sábado, 4 de junho de 2016

LITURGIA DIÁRIA - MARIA CONHECE OS SENTIMENTOS DO NOSSO CORAÇÃO



1a Leitura - Isaías 61,9-11
Leitura do livro do profeta Isaías.
6 9 Sua raça tornar-se-á célebre entre as nações, e sua descendência entre os povos: todos, vendo-os, reconhecerão que são a abençoada raça do Senhor.
10 Com grande alegria eu me rejubilarei no Senhor e meu coração exultará de alegria em meu Deus, porque me fez revestir as vestimentas da salvação. Envolveu-me com o manto de justiça, como um neo-esposo cinge o turbante, como uma jovem esposa se enfeita com suas jóias.
11 Porque, quão certo o sol faz germinar seus grãos e um jardim faz brotar suas sementes, o Senhor Deus fará germinar a justiça e a glória diante de todas as nações.
Palavra do Senhor.



Salmo - 1Sm 2
Meu coração se regozija no Senhor.

Exulta no Senhor meu coração

e se eleva a minha fronte no meu Deus;

minha boca desafia os meus rivais

porque me alegro com a vossa salvação.


O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado,

mas os fracos se vestiram de vigor.

Os saciados se empregaram por um pão,

mas os pobres e os famintos se fartaram.

Muitas vezes deu à luz a que era estéril,

mas a mãe de muitos filhos definhou.


É o Senhor quem dá a morte e dá a vida,

faz descer à sepultura e faz voltar;

é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico,

é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.


O Senhor ergue do pó o homem fraco,

do lixo ele retira o indigente,

para fazê-los  assentar-se com os nobres

num lugar de muita honra e distinção.

Evangelho - Lucas 2,41-51
Aleluia, aleluia, aleluia.

Bendita é a virgem Maria, que guardava a palavra de Deus, meditando-a no seu coração (Lc 2,19).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

2 41 Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa.
42 Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.
43 Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem.
44 Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos.
45 Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele.
46 Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.
47 Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas.
48 Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: “Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição”.
49 Respondeu-lhes ele: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”
50 Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera.
51 Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Somos todos filhos de uma Mãe que sabe dos afetos e dos sentimentos de nosso coração. Deixemo-nos ser acompanhados e cuidados por ela!

Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas” (Lucas 2, 51).
Na alegria de celebrarmos o Imaculado Coração de Maria, queremos meditar uma nobreza do coração dessa mulher. O coração de Maria é muito ligado ao coração de seu Filho e ao de Deus. O melhor de nós está dentro de nosso coração!
Quando entregamos o nosso coração a alguém, entregamos o melhor de nossa vida, o essencial, o fundamental. O coração conduz nossos sentimentos, afetos e escolhas. Por isso, o coração de Maria pertenceu, em primeiro lugar, a Deus. O coração dela sempre foi puro e imaculado, não se deixou seduzir nem ludibriar pelas seduções dos pecados e prazeres. Aliás, ela tinha um grande prazer: guardar e viver a Lei do Senhor Nosso Deus. Por isso, seu coração era todo do Senhor.
O coração imaculado de Maria é um coração de Mãe, que vibra, sente e caminha na sintonia do Filho.
O coração de um filho vem do coração de uma mãe, e o coração de uma mãe sente o coração de um filho, mesmo que seja muito distante. Fico olhando como nossas mães têm essa facilidade divina de sentir o que se passa com seus filhos quando estes estão contentes, quando estão bem, seja perto ou distante. É uma sintonia que vem desde que a criança é concebida no ventre dela.
Pense que sintonia maravilhosa há entre o coração de Jesus e de Maria! A Mãe foi aquela que primeiro viu, sentiu e vibrou com os batimentos do coração de Jesus, a criança concebida em seu coração. Maria foi aquela que viu e sentiu o coração de Jesus em todas as etapas de sua vida; a criança que aprendeu a andar, a falar, que foi se tornando um adolescente, que se perdeu no templo. Ali estava Maria inquieta, atenta, guardando em seu coração tudo aquilo que sentia a respeito de seu Filho.
Irmãos, somos todos filhos de uma Mãe que sabe dos afetos e dos sentimentos de nosso coração. Deixemo-nos ser acompanhados e cuidados por ela! Convido a todos nós para, no dia de hoje, colocarmos no Coração Imaculado de Maria as disposições do nosso coração.
Se o coração dela era todo de Deus, o nosso coração deseja também ser todo d’Ele!



CN

Nenhum comentário: