segunda-feira, 25 de maio de 2015

LITURGIA DIÁRIA - LEVAR A SÉRIO DOS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS.

Primeira Leitura (Eclo 17,20-28)

Leitura do Livro do Eclesiástico.
20Aos arrependidos Deus concede o caminho de regresso, e conforta aqueles que perderam a esperança, e lhes dá a alegria da verdade. 21Volta ao Senhor e deixa os teus pecados, 22suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas. 23Volta ao Altíssimo, desvia-te da injustiça e detesta firmemente a iniquidade.
24Conhece a justiça e os juízos de Deus e permanece constante no estado em que ele te colocou, e na oração ao Deus altíssimo. 25Anda na companhia do povo santo, com aqueles que vivem e proclamam a glória de Deus. 26Não te demores no erro dos ímpios, louva a Deus antes da morte; o morto, como quem não existe, já não louva. 27Louva a Deus enquanto vives; glorifica-o enquanto tens vida e saúde, louva a Deus e glorifica-o nas suas misericórdias. 28Quão grande é a misericórdia do Senhor, e o seu perdão para com todos aqueles que a ele se convertem!


Responsório (Sl 31)

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!
Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.
Todo fiel pode, assim, invocar-vos, durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais.
Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós.
 
Evangelho (Mc 10,17-27)

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!”
20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”
24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”
26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.

Reflexão

Nada de relativizar os mandamentos, nada de dizer: ”Não, os mandamentos de Deus são para outra época”. Não, os mandamentos de Deus devem  ser vividos no dia de hoje, um por um.
“Jesus olhou para ele com amor, e disse: ‘Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”’ (Mc 10,21).
O Evangelho de hoje nos apresenta as condições que alguém precisa ter para se tornar um discípulo de Jesus, um seguidor na escola de Jesus. Queria que nos meditássemos três pontos: observação dos mandamentos, o despojamento e o seguimento de Jesus. O primeiro deles é observar os mandamentos da Lei de Deus: É isso que esse homem diz hoje: “Sim, eu conheço seus mandamentos e os observo desde que sou mais novo”.
Sabem, meus irmãos, para seguir adiante no seguimento de Jesus, nós não podemos deixar esse passo para trás. Aqueles mandamentos da forma como nós aprendemos: não matar, não cobiçar, não cometer adultério, não prejudicar ninguém, honrar o pai, honrar a mãe. Mas, nós, muitas vezes, não conseguimos sair dessa lição básica, então, o primeiro esforço da nossa parte, o primeiro grande aprendizado para entrarmos na escola de Jesus, é levarmos a sério os mandamentos da Lei de Deus.
Nada de relativizar os mandamentos, nada de dizer: ”Não, os mandamentos de Deus são para outra época”. Não, os mandamentos de Deus devem  ser vividos no dia de hoje, um por um. Como é importante revisarmos estes mandamentos, conhecer o sentido e o significado deles e percebermos se a nossa vida está de acordo com aquilo que Deus nos ensina.
Depois, desse passo de se observar os mandamentos, nós estaremos prontos para o segundo passo, que eu gostaria de meditar com vocês, que é o ”despojamento”. Sim, a capacidade de partilhar aquilo que nós temos com os mais necessitados, com os pobres, com os sofredores. Este homem do Evangelho, que era muito rico, até conseguiu observar os mandamentos, mas, quando falou em partilhar, em doar, em ter um coração mais livre e desapegado, aí foi mais difícil, ele preferiu voltar atrás.
Nós, que vivemos muito apegados, nós que vivemos muito presos às coisas que nós temos, nós que não sabemos partilhar a vida e aquilo que vamos adquirindo nela, muitas vezes, também, paramos no caminho porque não conseguimos continuar seguindo Jesus, sobretudo cuidando dos mais pobres, dos sofredores e dos necessitados.
São João Crisóstomo disse que tudo que temos em nossa casa pertence aos pobres, por isso, com eles devemos dividir, partilhar e, acima de tudo, também cuidar do sofrimento um dos outros. Vivendo esses dois pontos pontos, aí sim nós podemos seguir Jesus e segui-Lo significa levar a vida em nome d’Ele. Aquilo que fazemos, aquilo que somos, as nossas decisões, nós fazemos tudo crendo em Jesus e deixando nos guiar pela Sua Palavra e pelos Seus ensinamentos!

Deus abençoe você!
CN




Nenhum comentário: