sábado, 9 de maio de 2015

QUANDO ESTAMOS A REZAR, QUE FAZER COM AS DISTRAÇÕES?



 

Não nos preocupemos com elas.
Deus conhece o nosso anseio. 
E, melhor do que nós, Ele percebe a intenção e o íntimo do nosso ser.

Quando rezamos percebemos que muitas distrações surgem, isto não é um mal, é normal, o problema é que estas não podem nos tirar da presença de Deus, devemos fazer destas distrações orações, rezar sobre o que vem ao nosso pensamento e também discernir se isto é ou não conforme a vontade de Deus. Muitas vezes Deus permite que venha imagens do passado, situações vividas dramáticas, pessoas que não vemos a muito tempo, e isto pode ser o fio de conduta da nossa oração, talvez Deus quer que rezemos primeiramente iniciando destes pensamentos, para depois mergulharmos intensamente na oração.

Nem sempre um pensamento que vem durante a oração, é uma distração, por isso devemos transformar todo o pensamento que nos vem em oração, e se percebemos que algum pensamento vem e nos tira a paz, este sim pode ser uma tentação, pois ai, não conseguimos rezar, silenciar e adorar, neste caso, devemos lutar contra ele. 

Se a distração é intensa, mesmo que a nossa mente sai da presença de Deus, é preciso retomar a oração sempre, e para isto ajuda pequenas jaculatórias do tipo: “Senhor Jesus, eu confio em vós!”, ou até mesmo repetir novamente a oração vocal que fazíamos, retomá-la.

O maior problema não é ter as distrações, mas nos acomodarmos a elas, ou seja não nos importar com elas, pois aos poucos elas destruirão o nosso encontro com o Senhor. 
Tal comodismo diante das distrações poderiam mandar a nossa oração ao cemitério, sem dizer que seriamos totalmente superficiais e mau educados com Deus, que deseja nos escutar e a todo momento está nos escutando, e nós por sua vez, estamos viajando, distantes de sua presença. 

Quantas pessoas rezam o santo terço com a mente no que vai fazer amanhã, no que vai comer a noite, e etc...., rezam de modo superficial, não se concentram na oração, rezam por rezar, e esta oração distraída e superficial não agrada a Deus e nem a Nossa Senhora, que quer, que rezemos com o coração, com todo o nosso ser.

Nenhum comentário: