quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

EVANGELIZAR, ACOLHENDO,RENOVANDO E SERVINDO.


Evangelizar! Essa é a Missão da Igreja. Essa é a Missão de cada um de nós, batizados na água e no Espírito. Diz o Apóstolo Paulo que o anúncio do evangelho de Jesus Cristo é antes de tudo uma necessidade que se impõe a cada um de nós. E completa: “Ai de mim, se eu não evangelizar”.

O mundo passou por uma mudança radical nas últimas décadas. Nós, que nascemos nas décadas de 1950 e 1960, vivenciamos profundamente essa transformação para uma sociedade caracterizada pela valorização do conhecimento. Nós vivemos a Era da Informação, ou Era Digital, onde o poder está com quem tem informações e conhecimento.

Estamos impressionados com a velocidade com que as coisas acontecem. Parece, até, que os dias ficaram mais curtos, que o tempo passa mais rápido. As notícias circulam pelo mundo em tempo real, conforme os fatos vão acontecendo. Muitas pessoas não conseguem mais viver sem um telefone celular, que já não é apenas um telefone, mas um computador de bolso interligado ao mundo, com capacidade de armazenamento e velocidade de processamento incríveis.

Os jovens, principalmente, estão inseridos e conectados nesse mundo virtual, que tornou-se o mundo real imaginado. O espaço físico ficou diminuto nas telas dos computadores. Assim, temos amigos em todas as partes do mundo com quem conversamos através dos softwares de relacionamento. Não é mais preciso sair do próprio quarto para reunir os amigos. Basta que todos estejam conectados, sem a necessidade de sair de casa.

Dizem os especialistas que estar inserido nessa Era da Informação é uma questão de sobrevivência para as organizações. Assim, nós não podemos estar estacionados no tempo. Como diz o Papa, precisamos usar dos meios eletrônicos para continuar a nossa Missão de anunciar Jesus Cristo. O mundo mudou, a tecnologia avançou, as relações humanas estão diferentes, mas Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e sempre.

Por isso A Arquidiocese de Campinas tem incentivado e investido bastante no aprimoramento técnico e humano da Assessoria de Comunicação. Uma equipe jovem e experiente, que conhece a Igreja e a Arquidiocese e sabe usar dos novos recursos para estar conectada com mundo e, principalmente, com o povo de nossa Igreja Particular.

Vamos em frente, sempre juntos. Um novo site, onde os internautas encontram todas as informações das Comunidades, Paróquias, Comissões, Movimentos e Organismos da Arquidiocese. A Web Rádio e TV Imaculada, com programação variada, dinâmica e de interesse para todas as pessoas. Mensagens de fé e esperança para tantos que procuram na internet uma palavra de conforto. A revista A Tribuna com diagramação moderna, atraente e com rico conteúdo. O sistema Ecclesia desenvolvido pela Assessoria de Informática e implantado em todas as Paróquias. A Pastoral da Comunicação, presente nas Comunidades e Paróquias, dando nova dinâmica às celebrações, no auxílio às equipes de liturgia e na criação de novos meios de comunicação. O Ambiente Virtual de Formação, usando da web para formar agentes da Arquidiocese e do mundo. O atendimento à Imprensa oficial, sempre com a atenção e o carinho que temos pelos profissionais de comunicação dos jornais, rádios e tvs. O nosso programa de Rádio Povo de Deus, diariamente na Rádio Brasil de Campinas e a Mensagem de Fé na Rádio Central. E tantos outros projetos que estão sendo colocados em prática.

A Assessoria de Comunicação está a serviço da Igreja. Por isso é compromisso, também, de todos nós, bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e agentes de pastoral nos comprometermos com esse trabalho, enviando e divulgando informações, sugerindo, criticando, fazendo parte integrante desse grande Mutirão Virtual, que evangeliza o mundo real.

Rogo a Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, sob a intercessão de Maria Imaculada, que continue abençoando esse trabalho dinâmico da Assessoria de Comunicação, na tarefa de anunciar a Boa Nova através de todos os meios disponíveis.

Por: Dom Bruno Gamberini

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: