quinta-feira, 11 de maio de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O EXERCÍCIO DO AMOR NOS FAZ FELIZES

 Imagem relacionada
1a Leitura - Atos 13,13-25
Leitura dos Atos dos Apóstolos. 13 13 Paulo e os seus companheiros navegaram de Pafos e chegaram a Perge, na Panfília, de onde João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. 14 Mas eles, deixando Perge, foram para Antioquia da Pisídia. Ali entraram em dia de sábado na sinagoga, e sentaram-se. 15 Depois da leitura da lei e dos profetas, mandaram-lhes dizer os chefes da sinagoga: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação ao povo, falai-a. 16 Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e falou: "Homens de Israel e vós que temeis a Deus, ouvi. 17 O Deus do povo de Israel escolheu nossos pais e exaltou este povo no tempo em que habitava na terra do Egito, de onde os tirou com o poder de seu braço. 18 Por espaço de quarenta anos alimentou-os no deserto. 19 Destruiu sete nações na terra de Canaã e distribuiu-lhes por sorte aquela terra durante quase quatrocentos e cinqüenta anos. 20 Em seguida, lhes deu juízes até o profeta Samuel. 21 Pediram então um rei, e Deus lhes deu, por quarenta anos, Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim. 22 Depois, Deus o rejeitou e mandou-lhes Davi como rei, de quem deu este testemunho: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará todas as minhas vontades. 23 De sua descendência, conforme a promessa, Deus fez sair para Israel o Salvador Jesus. 24 João tinha pregado, desde antes da sua vinda, o batismo do arrependimento a todo o povo de Israel. 25 Terminando a sua carreira, dizia: ´Eu não sou aquele que vós pensais, mas após mim virá aquele de quem não sou digno de desatar o calçado´".
Palavra do Senhor.


Salmo - 88/89
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor,
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!”
E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

“Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor,
e o ungi para ser rei, com meu óleo consagrado.
Estará sempre com ele minha mão onipotente,
e meu braço poderoso há de ser a sua força.

Não será surpreendido pela força do inimigo,
nem o filho da maldade poderá prejudicá-lo.
Diante dele esmagarei seus inimigos e agressores,
ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam.

Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele,
sua força e seu poder por meu nome crescerão.
ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai,
sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!’”

Resultado de imagem para JESUS E DISCIPULOS REUNIDOS

Evangelho - João 13,16-20
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo, a fiel testemunha, primogênito dos mortos, nos amou e do pecado nos lavou em seu sangue derramado (Ap 1,5).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 13 16 "em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou.
17 Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes. 18 Não digo isso de vós todos; conheço os que escolhi, mas é preciso que se cumpra esta palavra da Escritura: ´Aquele que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar´. 19 Desde já vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais e reconheçais quem sou eu. 20 Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviei recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Durante o tempo em que viveu aqui na terra e por meio das Suas ações em obediência a vontade do Pai, Jesus nos deu diversas instruções para que pudéssemos nos realizar como pessoas. Assim aconteceu com o seu gesto de lavar os pés dos apóstolos na última ceia!  Com a Sua ação Jesus nos ensinou o caminho que nos leva à realização do nosso eu interior.  Por isso, Ele disse: “O servo não está acima do seu senhor... se sabeis isso e o puserdes em prática, sereis felizes”. O exercício do amor ao próximo por amor a Deus, através do nosso serviço é a primeira condição para que sejamos felizes. Com efeito, todo aquele (a) que compreende isto e põe em prática, será feliz!  Quando experimentamos essa realidade na nossa vida, percebemos quão grande significado tem essa palavra de Jesus. A maior parte das pessoas no mundo ainda não encontrou o itinerário para ter harmonia consigo mesma, porque se confunde e deseja apenas ser servida. Há pessoas que se fecham em si mesmas e olham apenas para a sua vida e os seus interesses, por isso, nunca encontram um dia de tranquilidade e paz e vivem amedrontadas temendo as surpresas que ainda estão por vir. No entanto, se fizessem a experiência de “lavar os pés do irmão”, isto é, de se colocarem à disposição do outro se envolvendo com as suas dificuldades, com certeza, perceberiam que no mundo existem aqueles (as) que estão em situação muito pior que a delas e sentiriam felicidade pelos bens que já receberam. Quando fazemos esta experiência  nós constatamos que o nosso eu interior se regozija e que  saboreamos a paz do dever cumprido. Nem todos têm capacidade para entender isso, Jesus mesmo o disse. Porém, como instrumentos do Amor de Deus no mundo, cada um de nós pode ser canal da graça do Pai para atrair a todos a seguirem os passos do Seu Filho Jesus. Através das nossas ações concretas de amor, somos enviados (as) ao mundo para que receba Àquele que o Pai enviou. – Você já entendeu o ato de lavar os pés do irmão? – Como isto tem ocorrido na sua vida? – Como você se sente quando ajuda a alguém, por amor? – Você tem ensinado às pessoas qual é o caminho da felicidade, através da suas ações?   – Você é servo (a) de alguém?





Helena Serpa 

Nenhum comentário: