quinta-feira, 19 de maio de 2016

LITURGIA DIÁRIA - CORTANDO O PECADO.

1a Leitura - Tiago 5,1-6
Leitura da carta de são Tiago.

5 1 Vós, ricos, chorai e gemei por causa das desgraças que sobre vós virão. 2 Vossas riquezas apodreceram e vossas roupas foram comidas pela traça. 3 Vosso ouro e vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e devorará vossas carnes como fogo. Entesourastes nos últimos dias! 4 Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. 5 Tendes vivido em delícias e em dissoluções sobre a terra, e saciastes os vossos corações para o dia da matança! 6 Condenastes e matastes o justo, e ele não vos resistiu.

Palavra do Senhor.


Salmo - 48/49
Felizes os humildes de espírito
Porque deles é o reino dos céus!
 
Este é o fim do que espera estultamente,
o fim daqueles que se alegram com sua sorte;
são um rebanho recolhido ao cemitério,
e a própria morte é o pastor que os apascenta.
 
São empurrados e deslizam para o abismo.
Logo seu corpo e seu semblante se desfazem,
e entre os mortos fixarão sua morada.
Deus, porém, me salvará das mãos da morte
e junto a si me tomará em suas mãos.
 
Não te inquietes quando um homem fica rico
e aumenta a opulência de sua casa;
pois, ao morrer, não levará nada consigo,
nem seu prestígio poderá acompanhá-lo.
 
Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo:
“Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!”
Mas vai-se ele para junto de seus pais,
que nunca mais e nunca mais verão a luz.
 

Evangelho - Marcos 9,41-50
Aleluia, aleluia, aleluia.
Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, disse Jesus: 9 41 "Quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa.
42 Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar!
43 Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível
44 45 Se o teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora; melhor te é entrares coxo na vida eterna do que, tendo dois pés, seres lançado à geena do fogo inextinguível
46 47 Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo,
48 onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga.
49 Porque todo homem será salgado pelo fogo.
50 O sal é uma boa coisa; mas se ele se tornar insípido, com que lhe restituireis o sabor? Tende sal em vós e vivei em paz uns com os outros”.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 

Usando metáforas bem diretas e com firmeza Jesus nos dá consciência de que as nossas ações irão nortear o nosso destino final. Assim Ele fala muito claro quando nos manda, arrancar ou  cortar nossos membros a fim de não entrega-los a serviço do mal. A mão, o pé, o olho, significam aqui as nossas atitudes no agir, no caminhar, no olhar, as quais podem ser guiadas pelas concupiscências e arrastar-nos para o pecado que é o mal que nos leva à morte eterna, isto é, ao inferno. Em outras palavras Jesus nos ensina a cortá-las, isto é, extraí-las dos nossos costumes e hábitos no dia a dia, mesmo que para nós seja penoso. A recompensa será a vida plena prometida aos que O seguirem. Da mesma forma Ele nos dá a garantia de que até um copo de água dado a alguém necessitado, em Seu Nome, terá o prêmio prometido por Ele. As nossas ações, as nossas reações, o nosso comprometimento com o reino dos céus, são como um motor que gera em nós a energia do amor de Deus que nos incentivará cada vez mais a progredir rumo à santidade. Por isso, Jesus também nos exorta a que tenhamos sal em nós mesmos. O sal significa tudo o que pode temperar e dar sabor à vida das pessoas, como o amor, o zelo, o gosto, o fervor, a piedade, ações concretas de caridade, porque somente assim poderemos dar ao mundo a vida nova em Cristo Jesus. - A sua maneira de olhar as coisas, de falar e de agir têm-no levado para uma vida boa ou má? – Como você faz diante de uma “proposta indecente”, mas que lhe trará benefício material? – Você recusa ou cai na tentação? – Como você tem agido diante da sedução do pecado?





Helena Serpa 

Nenhum comentário: