sexta-feira, 29 de abril de 2016

LITURGIIA DIÁRIA - AMIGOS DE CRISTO.

 
1a Leitura - Atos 15,22-31
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

15 22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a comunidade escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé: Judas, que tinha o sobrenome de Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos.
23 Por seu intermédio enviaram a seguinte carta: "Os apóstolos e os anciãos aos irmãos de origem pagã, em Antioquia, na Síria e Cilícia, saúde!
24 Temos ouvido que alguns dentre nós vos têm perturbado com palavras, transtornando os vossos espíritos, sem lhes termos dado semelhante incumbência.
25 Assim nós nos reunimos e decidimos escolher delegados e enviá-los a vós, com os nossos amados Barnabé e Paulo,
26 homens que têm exposto suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27 Enviamos, portanto, Judas e Silas que de viva voz vos exporão as mesmas coisas.
28 Com efeito, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor outro peso além do seguinte indispensável:
29 que vos abstenhais das carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da impureza. Dessas coisas fareis bem de vos guardar conscienciosamente. Adeus!”
30 Tendo-se despedido, a delegação dirigiu-se a Antioquia. Ali reuniram a assembléia e entregaram a carta.
31 À sua leitura, todos se alegraram com o estímulo que ela trazia.
Palavra do Senhor.


Salmo - 56/57
Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.

 Meu coração está pronto, meu Deus,

está pronto o meu coração!

Vou cantar e tocar para vós:

desperta, minha alma, desperta!

Despertem a harpa e a lira,

e irei acordar a aurora!
 
Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos,

dar-vos graças por entre as nações!

Vosso amor é mais alto que os céus,

mais que as nuvens a vossa verdade!

Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus,

vossa glória refulja na terra!

Evangelho - João 15,12-17
Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

15 12 Disse Jesus: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.
13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.
14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando.
15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.
16 Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.
17 O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus nos propõe a vivermos conforme Ele próprio viveu e nos dá o maior mandamento: “amar ao outro assim como Ele nos ama”.  Jesus viveu o maior Amor quando deu a vida por nós, portanto, Ele apela para que possamos também dar a vida uns pelos outros. E acrescenta que, quando aceitamos viver o que Ele viveu, não somos mais Seus servos, mas Seus amigos. Ao amigo é adequado se fazer qualquer confidência e confiar a ele o conhecimento dos nossos segredos. Assim Jesus deu aos Seus discípulos conhecimento tudo o quanto ouvira do Pai. Portanto, o amigo de Jesus dá a vida por seus amigos e tem conhecimento dos mistérios do Pai.  Precisamos, no entanto, entender que dar a vida é vivenciar o amor de Deus em todo tempo, em qualquer circunstância, apesar dos pesares, na saúde, na doença, na alegria, na tristeza. Dar a vida é também, dar atenção, carinho, consolo, conselho, assistência, proteção ao irmão e não pedir de volta, não querer troco nem recompensa pelo que fez. O amor de Deus é um amor eterno e o modelo do amor eterno é Jesus. Seguindo as Suas pegadas nós precisamos, pelo menos, ter desejo de agir como Ele agia. Para termos certeza de que somos amigos (as) de Jesus, precisamos nos situar e enxergar se realmente estamos seguindo as Suas ordens. O mandamento de JESUS é o Amor e, se estivermos vivendo o amor, também não somos mais servos nem servas de Jesus, mas amigos e amigas.  Jesus, literalmente deu a vida por nós. A vida é sangue! Portanto, o sangue de Jesus, nos ressuscita, reanima, restabelece e reestrutura, por isso, quando assumimos a nova vida no Espírito, ficamos íntimos (as) Dele e compreendemos as coisas que o Pai nos quer revelar. O amigo de Jesus é aquele que está muito perto Dele, na oração, na intimidade, mas principalmente, aquele que age conforme os Seus conselhos a fim de que possa produzir frutos que permaneçam. Façamos um exame de consciência para perceber que tipo de amor estamos vivenciando, talvez assim, possamos também descobrir porque não estamos recebendo o que pedimos ao Pai em Nome de Jesus. -  Você tem intimidade com Jesus? – Como é o amor que você tem vivido?  – Você tem Jesus como seu amigo ou acha que Ele está distante de você? – Você é servo (a) ou amigo (a) de Jesus? – Você tem dado a vida pelos irmãos e irmãs?





Helena Serpa 

Nenhum comentário: