terça-feira, 12 de maio de 2015

COMO PREPARAR COMENTÁRIO BÍBLICO PARA A MISSA (EQUIPE DE LITURGIA)

Sabemos que não existe uma formula, mas quando nos propomos a falar de Deus devemos em primeiro lugar lembrar as palavras de Santo Agostinho: “Ser orante antes de ser orador. Falar com Deus, mais do que falar de Deus. Teu desejo é a tua oração; se o desejo é contínuo, também a oração é contínua. A nossa oração e a nossa intimidade com a Palavra de Deus é que vão permitir um bom comentário. 

A nossa relação com Deus é que irá proporcionar uma boa evangelização, quanto mais intimo formos, mais facilmente levaremos aos outros o entendimento e a aceitação da vontade do Pai. Lembre-se, em tudo a condução sempre será do Espírito Santo, pois sem a fé de que Ele está dentro de nós e é através Dele que todas as coisas acontecem, não faremos nada.
Antes de começar a escrever suas reflexões faça primeiro uma oração de entrega, em seguida leia o texto sagrado calmamente como se tivesse fazendo uma oração, interiorize separadamente cada versículo, reflita-o sempre direcionando o pensamento para o tema que deseja abordar, vá anotando tudo o que lhe vier ao pensamento sem se preocupar em dar sentido ao que está escrevendo, ao terminar releia suas anotações e fazendo um resumo elabore um texto único.
O comentário na verdade nada mais é que um resumo da leitura em poucas palavras. A melhor formação ainda é a leitura exaustiva da Sagrada Escritura, ler a leitura que vai ser proclamada várias vezes também ajuda ao leitor a ter uma boa postura na hora da Missa.
No inicio você sentirá dificuldades, mas asseguro que com o passar do tempo, com o seu contato diário com a Palavra de Deus e a sua abertura ao Espirito Santo através da oração, não terá problema para escrever. Segundo a regra de João Paulo II: “O homem que não conhece Jesus Cristo, permanece para si mesmo um desconhecido”.
Se desejar algo pronto existe o jornal “O Domingo” da editora Paulus, caso queira você mesmo preparar os comentários uma ajudinha extra sempre é bem-vinda, por isso não custa nada buscar conhecimento. Indicamos os títulos abaixo na certeza de que muito lhe ajudarão nas suas reflexões. A ordem em que foram relacionados não indica grau de importância, pois todos tem o mesmo valor.
1.    Roteiros Homilético da CNBB (Projeto Nacional de Evangelização)
2.    Roteiros Homiléticos Anos A, B, C, Festas e Solenidades Pe. José Bortolini – Ed. Paulus
3.    Comentário Bíblico – Ed. Loyola (Coleção com três volumes)
4.    Leccionário Comentado – Ed. Paulus (Coleção com quatro volumes)

Nenhum comentário: