segunda-feira, 30 de maio de 2016

LITURGIA DIÁRIA - A ÉPOCA DA COLHEIRA ESTÁ PRÓXIMA.

 
1a Leitura - 2 Pedro 1,2-7
Leitura da segunda carta de São Pedro
1 2 Caríssimos, graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor! 3 O poder divino deu-nos tudo o que contribui para a vida e a piedade, fazendo-nos conhecer aquele que nos chamou por sua glória e sua virtude. 4 Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo. 5 Por estes motivos, esforçai-vos quanto possível por unir à vossa fé a virtude, à virtude a ciência, 6 à ciência a temperança, à temperança a paciência, à paciência a piedade, 7 à piedade o amor fraterno, e ao amor fraterno a caridade.
Palavra do Senhor.


Salmo - 90/91
Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

Quem habita ao abrigo do Altíssimo
E vive à sombra do Senhor onipotente,
Diz ao Senhor: "Sois meu refúgio e proteção,
Sois o meu Deus, no qual confio inteiramente".

"Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo
e protegê-lo, pois meu nome ele conhece.
Ao invocar-me, hei de ouvi-lo e atendê-lo,
A seu lado eu estarei em suas dores.

Hei de livrá-lo e de glória coroá-lo, vou conceder-lhe vida longa e dias plenos
E vou mostrar-lhe minha graça e salvação".

 
Evangelho - Marcos 12,1-12
Aleluia, aleluia, aleluia.

Jesus Cristo, a fiel testemunha, primogênito dos mortos, nos amou e do pecado nos lavou, em seu sangue derramado (Ap 1,5).

 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

12 1 E Jesus começou a falar-lhes em parábolas. “Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, edificou uma torre, arrendou-a a vinhateiros e ausentou-se daquela terra.
2 A seu tempo enviou aos vinhateiros um servo, para receber deles uma parte do produto da vinha.
3 Ora, eles prenderam-no, feriram-no e reenviaram-no de mãos vazias.
4 Enviou-lhes de novo outro servo; também este feriram na cabeça e o cobriram de afrontas.
5 O senhor enviou-lhes ainda um terceiro, mas o mataram. E enviou outros mais, dos quais feriram uns e mataram outros.
6 Restava-lhe ainda seu filho único, a quem muito amava. Enviou-o também por último a ir ter com eles, dizendo: ‘Terão respeito a meu filho!’
7 Os vinhateiros, porém, disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro! Vinde, matemo-lo e será nossa a herança!’
8 Agarrando-o, mataram-no e lançaram-no fora da vinha.
9 Que fará, pois, o senhor da vinha? Virá e exterminará os vinhateiros e dará a vinha a outro.
10 Nunca lestes estas palavras da Escritura: ‘A pedra que os construtores rejeitaram veio a tornar-se pedra angular.
11 Isto é obra do Senhor, e ela é admirável aos nossos olhos’?”
12 Procuravam prendê-lo, mas temiam o povo; porque tinham entendido que a respeito deles dissera esta parábola. E deixando-o, retiraram-se.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

O Evangelho de hoje nos conduz a uma reflexão sobre a nossa adesão ao projeto de Salvação que o Pai tem para que vivamos desde já as Suas promessas de vida eterna. Talvez, nós também, como no tempo de Jesus, estejamos dando pouco crédito às investidas de Deus para que possamos cumprir a missão de entregar a Ele os frutos da vinha que nos foi arrendada. Somos nós os vinhateiros a quem o Senhor entregou a sua vinha e a época da colheita está cada vez mais próxima. Os emissários são os profetas a quem muitas vezes não damos ouvidos, é a Igreja que nos exorta por meio do Santo Padre o Papa e seus ministros.  São também os que pregam a Palavra de Deus e tentam lançar a Sua semente no terreno dos nossos corações. Conscientes ou não, nós também conseguimos matar e enterrar a mensagem do Evangelho para colocar em evidência as nossas convicções originárias da nossa humanidade decaída pelo pecado. Jesus Cristo foi enviado pelo Pai justamente para nos dar o conhecimento do Seu amor e da sua misericórdia, mas muitos   ainda hoje O rejeitam e O tratam com indiferença. Até mesmo aqueles que se dizem cristãos e estão dentro da Igreja, frequentam os sacramentos, fazem pouco caso dos ensinamentos de Jesus confundindo as pessoas e interpretando a Palavra de acordo com a sua realidade e em benefício próprio. Assim, sendo, pregam e aceitam a teoria do aborto, do “não tem faz mal”, tudo é lícito, tudo é permitido, “o que vale é ser feliz”. Será que percebemos que agindo assim nós estamos fazendo igual aos agricultores da vinha? Devemos meditar muito sobre isto: - Será que estamos rejeitando a Jesus com as nossas incoerências de vida?  - Jesus veio para todos ou só para os meus? – O que você tem feito com os mensageiros do Senhor na sua vida? – Quem são os agricultores de hoje? – Qual a nossa responsabilidade na vinha do Senhor? – A quem estamos matando? – Você também acha que tudo é relativo?
 
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: