terça-feira, 9 de maio de 2017

LITURGIA DIÁRIA - A VOZ DO PASTOR É A VOZ DO AMOR

 Imagem relacionada
1a Leitura - Atos 11,19-26
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
11 19 Entretanto, aqueles que foram dispersados pela perseguição que houve no tempo de Estêvão chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, pregando a palavra só aos judeus.
20 Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene, entrando em Antioquia, dirigiram-se também aos gregos, anunciando-lhes o Evangelho do Senhor Jesus.
21 A mão do Senhor estava com eles e grande foi o número dos que receberam a fé e se converteram ao Senhor.
22 A notícia dessas coisas chegou aos ouvidos da Igreja de Jerusalém. Enviaram então Barnabé até Antioquia.
23 Ao chegar lá, alegrou-se, vendo a graça de Deus, e a todos exortava a perseverar no Senhor com firmeza de coração,
24 pois era um homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. Assim uma grande multidão uniu-se ao Senhor.
25 Em seguida, partiu Barnabé para Tarso, à procura de Saulo. Achou-o e levou-o para Antioquia.
26 Durante um ano inteiro eles tomaram parte nas reuniões da comunidade e instruíram grande multidão, de maneira que em Antioquia é que os discípulos, pela primeira vez, foram chamados pelo nome de cristãos.
Palavra do Senhor.


Salmo - 86/87
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

O Senhor ama a cidade
que fundou no monte santo;
ama as portas de Sião
mais que as casas de Jacó.
Dizem coisas gloriosas
da cidade do Senhor.

Lembro o Egito e a Babilônia
entre os meus veneradores.
Na Filistéia ou em Tiro
ou nos país da Etiópia,
este ou aquele ali nasceu.
De Sião, porém, se diz:
“Nasceu nela todo homem;
Deus é sua segurança”.

Deus anota no seu livro,
onde inscreve os povos todos:
“Foi ali que estes nasceram”.
E por isso todos juntos
a cantar se alegrarão;
e, dançando, exclamarão:
“Estão em ti as nossas fontes!”
Imagem relacionada

Evangelho - João 10,22-30
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
10 22 Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era inverno.
23 Jesus passeava no templo, no pórtico de Salomão.
24 Os judeus rodearam-no e perguntaram-lhe: “Até quando nos deixarás na incerteza? Se tu és o Cristo, dize-nos claramente”.
25 Jesus respondeu-lhes: “Eu vo-lo digo, mas não credes. As obras que faço em nome de meu Pai, estas dão testemunho de mim.
26 Entretanto, não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
28 Eu llhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão.
29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai.
30 Eu e o Pai somos um”.
Palavra da Salvação.


 Reflexão

A dúvida permeava o pensamento dos judeus que cobravam de Jesus um sinal que provasse claramente ser Ele o Messias. No entanto, Jesus já manifestara de todas as maneiras que era Ele o enviado de Deus, por meio dos prodígios e milagres que realizava e das curas que aconteciam. Eles, porém, não acreditavam porque não eram ovelhas do Seu redil e, consequentemente não escutavam a Sua Voz. Tinham os ouvidos e o coração fechados e continuavam pedindo a Jesus, evidencias que confirmassem a sua divindade. Hoje, também cultivamos dúvidas, pedimos sinais para saber se Jesus está perto, se Ele tem poder na nossa vida. Não nos atentamos que Jesus é o maior sinal do Pai e está sempre perto, acompanha os nossos passos e passeia pelo templo do nosso coração.   “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço, elas me seguem”! A voz do Pastor no nosso coração é a voz do Amor, é a voz do Espírito Santo. Há permanentemente dentro de nós, um ressoar da voz do Amor e, por mais que nos afastemos desta verdade e demos ouvidos a outras vozes, Ele continuará nos falando de Amor. Escutar a voz significa identificar-se, ter intimidade, acreditar, ter os mesmos anseios. Aquele que não parar para escutar a voz do Senhor nunca poderá entendê-Lo e ficará sempre na dúvida. Hoje também há pessoas descrentes, desconfiadas, que não se rendem nem seguem a Jesus e ficam correndo de uma religião para outra em busca de respostas para os acontecimentos da sua vida Elas buscam um Deus que se adapte às suas carências e não conseguem ter um só pastor. Chegou o tempo em que precisamos nos firmar sob a direção do Pastor das ovelhas a quem o Pai as entregou. Necessitamos, urgentemente, escutar a  voz do Pastor por meio da Palavra e na oração quando Ele nos fala na intimidade do coração. Assim fazendo nós também poderemos ficar seguros de que ninguém poderá nos arrebatar da mão do Pai, pois temos um Pastor que nos garante proteção. Não temamos, portanto, o Senhor é o nosso pastor.  – Você se considera ovelha do redil de Jesus? – Você tem escutado a Sua voz no seu coração, você a tem entendido? – O que Ele tem lhe sugerido nesses tempos atuais? – A sua confiança no plano do Pai para a sua vida tem aumentado?  –  De quem você tem seguido os conselhos, de Deus ou dos homens?





Helena Serpa 

Nenhum comentário: