quinta-feira, 12 de junho de 2014

O BRASIL E A COPA DO MUNDO.

O que aconteceu com o País do futebol?

Pela segunda vez, o Brasil sediará o evento mais importante do futebol mundial. A primeira foi em 1950. Nesta 20ª edição, o torneio será disputado por 32 seleções, em 12 cidades-sede.

A expectativa pela festa é grande, mas não esconde a insatisfação da população brasileira com os gastos do Mundial.

O repórter João Varella, escreveu para o jornal El Economista America:

“Contra a Copa pesam fatores como obras de mobilidade urbana atrasadas ou nem iniciadas (exemplo: trem-bala Rio-SP), gasto excessivo do erário (quando foram prometidos recursos privados) com retorno aquém do esperado pela população, remoção injusta de famílias, greves de serviços essenciais, estádios que inevitavelmente se transformarão em elefantes brancos, (…) fora a possibilidade de um monumental tiro pela culatra com os turistas fazendo propaganda negativa do País após se deparar com a infraestrutura ineficiente”.

O que pode trazer uma Copa do Mundo para a população brasileira após tanta controvérsia? Com tanto dinheiro público investido num só evento, hoje, a população brasileira tenta mostrar para o mundo, por meio das manifestações, que algo está fora do lugar. No país do futebol não se sente o clima de Copa, pelas ruas é difícil encontrar o mesmo entusiasmo das últimas participações em mundiais.

Nos trends do Twitter de hoje as controvérsias entre a situação do país e a Copa estavam presentes em frases como:

“E se os gringos passarem mal, o que vcs vão fazer? No Brasil não tem hospitais!”

“Se o IFRJ está em greve, por que não falaram isso na TV ainda?”

“Avisa para os gringos não passarem mal porque temos mais estádios do que hospitais.”

“Quero educação, sistema público de saúde, moradia digna para tirar crianças e família das ruas no padrão FIFA, vai ter?”

O que aconteceu com o País do futebol?

Um grande questionamentos surgiu: “o que aconteceu com o brasileiro, por que nem todos querem comemorar e vibrar nesta Copa?”. Poucos dias da abertura da Copa uma nova pesquisa de opinião divulgada na última segunda-feira, 09, confirmou como os brasileiros estão divididos em relação à realização do campeonato no Brasil.

De acordo com o levantamento da TNS Brasil, chamado “Brasil além da bola”, 53% dos brasileiros acham que sediar a Copa foi “uma decisão errada”, e 52% afirmaram que o legado do Mundial será “negativo”.

Ao mesmo tempo, 39% disseram que a imagem do Brasil no exterior ficará “comprometida” após o Mundial. O estudo contou com 968 entrevistas em nove capitais brasileiras, entre maio e junho deste ano.

Enquanto isso, em São Paulo

Após várias paralisações e greves no metrô em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin garantiu que para a Copa a cidade terá metrô e CPTM. Para o governador só haverá conflito caso “haja um grupo querendo fazer bagunça pela bagunça, caos pelo caos”. Alckmin recuou quando questionado sobre a revogação das demissões de funcionários do Metrô. Ele deu a entender que não haverá nenhuma mudança por parte do Palácio dos Bandeirantes. "Nenhum grevista foi demitido. As demissões ocorridas foram em razão de outros fatos. Fatos graves, como invasão de estação, depredação, vandalismo", disse.

A greve dos metrôs foi suspensa nessa terça-feira, 10, mas poderá ser retomada ainda esta semana. O assunto foi matéria para jornais do mundo todo.

 

 

 

Aleteia

Nenhum comentário: