia lutando para manter essas três doutrinas encardidas... A profissão do encardido é mentir, ele ensinou pelos meios de comunicação, pela cultura, pelos filmes, pelas músicas... Já virou quase uma lei. Fazemos coisas erradas o tempo todo e não paramos para pensar.

Por exemplo, quando estamos com calor nos abanamos para refrescar, mas calor é movimento. Aprendemos uma coisa errada e passamos a vida toda errando. Outro dia eu escutei um político falar na televisão: "porque nós não podemos denegrir a imagem...". Denegrir é tratar o sujeito como ele se fosse negro, tratar mal. Então, camuflada na palavra denegrir está a idéia de que podemos tratar mal os negros. Eu vejo negro falando a palavra denegrir. Judiar é tratar a pessoa como se fosse judia. Nós não pensamos. É assim na vida espiritual, ensinam um monte de bobagens pra nós, e continuamos fazendo. Na felicidade humana ensinara três grandes mentiras, e vivemos a vida inteira obedecendo essas mentiras.

Primeira mentira que nos ensinaram: eu vou ser feliz quando eu conseguir adquirir aquilo que ainda não tenho. Então a pessoa passa a vida toda adquirindo coisas para ser feliz. Porque para ser feliz preciso ter algo que ainda não tenho. E quando teremos tudo que inventam para sermos felizes? Nunca, logo, nunca serei feliz.
A segunda mentira que nos ensinaram é que eu preciso manter o que eu tenho. Mas eu vou ensinar uma coisa para você: se você quer ser feliz, prepare-se para perder tudo o que tem. Até mesmo as pessoas que você ama, da sua saúde, da sua honra, dos amigos...

É duro! Mas foi Jesus quem ensinou isso, pois ele perdeu tudo, até a sua dignidade divina. Filipenses 2: "Não se apegou a sua condição divina, despojou-se". Quando ele estava na cruz não tinha mais beleza, honra, dignidade humana. Ele falou: "Eu sou o caminho". Por isso que o final da vida dele se chama Via Sacra, caminho sagrado. Se você quer de fato encontrar esse caminho, tem que se preparar para perder. Porque o que mais faz doer em nosso coração chama-se apego. Então seremos felizes quando tivermos algo, e depois não podemos perder o que temos.

Ligada a essas duas, está uma terceira mentira que nos ensinaram. Que faz de nós muitas e muitas vezes infelizes. "Eu preciso evitar o que eu não quero ter". Quantos de nós passamos a vida inteira evitando. Porque aí vem o medo, já pensou se eu perder minha saúde? "Meu Deus, tira tudo, menos a minha saúde". É essa que ele vai tirar.

Olhe Jô. E ainda com um detalhe, que o livro de Jô ensina: Sempre sobra uma anta para dar notícia ruim. Será que você não é um desses que sobra só para contar notícia ruim?
E a terceira coisa: Não posso ter aquilo que eu não quero ter. E o resumo desses três é uma aula de infelicidade, é o apego. Então, primeiro nós nos apegamos às pessoas. Nós não amamos as pessoas, nós nos apegamos às pessoas. A diferença entre amar e apegar é quilométrica. Jesus amou todas as pessoas e não se apegou á nenhuma. Nem ao Pai ele se apegou. Tanto que ele largou o pai no céu e veio para cá. Não se apegou a sua mãe: "Minha e mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática". E quando falou isso, ele estava elogiando Nossa Senhora. Pois a Bíblia, antes disso, já dizia que Maria ouvia e guardava tudo em seu coração. Isabel já tinha dito: "Você é bem aventurada, você é feliz porque você acreditou". Ele usou de uma coisa que falavam de sua mãe para falar da mãe dos outros. Jesus não se apegava a aplausos e nem às críticas. Há duas situações que a bíblia conta que ele desapareceu no meio do povo: a primeira foi quando queriam jogar pedra nele e outra é quando queriam fazê-lo rei. Como somos infelizes porque nos apegamos às coisas pequenas. Jogue essas coisas fora. Você é livre!

Sabe de onde veio a expressão: "ficar de saco cheio"? Antigamente, quando os soldados iam para o interior fazer treinamento, e eles ganham aqueles sacos que serviam para pôr a roupa dentro, para dormir. Mas eles juntavam tudo e colocavam dentro, achando que iram precisar. E o saco começava a ficar pesado, mas eles não se desfaziam de nada, com medo de fazer falta. Eles iam se apegando às coisas. Daí também veio a expressão "puxa saco". Puxa saco era o soldado que pegava o saco e levava para seu chefe.

Apegamos-nos às pessoas. Quantas mães e pais se apegam nos filhos e passam a vida interia atazanando a vida deles. Por que tem tanta briga entre nora e sogra, sogro e genro? Porque um quer se intrometer na vida do outro.
Quando o ser humano nasce, a primeira coisa que se faz é cortar o umbigo. E esse é o único jeito de sabermos quem é Adão e Eva no paraíso. Nenhum dos dois tem umbigo.

Nós apegamos também a lugares. "Ah, eu nasci ali. Aquele terreno era nosso...". Por que dá tanta guerra no mundo? Porque cada um fala: "É meu, é meu...". Se o ser humano tivesse nascido para viver sempre no mesmo lugar, ele tinha raiz. Você não é árvore. A sua pátria definitiva é o céu. Você vai passar um tempo aqui e depois vai subir. E por isso não devemos nos apegar nem mesmo ao nosso corpo, pois iremos perdê-lo. Ou pela idade, ou por acidente, vamos perder. Não vamos ficar para semente.

Sabe aquela casa bonita que você tem? Vai perder. Vamos perder tudo! Só não perdemos aquilo que nós enxertamos pelo sangue de Jesus.
Jesus disse para os apóstolos: "Se você largar tudo o que tem para andar em meu caminho, você vai ganhar cem vezes mais". A lógica de Deus é espetacular.
Eu perdi família, entre aspas, perdi a oportunidade de ter uma esposa e de ter quem sabe uns 12 ou 13 barrigudinhos lá no Biguá. E hoje? Só lá em saca, eu tenho mais de cem. Percebe a lógica de Deus? Se eu perco para Deus, eu ganho. Agora, se eu ganho para o mundo, eu vou perder.

Aquele que tentar salvar a sua vida, perdê-la-á. Aquele que a perder, por minha causa, reencontrá-la-á". (Mat 10, 39)

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem á perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram. (Mat 7, 13-14).
Jesus diz que não vai ser fácil, vai ser apertado. E quem é que gosta de viver no aperto?

O que eu preciso perder para andar nesse caminho? "Mas eu não estou entendendo! Se eu não posso me apegar a minha mãe, se eu não posso me apegar ao meu filho. Então eu não vou amá-los?" É o contrário. Duas palavras que jamais podem andar juntas: amor e apego. É outra coisa errada que nos ensinaram: "amar é se apegar". Errado! Diante de uma pessoa que você ama, você tem que escolher, amar ou se apegar a ela. Com uma certeza, no momento em que eu me apegar a essa pessoa, eu comecei a deixar de amá-la. "Mas eu dependo dessa pessoa". Dependência é doença. Tanto faz se eu dependo da maconha, se eu dependo da cocaína ou se eu dependo de uma pessoa.

Quando eu era diretor do colégio uma menina veio desesperada dizendo:
_ Eu perdi meu namorado!
_ Que beleza!
_ Mas eu não consigo viver sem ele.
_ Consegue sim. Eu não o tenho e vivo. Isso aí ensinaram errado para você.

A gente se apega de bobo que é. Tem tantas pessoas nesse mundo que nem sabem que você existe, não estão nem aí para você. Mas tem um Deus que pensa em mim dia e noite. E não só pensa. Mas é um Deus que não se apega em mim, pois me ama.
Nós nos apegamos às idéias que o mundo faz da felicidade. Nós que remos trilhar o caminho de Deus e levar junto todos os apetrechos do mundo. É a mesma que pessoa que vai á beira do mar e não quer encontrar umidade. Não tem como. Assim também como não adianta eu querer procurar felicidade no apego. Se eu confundo amor com apego, nunca vou ser feliz. Aí vêm as concessões e vira uma chantagem política. Na campanha política, um desce a lenha no outro e depois ficam colegas novamente. Nós não nascemos para viver nessas concessões. "Eu preciso de amigos". Então, se eu preciso de amigos, eu preciso colocar uma fantasia para cada pessoa. A maioria das pessoas não gosta da gente. Eles gostam é da imagem que que tem da gente. Então eu passo a minha vida inteira tentando manter uma imagem para que as pessoas gostem de mim.

Na hora da dor você estará sozinho. Ninguém, a não ser ele, que assumiu sobre si as nossas enfermidades, ninguém estará com você na hora da sua dor.

O mundo está vivendo, e o Brasil está refletindo isso, um sinal muito evidente, das desgraças que circulam a vida das pessoas que pensam que apego é amor.
Suzane é uma menina que tinha tudo, o carro do ano, estudava numa ótima universidade, morava numa casa de classe média altíssima, usava roupas de grife. Sua mãe era muito culta, era psiquiatra, especialista na alma humana. Suzane ganhava mil reais por mês de mesada. A maior parte dos trabalhadores brasileiros não ganha isso sendo pai de família. E Suzane queria ser muito feliz, e encontrou um menino maravilhoso. Mas entre o caminho do amor e da felicidade, apareceram os pais, que se tornaram obstáculo para a felicidade dela. Então, ela mandou mata-los.
Gustavo também era um menino de classe média alta. Sua mãe saiu uma noite para dormir com o namorado. E ele ficou com sua avó, uma senhora paralítica, que dava tudo pare ele. Mas chegou a hora que a avó ficou como obstáculo entre o apego e o desejo de felicidade. E ele matou a avó.
Esses pais deram tudo do bom e do melhor para seus filhos, mas não deram Deus. Enquando você não der Deus para alguém, tudo o que você der vai se transformar numa arma contra você.

"Eu quero ser feliz e tudo o que estiver em minha frente, eu passo por cima. Por que ânsia de felicidade que está dentro de mim é um trator. E se eu tenho algum problema, eu me drogo, eu bebo, eu fumo, eu tomo remédio".

Estamos aprendendo com o Big Brother. Se alguém é obstáculo para a nossa felicidade, devemos eliminar. É o reflexo de uma sociedade sem Deus. Por que isso acontece? Desde que Caim matou Abel, nós já sabemos a causa. Porque ele afastou-se de Deus.

Nós cristãos, precisamos ter a coragem de cortar tudo o que não presta. E isso dói, tirar espinhos dói. Mas enquanto eu fizer isso, eu não serei feliz. Se a felicidade é fruto da certeza de um amor... Como eu sei que as pessoas me amam se eu sei que as pessoas amam única e exclusivamente a imagem que elas tem de mim. Por que o mundo hoje se preocupa tanto com a imagem?

E quanta gente vive em função disso. "Que máscara que eu vou, que máscara que eu coloco?". Quer ser feliz? Vai doer um pouquinho, mas tem que tirar todas as máscaras.

E isso que Jesus está dizendo que não é fácil: "Aquele que quiser salvar sua vida vai perdê-la". Se eu vou perder as pessoas, eu não devo amá-los? Para você amar é preciso que você se desapegue. O que é apegar? É grudar. É viver nas aparências, é viver no exterior. Nós precisamos encontrar esse caminho. E se Jesus diz: "Eu sou o caminho".

Por que Jesus nunca fez nenhuma concessão para ser amado? Quando veio o jovem rico, e ele gostou daquele jovem. Os evangelistas dizem que Jesus o amou. E era um jovem espetacular, um jovem que cumpria todos os mandamentos desde criança. Mas quando Jesus disse para ele que ele precisava se desapegar das coisas que ele tinha. E o moço foi embora triste, pois ele tinha muitos bens. Enquanto não acharmos a pérola preciosa, o tesouro escondido, nós vamos viver nos apegando às coisas e às pessoas.

Pedro vai dizer: "Eis que deixamos tudo". E o que significa deixar tudo? Primeira coisa, aquilo que não presta na minha vida, aquilo que eu já sei que é pecado, eu tenho que ter coragem de cortar e jogar fora. È doloroso, mas não tem outro jeito.

O hibisco é uma planta muito bonita. Quando que comecei a plantar hibisco na minha casa, uma senhora falou que não adiantava, pois essa flor é bonita quando é nova, porque é toda branca, mas com o tempo ela vai ficando inteirinha verde. Então o que eu tenho que fazer? Quando começar a nascer um galhinho verde, eu tenho que cortar. E hoje eu tenho vários hibiscos em minha casa, já fazem uns 5 anos, e nenhum ficou nada verde.

Assim é em nossa vida, o pecado vai tentando se enxertar em nós. E o pecado quando gruda, ele não solta sozinho. Temos que arrancar, e é um processo doloroso, às vezes leva tempo. Há situações em que você tem que arrancar na hora.

Se eu quero ser feliz, eu não posso me apegar a nada nem a Deus. Pois se apego é o contrário do amor, apego é o que prega a Nova Era.

Conforme a parábola do semeador: "Aqueles que estavam à beira do caminho foram os primeiros que o encardido tomou a Palavra". O Cristão não pode estar à beira do caminho. Ou você entra no caminho, ou você sai dele.
Na hora que eu preciso de Deus, eu entro no caminho. Mas na hora que está tudo bem, eu descarto Deus do meu caminho. Vira esse apego a Deus, esse espiritualismo que a

Nova Era propõe esse catolicismo barato.
Ou eu tenho a coragem de entrar nesse caminho ou eu não vou ser feliz. Então eu preciso jogar fora essas três idéias erradas que me ensinaram sobre a felicidade: primeiro, de ser feliz quando eu tiver aquilo que eu ainda não tenho. Mas nada e ninguém que está fora de nós pode nos fazer feliz. Jesus Cristo é a prova mais visível de que não tem como fazer a felicidade humana de fora para dentro. Ele entrou na nossa história, ele fez caminho conosco, ele pisou em nossos caminhos, e ele aquele que quer iluminar o caminho que o ser humano precisa seguir. "O Senhor é que ilumina, o Senhor mostra o caminho". E mais do que isso, Ele é o caminho.

Segundo, é que eu não preciso me preocupar em guardar as coisas e as pessoas que eu tenho, pois irei perdê-las. "Então, qual é o sentido da vida? É exatamente este, é amar sem se apegar. Porque amar é conduzir a pessoa para o céu. Amar é levar o outro para o céu. E apegar é ter o outro para mim.

Então, qual é o sentido dessa vida? É que essa vida me prepara para a última dimensão da nossa vida.
Jesus disse, eu vou para o Pai, e vou prepara um caminho para vocês.
Agora se você quer o caminho mentiroso da morte, esse é largo, espaçoso, bonito... E é o que o mundo oferece para você.

Você nasceu para ser feliz! E qual é o único jeito de ser feliz? Seguir os caminhos do Senhor.
Artigo do saudoso Pe. Léo.
Fonte: encontrocomcristo.com.br

Nenhum comentário: