sábado, 14 de maio de 2016

LITURGIA DIÁRIA - RECEITA PARA A FELICIDADE

 
1a Leitura - Atos 1,15-17.20-26
Leitura dos Atos dos apóstolos.

1 15 Num daqueles dias, levantou-se Pedro no meio de seus irmãos, na assembléia reunida que constava de umas cento e vinte pessoas, e disse:
16 “Irmãos, convinha que se cumprisse o que o Espírito Santo predisse na escritura pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus.
17 Ele era um dos nossos e teve parte no nosso ministério.
20 Pois está escrito no livro dos Salmos: ‘Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e ainda mais: Que outro receba o seu cargo’.
21 Convém que destes homens que têm estado em nossa companhia todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós,
22 a começar do batismo de João até o dia em que do nosso meio foi arrebatado, um deles se torne conosco testemunha de sua Ressurreição”.
23 Propuseram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome Justo, e Matias.
24 E oraram nestes termos: Ó Senhor, que conheces os corações de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste
25 para tomar neste ministério e apostolado o lugar de Judas que se transviou, para ir para o seu próprio lugar.
26 Deitaram sorte e caiu a sorte em Matias, que foi incorporado aos onze apóstolos.
Palavra do Senhor.


Salmo - 112/113
O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.

Louvai, louvai, ó servos do Senhor,
louvai, louvai o nome do Senhor!
Bendito seja o nome do Senhor,
agora e por toda a eternidade!

Do nascer do sol até o seu ocaso,
louvado seja o nome do Senhor!
O Senhor está acima das nações,
sua glória vai além dos altos céus.

Quem pode comparar-se ao nosso Deus,
ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono
e se inclina para olhar o céu e a terra?

Levanta da poeira o indigente
e do lixo ele retira o pobrezinho,
para faze-lo assentar-se com os nobres,
assentar-se com os nobres do seu povo.
 
 


Evangelho - João 15,9-17
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça (Jo 15,16).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
15 9 Disse Jesus: “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.
11 Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.
12 Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.
13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.
14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando.
15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.
16 Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.
17 O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

O único compromisso que temos com Aquele que nos criou é o de viver segundo os Seus desígnios para sermos felizes. A felicidade do homem é o maior desejo do coração de Deus . Somos felizes quando vivemos com amor e alegria os Seus mandamentos que estão impressos no nosso coração. Eles são como a receita que o Pai nos dá para que tenhamos uma vida feliz. Jesus mesmo é quem nos orienta: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor”. Assim, Ele declara com todas as letras o Seu grande amor por cada um de nós e nivela este amor com o amor que Ele próprio recebe do Pai. O Senhor nos dá tudo de que precisamos para que possamos produzir frutos de amor. Pensamos que fazemos opção e escolhemos amar a Deus, no entanto, não somos nós que escolhemos a Deus, mas somos Seus escolhidos (as) para produzir frutos que permaneçam. Se deixarmos de olhar para as pessoas e conseguirmos acolher o infinito amor do Pai, por meio de Jesus Cristo e manifestado pelo poder do Espírito nós daremos frutos abundantes de amor, de justiça e de perdão poderemos testemunhar para o mundo a esperança de uma vida nova.  Assim sendo, nunca poderemos dar desculpas de que não produzimos frutos de amor porque não temos amor em nós. O Espírito Santo é o nosso motivador. É Ele também o Amor com que o Pai nos ama. Se, permanecemos no poder do Espírito Santo permanecemos no amor de Deus e cumprimos os Seus mandamentos.     – Você tem apreendido o Amor de Jesus? - Você tem produzidos frutos que permaneçam? – quais os frutos que você tem produzido dentro da sua casa: - alegria, compreensão, perdão, harmonia? – A seu ver quais os frutos que precisam ser semeados no mundo, hoje?    – Você é servo (a) ou amigo (a) de Jesus? – Você tem Jesus como seu amigo ou acha que Ele está distante de você?   






Helena Serpa

Nenhum comentário: