terça-feira, 17 de maio de 2016

LITURGIA DIÁRIA - CAMINHANDO COM OS DISCÍPULOS

1a Leitura - Tiago 4,1-10
Leitura da Carta de São Tiago.
4 1 Donde vêm as lutas e as contendas entre vós? Não vêm elas de vossas paixões, que combatem em vossos membros?
2 Cobiçais, e não recebeis; sois invejosos e ciumentos, e não conseguis o que desejais; litigais e fazeis guerra. Não obtendes, porque não pedis.
3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes as vossas paixões.
4 Adúlteros, não sabeis que o amor do mundo é abominado por Deus? Todo aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
5 Ou imaginais que em vão diz a Escritura: "Sois amados até o ciúme pelo espírito que habita em vós?"
6 Deus, porém, dá uma graça ainda mais abundante. Por isso, ele diz: "Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes".
7 Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós.
8 Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Lavai as mãos, pecadores, e purificai os vossos corações, ó homens de dupla atitude.
9 Reconhecei a vossa miséria, afligi-vos e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto e a vossa alegria em tristeza.
10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
Palavra do Senhor.


Salmo - 54/55
Confia teus cuidados ao Senhor E ele há de ser o teu sustento!

É por isso que eu digo na angústia:
"Quem me dera ter asas de pomba
e voar para achar um descanso!
Fugiria, então, para longe
e me iria esconder no deserto.

Acharia depressa um refúgio
contra o vento, a procela, o tufão!"
Ó Senhor, confundi as más línguas.

Dispersai-as, porque na cidade
só se vê violência e discórdia!
Dia e noite circundam seus muros.

Lança sobre o Senhor teus cuidados,
porque ele há de ser teu sustento
e jamais ele irá permitir
que o justo para sempre vacile!



Evangelho - Marcos 9,30-37
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minha glória é a cruz do Senhor Cristo Jesus,
pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para este mundo (Gl 6,14).
 


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
9 30 Tendo partido dali, atravessaram a Galiléia. Não queria, porém, que ninguém o soubesse. E ensinava os seus discípulos: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e ressuscitará três dias depois de sua morte. Mas não entendiam estas palavras; e tinham medo de lho perguntar. Em seguida, voltaram para Cafarnaum. Quando já estava em casa, Jesus perguntou-lhes: De que faláveis pelo caminho? Mas eles calaram-se, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior. Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos. E tomando um menino, colocou-o no meio deles; abraçou-o e disse-lhes: Todo o que recebe um destes meninos em meu nome, a mim é que recebe; e todo o que recebe a mim, não me recebe, mas aquele que me enviou.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão

Enquanto caminhava com Seus discípulos Jesus aproveitava   para ensiná-los e formá-los mostrando a eles a razão da Sua vinda para a terra. Deste modo, Ele esclarecia o que lhe iria acontecer falando claramente da sua morte e ressurreição.  Entretanto, os discípulos não compreendiam as Suas palavras e não queriam aprofundar-se no assunto, pois tinham medo de enfrentar dificuldades. Fizeram assim como nós quando nos desviamos de assuntos, como a morte, enfermidades, sofrimentos, desafios, etc. Nestes momentos, geralmente nós fugimos da realidade e entendemos que por acreditar em Jesus estamos isentos de passar por dificuldades. Isto deriva da nossa percepção humana, da nossa carne que teme o sofrimento e não se apoia no Espírito que nos fortalece. Por isso, não admitimos a dificuldade, a luta, o esforço e queremos logo conquistar a vitória e ter a recompensa pelo nosso trabalho. Hoje também Jesus não quer enganar a todos que nos propomos a ser Seus discípulos (as). Por isso, estejamos conscientes de que para seguir os passos do Mestre nós devemos aceitar as dificuldades próprias da nossa missão com humildade sem querermos ser diferentes dos outros regateando privilégios e regalias.  Nós também, como os discípulos de Jesus, queremos ter o primeiro lugar em tudo, ter sucesso aqui na terra e também no céu, mas não pensamos no ônus que tudo isto pode nos acarretar. Por isso, Jesus também nos ensina: “se alguém quiser ser o primeiro que seja o último de todos e aquele que serve a todos! ” Para que sejamos grandes no céu e os maiores diante de Deus temos que ser pequenos e humildes na terra, como uma criança que depende da força do Pai para caminhar. Devemos ter consciência de que para Deus a humildade é o trampolim para a glória. – Você aceita ser discípulo (a) de Jesus? – Você admite passar por perseguição e dificuldade? – Você se sente maior que alguém? – Por quê? - Como você poderá  ser pequeno na terra e voltar a ser criança? 






Helena Serpa

Nenhum comentário: