sexta-feira, 8 de abril de 2016

LITURGIA DIÁRIA - MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES.

1a Leitura - Atos 5,34-42
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 34 levantou-se, porém, um membro do Grande Conselho. Era Gamaliel, um fariseu, doutor da lei, respeitado por todo o povo.
35 Mandou que se retirassem aqueles homens por um momento, e então lhes disse: "Homens de Israel, considerai bem o que ides fazer com estes homens.
36 Faz algum tempo apareceu um certo Teudas, que se considerava um grande homem. A ele se associaram cerca de quatrocentos homens: foi morto e todos os seus partidários foram dispersados e reduzidos a nada.
37 Depois deste, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e arrastou o povo consigo, mas também ele pereceu e todos quantos o seguiam foram dispersados.
38 Agora, pois, eu vos aconselho: não vos metais com estes homens. Deixai-os! Se o seu projeto ou a sua obra provém de homens, por si mesma se destruirá;
39 mas se provier de Deus, não podereis desfazê-la. Vós vos arriscaríeis a entrar em luta contra o próprio Deus". Aceitaram o seu conselho.
40 Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Ordenaram-lhes então que não pregassem mais em nome de Jesus, e os soltaram.
41 Eles saíram da sala do Grande Conselho, cheios de alegria, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus.
42 E todos os dias não cessavam de ensinar e de pregar o Evangelho de Jesus Cristo no templo e pelas casas.
Palavra do Senhor.


Salmo - 26/27
Ao Senhor eu peço apenas uma coisa:
habitar no santuário do Senhor.

O Senhor é minha luz e salvação;
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu tremerei?

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor
e contemplá-lo no seu templo.

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem,
espera no Senhor!
 
 

Evangelho - João 6,1-15
Aleluia, aleluia, aleluia.

O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
6 1 Depois disso, atravessou Jesus o lago da Galiléia (que é o de Tiberíades.)
2 Seguia-o uma grande multidão, porque via os milagres que fazia em beneficio dos enfermos.
3 Jesus subiu a um monte e ali se sentou com seus discípulos.
4 Aproximava-se a Páscoa, festa dos judeus.
5 Jesus levantou os olhos sobre aquela grande multidão que vinha ter com ele e disse a Filipe: "Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?"
6 Falava assim para o experimentar, pois bem sabia o que havia de fazer.
7 Filipe respondeu-lhe: "Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pedaço".
8 Um dos seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:
9 "Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas que é isto para tanta gente?"
10 Disse Jesus: "Fazei-os assentar". Ora, havia naquele lugar muita relva. Sentaram-se aqueles homens em número de uns cinco mil.
11 Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente dos peixes lhes deu quanto queriam.
12 Estando eles saciados, disse aos discípulos: "Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca".
13 Eles os recolheram e, dos pedaços dos cinco pães de cevada que sobraram, encheram doze cestos.
14 À vista desse milagre de Jesus, aquela gente dizia: "Este é verdadeiramente o profeta que há de vir ao mundo".
15 Jesus, percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

O milagre da multiplicação dos pães e dos peixes é uma prefiguração da Eucaristia, alimento que o Pai deu ao mundo, o Seu próprio Filho, para sustento da humanidade. Analisando o contexto no qual aconteceu este prodígio, nós podemos perceber uma mensagem para a nossa vida e aprender com Jesus a olhar por todos os que têm fome de pão e de Deus.  Jesus percebeu que a grande multidão que o seguia, apesar de conscientemente vir em busca de cura para as suas enfermidades, precisava de alimento para o corpo e o espírito. No entanto, não querendo agir sozinho Ele pôs à prova a solidariedade dos Seus discípulos motivando-os a ajudarem, matando a fome daquele povo. Jesus incitou-os a tomarem uma iniciativa e fê-los usar da fé iluminando a inteligência de André, irmão de Pedro quando este questionou: “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente”? Jesus não se importou com o questionamento dele e foi longo lhes dando as ordens e ensinando como o milagre poderia acontecer. Assim também ele faz conosco!  Hoje, também, há muitas pessoas doentes e desanimadas que buscam ser curadas das suas mazelas e que passam por cima da sua fraqueza espiritual e não percebem que a alma e o espírito precisam alimentar-se para que o corpo físico e material não adoeça. Dentro de todos nós há uma fome espiritual que só Jesus poderá matar e Ele também põe à prova a generosidade de todos nós que desejamos ser Seus discípulos, por isso, nos exercita a não nos omitirmos diante dos desafios e a nos colocarmos a serviço da providência do Pai. Hoje também Ele precisa de nós para alimentar a multidão faminta de pão material, mas principalmente, da Sua Palavra e dos Seus ensinamentos. Para que isso aconteça, Ele nos dá lições que hoje servem para a nossa vida: Como alimentar tanta gente, tendo pouco? O que fazer? O que pensar? Desistir? Resmungar? Murmurar? “Fazei sentar as pessoas! ”    Cada um de nós tem seu papel no diálogo, na compreensão, na serenidade, na partilha do amor. Hoje também há muita relva, muitos lugares e ocasiões em que podemos nos assentar com as pessoas para partilhar, dialogar e colocar também à disposição do outro, os nossos dons, como ajuda para que possam desfrutar de tudo quanto o Senhor dispõe para  abastece-los.   Os pães e os peixes de que fala hoje o Evangelho, representam, justamente, tudo o  que sacia a fome de Deus e nutre o organismo imaterial do nosso ser humano.– Você já percebeu que tem fome de Deus? – Onde você tem buscado cura para as suas enfermidades? – Você tem usufruído o que Jesus providenciou como alimento? – Vocês costumam sentar-se para fazer uma avaliação das suas possibilidades colocadas nas mãos de Deus? Você tem distribuído o alimento espiritual que recebe? – Você tem meditado e partilhado a Palavra de Deus com alguém?






Helena Serpa 

Nenhum comentário: