segunda-feira, 18 de abril de 2016

LITURGIA DIÁRIA - SOMOS OVELHAS DE UM ÚNICO PASTOR.

1a Leitura - Atos 11,1-18
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 11 1 os apóstolos e os irmãos da Judéia ouviram dizer que também os pagãos haviam recebido a palavra de Deus.
2 E, quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis que eram da circuncisão repreenderam-no:
3 "Por que entraste em casa de incircuncisos e comeste com eles?"
4 Mas Pedro fez-lhes uma exposição de tudo o que acontecera, dizendo:
5 "Eu estava orando na cidade de Jope e, arrebatado em espírito, tive uma visão: uma coisa, à maneira duma grande toalha, presa pelas quatro pontas, descia do céu até perto de mim.
6 Olhei-a atentamente e distingui claramente quadrúpedes terrestres, feras, répteis e aves do céu.
7 Ouvi também uma voz que me dizia: ‘Levanta-te, Pedro! Mata e come’.
8 Eu, porém, disse: De nenhum modo, Senhor, pois nunca entrou em minha boca coisa profana ou impura.
9 Outra vez falou a voz do céu: ‘O que Deus purificou não chames tu de impuro’.
10 Isto aconteceu três vezes e tudo tornou a ser levado ao céu.
11 Nisso chegaram três homens à casa onde eu estava, enviados a mim de Cesaréia.
12 O Espírito me disse que fosse com eles sem hesitar. Foram comigo também os seis irmãos aqui presentes e entramos na casa de Cornélio.
13 Este nos referiu então como em casa tinha visto um anjo diante de si, que lhe dissera: ‘Envia alguém a Jope e chama Simão, que tem por sobrenome Pedro’.
14 Ele te dirá as palavras pelas quais serás salvo tu e toda a tua casa.
15 Apenas comecei a falar, quando desceu o Espírito Santo sobre eles, como no princípio descera também sobre nós.
16 Lembrei-me então das palavras do Senhor, quando disse: ‘João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.
17 Pois, se Deus lhes deu a mesma graça que a nós, que cremos no Senhor Jesus Cristo, com que direito me oporia eu a Deus?"
18 Depois de terem ouvido essas palavras, eles se calaram e deram glória a Deus, dizendo: "Portanto, também aos pagãos concedeu Deus o arrependimento que conduz à vida!"
Palavra do Senhor.


Salmo - 41/42
Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

Assim como a corça suspira
pelas águas correntes,
suspira igualmente minha alma
por vós ó meu Deus!

A minha alma tem sede de Deus
e deseja o Deus vivo.
Quando terei a alegria de ver
a face de Deus?

Enviai vossa luz, vossa verdade:
elas serão o meu guia;
que me levem ao vosso monte santo,
até a vossa morda!

Então irei aos altares do Senhor,
Deus da minha alegria.
Vosso louvor cantarei ao som da harpa,
meu Senhor e meu Deus!
 

 Evangelho - João 10,1-10
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus: 10 1 “Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
2 Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem.
4 Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz.
5 Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6 Jesus disse-lhes essa parábola, mas não entendiam do que ele queria falar.
7 Jesus tornou a dizer-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.
9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem.
10 O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância”.
Palavra da Salvação.

  
Reflexão

 “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem”! Diante das palavras de Jesus nós concluímos que somente quem escuta a Sua voz e O obedece, poderá se considerar ovelha do Seu redil. Este Evangelho, então, nos motiva a fazer uma reflexão para saber se de fato somos ovelhas de Jesus. Jesus é firme quando nos diz: “eu conheço as minhas ovelhas e elas me seguem”.  Em algumas ocasiões nós temos escutado os ensinamentos de Jesus e queremos obedece-Lo, no entanto, chegamos à conclusão de que ainda não O seguimos fielmente. Deste modo, precisamos manter uma consciência firme para averiguar até que ponto estamos acolhendo a vida eterna que Jesus veio nos dá. Quem crê em Jesus e assume o Seu Projeto de salvação precisa também obedecê-Lo seguindo a Palavra que Ele deixou, mesmo que seja difícil. Não podemos ser ovelha pela metade, em algumas coisas nós obedecemos, já em outras, nem tanto.   Não podemos também fingir que somos ovelhas, pois Ele nos conhece por inteiro e sabe das nossas intenções. Muitas vezes, também seguimos facilmente os pastores do mundo, como a moda, as propagandas, as novidades que nos são oferecidas, no entanto, esquecemos de que somos “ovelhas de um único Pastor” e que somente Ele pode nos conceder a vida feliz de que necessitamos. Se tivermos plena consciência de que escutamos a voz de Jesus e O seguimos vivendo a Sua palavra, podemos ter confiança de que somos ovelhas que o Pai deu a Jesus e, por isso, ninguém vai nos arrancar da Sua Mão. Peçamos a Jesus, o Bom Pastor que Ele nos conceda a graça de sermos fiéis à Sua Palavra e O sigamos para onde Ele quer nos levar.  Ele é o Pastor que através das pessoas mais simples e até despreparadas aos nossos olhos pode nos orientar e aconselhar. Jesus veio ao mundo e escolheu os mais pobres e até ignorantes para entregar a Sua Igreja, portanto, nos coloquemos sob as asas do Espírito Santo e nos tornemos, em Nome de Jesus, com simplicidade, instrumentos Seus na evangelização dos nossos irmãos e irmãs para que O acolham como Pastor. – Você escuta a voz de Jesus? – Você tem obedecido à Sua Palavra? – Você já se apossou da vida eterna que Ele lhe conquistou? – Você acha que também pode ser um bom pastor em nome de Jesus?  





Helena Serpa

Nenhum comentário: