sexta-feira, 2 de julho de 2010

LITURGIA DIÁRIA - JESUS E O COLETOR DE IMPOSTOS.

Mateus 9, 9-13

Naquele tempo, 9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu. 10Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos. 11Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: "Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?" 12Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. 13Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores." - Palavra da salvação.

Hoje vemos que o reino de Deus, não exclui a ninguém. Todos são chamados, mas nem todos têm uma resposta pronta para o convite. Jesus não olha para o passado do homem, pra Ele, o que importa é a decisão pelo projeto do Reino.
O coletor de impostos no tempo de Jesus não era alguém por quem se tinha simpatia. A carga tributária já era por si só, abusiva, e alguns coletores, ainda acabavam tornando a cobrança muito mais excessiva, além da prática de extorsão. O pior ainda, era quando esse cobrador era também um Judeu, mas que estaria a serviço de Roma. O Império romano, que dominava toda a região da Palestina, selecionava homens com habilidade matemáticas para serem coletores de impostos. Mesmo sendo Judeus. Só que estes, por serem judeus, acabavam sendo por seus compatriotas, marginalizados, acusados de traição e não sendo digno nem mesmo da graça de Deus. Era um trabalho, mas era também uma situação muito delicada.

É para esse homem que Jesus se volta. Excluído e nunca amado. Jesus o chama e ele por sua vez não hesitou um só instante. Como seria possível um judeu amar um coletor de impostos? Aqui se configura o segredo da conversão de Mateus. O amor de Deus. Aquele homem simplesmente se sentiu amado. O toque do amor, é um toque diferente. Ah, se todos os pregadores durante suas reflexões, falassem desse amor de Deus. Quantas conversões já não teriam acontecido. Mateus, Quando ouviu o chamado de Jesus: SEGUE-ME, ele deixou tudo: o dinheiro e o cargo. Sua vida iria ser transformada a partir daquele momento. Fácil, julgo não ter sido para um que tinha tudo, acompanhar alguém que não tem por onde reinclinar a cabeça. Colocado a disposição, sua decisão, sua opção pelo reino de Deus, apagou todo seu passado, nada do que ele fez foi lembrado. ( 2Cor 5,17).

Deus ver o pecado do homem, mas, olha através dele, a beleza que está em seu coração. A atitude de fazer um juízo sobre alguém, se fossemos juízes com autoridades pra isso, talvez valesse apenas. Mas, sempre olhamos por fora, sua aparência, classe social e algumas atitudes. Mas paramos pra olhar o porque de suas atitudes ou a que poderia está ligado. E, como fariseus do século XXI, perguntamos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
Essa facção religiosa da época, foi duramente condenada por Jesus. A mesma Sentença, ele ainda profere nos dias de hoje, para os faiseus do nosso tempo.
Jesus mostra para nós, que todos são amados diante de Deus. O traficante, a prostituta, o sacerdote e o Bispo. O pobre, o rico e até os políticos corruptos. Assassinos, mentirosos, Sodomitas e adúlteros.
Como entender tudo isso? Versículo 13: “ Eu quis a misericórdia e não o sacrifício”. “Não vim chamar justos, mas os pecadores ao arrependimento”.
Eu prefiro que ame e se compadeça do seu próximo, que fale do Meu amor para ele, que o traga ao arrependimento e a conversão, prefiro isso a seus 5 terços diários, suas reuniões de núcleo fadadas a longas orações, seu jejum semanal, suas longas orações nos grupos de oração e seu falso sentimento de piedade como servo de grupo.

É esse amor, que fez com que o ex coletor de impostos, deixasse tudo para trás, para ter somente o desejo de seguir a Jesus. Esse amor que esse homem teve para comigo, quando eu me sentia o mais indiferente dos judeus, excomungado, marginalizado, o mais miserável dos homens, eu preciso conhecer. Preciso conhece de onde vem esse amor. Já não posso mais ficar aqui acomodado com o que tenho, mais cheios de vazios, incertezas, fracassos na vida, no matrimônio, finanças, saúde. NÃO!. Quero hoje conhecer essa diferença. Hoje me senti amado. Hoje me senti diferente. Hoje sou diferente. Pensamento de Mateus, pode ser também o nosso hoje.
Cansado de carregar seus pesados fardos? De sentir o mais miserável dos homens? De se sentir culpado? Escravo da doença? Perseguido?
Vinde todos a mim, e eu lhes darei descanso”(Mt 11,28).
Jesus deu a possibildiade de uma vida nova ao Mateus. Ele não deixou passar a oportunidade. Ele faz hoje o mesmo convite pra você e pra mim, o que ainda estamos esperando?
Vamos ao encontro de Jesus.


Nenhum comentário: