sexta-feira, 8 de maio de 2015

LITURGIA DIÁRIA - ESTE É O MEU MANDAMENTO: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS.

Primeira Leitura (At 15,22-31)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a Comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé.
Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”
30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.

Responsório (Sl 56)

Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.
Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.

Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração! Vou cantar e tocar para vós: desperta, minha alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora!
Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, dar-vos graças por entre as nações! Vosso amor é mais alto que os céus, mais que as nuvens a vossa verdade! Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, vossa glória refulja na terra!
 
Evangelho (Jo 15,12-17)

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. 

 Reflexão

Neste Evangelho, Jesus nos apresenta o seu mandamento: amar-nos uns aos outros como ele nos amou. No Antigo Testamento era “amar o próximo como a si mesmo”; Jesus deu um passo à frente, porque tirou todos os limites do nosso amor ao próximo. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos amigos”.
Um pouco antes, Jesus havia chamado este seu mandamento de novo: “Filhinhos... eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13,33-34). O título “filhinhos” mostra o amor que Cristo tem por nós.
“Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35). Portanto, o que nos identifica como discípulos de Jesus é o amor ao próximo, e ponto final. O amor é a ponte que liga esta vida terrena com a futura, o Céu. Quem vive no ódio, já vive neste mundo numa situação de inferno, que depois da morte vai apenas continuar. Já quem vive no amor, já vive neste mundo numa situação de Céu, que depois da morte vai apenas continuar.
“Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida” (1Jo 3,15). Isso porque o amor é tão necessário ao ser humano como a água para o peixe. Vamos então amar o próximo. Se alguém não nos amar, que não o deixemos de lado. É assim que mantemos com vida as pessoas que nos cercam.
“Vós sois meus amigos se fizerdes o que vos mando.” Quem de nós não quer ser amigo ou amiga de Jesus! Por isso vamos fazer o que ele nos manda, que é amar-nos uns aos outros.
“Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.” Os amigos não escondem nada um para o outro. Quantas vezes nós guardamos para nós informações que fariam bem ao nosso próximo!
O carvão, quando o fogo toma conta dele, muda de cor: fica vermelho, brilha e aquece. Não é propriamente o carvão, mas o fogo que está nele. Com quem vive no amor acontece a mesma coisa; torna-se uma brasa que aquece o mundo.
A nossa comunhão com Deus exige que tenhamos comunhão com o nosso próximo, dando preferência para aqueles e aquelas que mais precisam de nós, mesmo que seja de um simples sorriso. Onde existe amor, Deus aí está.
“O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá.” Temos portanto aí o instrumento para receber as graças de Deus: o amor ao próximo. E Jesus volta a insistir: “Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.
Quem ama pensa mais no outro que em si mesmo, e encontra a sua alegria em servir. A transformação acontecida dentro de quem ama é como a transformação de um filme branco e preto em colorido: as cenas são as mesmas do dia-a-dia, mas adquirem colorido, plenificam a vida.
Certa vez, um casal estava viajando de carro, numa viagem longa, e à noite, pelas três da madrugada, um dos pneus furou. Ele foi dirigindo devagar até encontrar um posto. Ao chegar ao posto, viram, ao lado da bomba de gasolina, um homem. O motorista parou o carro e pediu se ele podia trocar o pneu. “Sim” – respondeu o homem – “mas o senhor me empresta as ferramentas?” “Pois não”, disse o motorista. E lhe entregou o macaco e a chave em cruz.
Enquanto ele fazia o serviço, viram que uma lanchonete do outro lado da rua abriu as portas. Então o casal foi até lá tomar um café. Enquanto tomavam o café, contaram para o garçom o fato, e a sorte de terem encontrado um frentista naquela hora. O garçom disse: “Não, aquele senhor não trabalha ali não! Ele estava esperando nós abrirmos aqui para vir tomar café”. O casal quis gratificá-lo, mas ele não aceitou. “Eu tenho com que viver” – disse ele – “podem ir e boa viagem!”
Durante a nossa vida, as oportunidades de amar o próximo e servi-lo surgem das mais diversas formas. Se o casal não tivesse ido tomar o café, não teria descoberto que aquele senhor não era o frentista.
Maria Santíssima passou a vida servindo o próximo, seja em casa como mãe e esposa, seja junto aos vizinhos e parentes. Mãe do belo amor, rogai por nós!







Pe Queiroz



Nenhum comentário: