quarta-feira, 13 de maio de 2015

LITURGIA DIÁRIA - O ESPÍRITO DA VERDADE VOS CONDUZIRÁ À PLENA VERDADE.

 
Primeira Leitura (At 17,15.22–18,1)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 17,15os que conduziram Paulo levaram-no até Atenas. De lá, voltando, transmitiram a Silas e Timóteo a ordem de que fossem ter com ele o mais cedo possível. E partiram.
22De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: “Homens atenienses, em tudo eu vejo que vós sois extremamente religiosos. 23Com efeito, passando e observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer é exatamente aquele que eu vos anuncio. 24O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais.
26De um só homem ele fez toda a raça humana para habitar sobre a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação. 27Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, 28pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas: ‘Somos da raça do próprio Deus’.
29Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante a ouro, prata ou pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, 31pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou, diante de todos, oferecendo uma garantia, ao ressuscitá-lo dos mortos”.
32Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos, alguns caçoavam, e outros diziam: “Nós te ouviremos falar disso em outra ocasião”. 33Assim Paulo saiu do meio deles. 34Alguns, porém, uniram-se a ele e abraçaram a fé. Entre eles estava também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles. 18,1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto.

Responsório (Sl 148)

Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!
Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o!
Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o seu nome é excelso! A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
Ele exaltou seu povo eleito em poderio; ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence
 
Evangelho (Jo 16,12-15)

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.
14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”. 

Reflexão
 
Neste Evangelho, Jesus nos fala da missão docente do Espírito Santo: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade.
Não é que o Espírito Santo venha revelar verdades novas sobre Deus que Cristo não tivesse já ensinado. Somente Jesus é a palavra do Deus. E cumpriu plenamente a missão de o revelar. Mas o Espírito Santo nos ajudará a compreender o que Jesus falou. Por isso que Jesus disse: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora”. O Espírito Santo nos dá a compreensão plena da Palavra de Deus anunciada por Jesus.
Essa é a tarefa perene do Espírito na Comunidade cristã, em continuidade com a obra de Cristo: guiar os cristãos de todos os tempos e lugares para um conhecimento profundo do que significa para si o mistério insondável de Cristo, cujo centro é a sua morte e ressurreição.
“Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará.” Assim como Cristo glorificou o Pai, revelando-o a nós, o Espírito glorifica a Cristo, ajudando a sua compreensão. E nós continuamos esse processo, passando para nossos irmãos e irmãs o que Cristo nos revelou e o Espírito nos inspirou.
O Espírito Santo age em nós de forma lenta e quase imperceptível, como o fermento na massa. Mas a sua ação é implacável. Nada e ninguém conseguem barrá-la, a não ser se a própria pessoa que está sendo transformada decide não lhe obedecer mais.
A Bíblia e a História da Igreja nos apresentam uma fila imensa de pessoas que foram transformadas pelo Espírito Santo. Vou citar algumas:
Moisés. Era gago e medroso. Mas se tornou o grande libertador do povo hebreu, tirando-o da escravidão no Egito e levando-o para a terra prometida.
Os profetas. Inspirados pelo Espírito Santo, advertiam o Povo de Deus, que tinha o coração duro, a deixarem o mau caminho. Os profetas pregavam através de palavras, de escritos, de gestos e do exemplo da própria vida.
João Batista. Movido pelo Espírito Santo, foi o maior dos profetas. Já antes de nascer, pulou no ventre da mãe, na chegada de Maria, que estava grávida do Messias.
Isabel. “Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou...” (Lc 1,41-42). Foi o Espírito Santo que transformou aquela mulher simples numa profetiza.
Zacarias. “Zacarias, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo...” (Lc 1,67). Também o esposo de Isabel, Zacarias, tornou-se um profeta e ao mesmo tempo um poeta.
A Bíblia nos apresenta inúmeros outros exemplos, como os Apóstolos, S. Paulo, o Diácono Estevão...
Também a História da Igreja está repleta de cristãos e cristãs transformados pelo Espírito Santo: S. Jerônimo, Santo Agostinho, Santa Maria Gorete e milhares de outros.
Por isso, nós também pedimos: “Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor”.
Havia, certa vez, o porteiro de um clube que era analfabeto. Homem honesto, dedicado, gostava do serviço, mas não sabia ler nem escrever. O clube mudou de diretoria, e a nova resolveu despedir o porteiro. Um dia o presidente chegou para ele e disse: “Infelizmente nós temos de mandar você embora. Nós precisamos de um porteiro que saiba ler e escrever, e você é analfabeto”.
Que fazer? O homem foi triste para casa e, sem emprego, como tinha algumas bananeiras no quintal, começou a vender bananas na cidade. Depois começou a fazer doce de banana e vender. Ele passou a vender banana e doce de banana. E o homem se deu bem. Sua casa era pequena, fez uma casa grande e bonita. Comprou um carro. Colocou os filhos na faculdade...
Um dia, um amigo lhe disse: “Você conseguiu tudo isso tão rápido, sendo analfabeto. Imagine o que você seria hoje, se tivesse estudo!” O homem respondeu na hora: “Eu seria porteiro do clube”.
Claro que o estudo é importante, mas o Espírito Santo é mais importante que o estudo. Com ele temos condições de vencer na vida. Mas o Espírito Santo só inspira quem segue a Palavra de Deus anunciada por Jesus. Por isso que diz o Sl 84,11: “Para mim, um dia em vossos átrios, ó Senhor, vale mais que mil em outro lugar”.
Maria Santíssima, transformada pelo Espírito Santo, sabia muito bem o que estava procurando na vida. “O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus” (Lc 1,35). Que ela nos ajude a nos abrirmos também à ação do Espírito Santo, com sua luz e sua força sobre nós.
 
 
 
 
 
 
 
 
Pe Queiroz



Nenhum comentário: