quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - QUEM NÃO É CONTRA NÓS...


Primeira Leitura: Eclesiástico 4, 12-22

SÃO POLICARPO BISPO E MÁRTIR
(vermelho, pref. dos pastores ou mártires - ofício da memória)

Leitura do livro do Eclésiastico - 12A sabedoria inspira a vida aos seus filhos, ela toma sob a sua proteção aqueles que a procuram; ela os precede no caminho da justiça. 13Aquele que a ama, ama a vida; aqueles que velam para encontrá-la sentirão sua doçura. 14Aqueles que a possuem terão a vida como herança, e Deus abençoará todo o lugar onde ele entrar. 15Aqueles que a servem serão obedientes ao Santo; aqueles que a amam serão amados por Deus. 16Aquele que a ouve julgará as nações; aquele que é atento em contemplá-la permanecerá seguro. 17Quem nela põe sua confiança tê-la-á como herança e sua posteridade a possuirá, 18pois na provação ela anda com ele, e escolhe-o em primeiro lugar. 19Ela traz-lhe o temor, o pavor e a aprovação. Ela o atormenta com sua penosa disciplina, até que, tendo-o experimentado nos seus pensamentos, ela possa confiar nele. 20Então ela o porá firme, voltará a ele em linha reta. Ela o cumula de alegria, 21desvenda-lhe seus segredos e enriquece-o com tesouros de ciência, de inteligência e de justiça. 22Porém, se ele se transviar, ela o abandonará, e o entregará às mãos do seu inimigo. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(118)

REFRÃO: Os que amam vossa lei têm grande paz!

1- Os que amam vossa lei têm grande paz, *e não há nada que os faça tropeçar.R.

2- Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; * os meus caminhos estão todos ante vós.R.

3- Que prorrompam os meus lábios em canções, * pois me fizestes conhecer vossa vontade!R.

4- Desejo a vossa salvação ardentemente * e encontro em vossa lei minhas delícias!R.

5- Possa eu viver e para sempre vos louvar; * e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!R.



Evangelho: Marcos 9, 38-40

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 38João disse-lhe: Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos. 39Jesus, porém, disse-lhe: Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim. 40Pois quem não é contra nós, é a nosso favor. Palavra da salvação.

catolicanet.com


Homilia - Pe Bantu

Os discípulos estão cientes de sua missão, mas reagem diante daquilo que veêm, e Jesus lhes diz: quem não é contra nós é a nosso favor. Nesta exortação, o mestre amplica a visão dos seus alunos. Porque na verdade ser cristão de verdade é ter uma visão ampla do mundo e do Reino e saber onde estão seus sinais. Muitos são os que anunciam e vevem com grandeza a verdade do Evangelho. E Jesus não quer que os discípulos sejam uma seita, mas que sejam instrumentos libertadores do Reino.

E para se ser este instrumento é preciso saber que o amor a Deus e aos irmãos bem como a prática do bem suplantem os projetos humanos. É necessário que quisermos ser discípulos libertarmo-nos do conceito humano de ver as pessoas. Que é de julgar as ações delas sem mais sem menos. Existem muitos cristão que vira e mexe comentam, julgam, falam mal dos outros considerando-se melhores como se fossem os únicos possuidores da verdade. E como os discípulos também dizem: Mestre, vimos um homem expulsar demónios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue.

Todas as vezes que tu e eu agimos assim, também Jesus nos dirige a palavra: não o proíbam, pois não há ninguém que faça milagres pelo poder do meu nome e logo depois seja capaz de falar mal de mim. Porque quem não é contra nós é por nós.

Portanto, o episódio do homem que expulsava demônios e não era do grupo dos discípulos, mas que foi respeitado por Jesus, deve nos levar a perceber os sinais de Deus naqueles que não fazem parte da nossa casa, família, amigos e do nosso grupo religioso, cultural e social.

Devemos lutar para eliminar ou combater as contendas, richas com os diferentes de nós. Pois tais atitudes podem significar que nossa ação não tem sua fonte em Deus ou no bem, mas sim do maligno, o semeandor do joio e da divisão.

Que o Senhor nos ensine a saber respeitar, lidar e conviver com o diferente afim de que possamos exercitar a caridade, a paciência, a misericórdia, o perdão e sobretudo o amor de Deus presente em nós.


Pe Bantu - CN

Nenhum comentário: