quarta-feira, 8 de junho de 2016

DICAS PARA BEM CELEBRAR: MISSA PARTE POR PARTE (I)

Muito importante sabermos como a Santa Missa está constituída para melhor participarmos. Nas próximas edições iremos compreender cada momento, para melhor vivermos a celebração. Podemos dividi-la em quatro partes que são:
1.   Ritos iniciais
·         Canto de entrada
·         Sinal da cruz
·         Saudação
·         Kyrie (ato penitencial)
·         Glória (hino de louvor)
·         Oração do dia
2.   Liturgia da Palavra
·         Leituras bíblicas
·         Homilia
·         Profissão de fé
·         Oração universal
3.   Liturgia eucarística
·         Preparação das oferendas
·         Oração eucarística
·         Ritos da comunhão.
4.   Rito de encerramento
 
1 - RITOS INICIAIS
·         Canto de entrada: tem a finalidade de abrir a celebração. Aqui começa a Santa Missa, embora hajam pessoas que chegam muito atrasadas.
·         Sinal da cruz é rito: o padre diz em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e o povo deve fazer o sinal e responder prontamente: amém.
·         Ato penitencial: os fiéis aclamam o Senhor e imploram a sua misericórdia, é normalmente executado por todos.
·         Glória: é um hino antiquíssimo e venerável, pelo qual a Igreja, congregada no Espírito Santo, glorifica e suplica a Deus Pai e ao Cordeiro. Pode ser cantado ou recitado por todos.
·         Oração do dia: o sacerdote convida o povo a rezar; todos se conservam em silêncio com o sacerdote por alguns instantes, tomando consciência de que estão na presença de Deus e formulando interiormente os seus pedidos. Depois o sacerdote diz a oração que se costuma chamar de “coleta”. Ela exprime a índole da celebração e dirige, pelas palavras do celebrante, uma súplica a Deus Pai, por Cristo, no Espírito Santo. O povo, unindo-se a suplica do sacerdote e dando-lhe o seu assentimento, faz a sua oração pela aclamação: Amém.

Nenhum comentário: