quarta-feira, 11 de junho de 2014

LITURGIA DIÁRIA - "O REINO DO CÉU ESTÁ PRÓXIMO"!

 
Primeira Leitura (At 11,21b-26; 13,1-3)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 11,21bmuitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. 22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia.
23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor.
25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a An­tioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.
13,1Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Ma­naém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo. 2Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir.
Responsório (Sl 97)
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador, e às nações sua justiça.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador, e às nações sua justiça.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
— Cantai Salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!
 
Evangelho (Mt 10,7-13)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.
11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”.

Reflexão

A todo instante, somos chamados a ser anunciadores da boa nova do Reino de Deus! Todos são chamados, Jesus não faz restrições de pessoas, Ele nos provou isso, quando chamou os doze primeiros discípulos,  pessoas simples como nós!
Não é preciso ter estudos  para anunciar Jesus, podemos anunciá-Lo até mesmo sem o uso de palavras, com  o nosso testemunho de vida! Para assumirmos esta missão tão necessária no mundo, basta  apenas ter o coração aberto e estar matriculado na escola de Jesus, ser seu discípulo!  
Para desempenharmos bem a nossa missão, precisamos primeiramente estar disponíveis, libertos  dos nossos apegos, despidos  da vaidade, do egoísmo...
Livres, disponíveis, tornamos instrumento de trabalho nas mãos de Deus. Quanto ao que fazer e como fazer, não precisamos nos  preocupar, pois o Espírito Santo nos orientará na exercício da nossa missão.
 Mais importante do que ser Cristão, é ser discípulo, pois o discípulo não somente crê em Jesus, como também é  íntimo Dele!
A convivência com Jesus, transforma  o discípulo, o inquieta, ele não consegue reter para si, o que aprendeu do Mestre, tem pressa de anunciá-lo ao outro.  É  a partir desta inquietação que nasce o missionário, o anunciador da boa nova do Reino, o discípulo missionário!
As instruções dadas por Jesus no evangelho de hoje, deixa o missionário na total dependência de Deus! É Deus quem proverá todas as suas necessidades ao longo de sua  caminhada missionária, a única coisa que ele deve levar de si, é a  sua disposição em servir.
Como missionários, devemos realizar a nossa missão na total gratuidade, sem querer atrair  pessoas para nós,  pois  não anunciamos  a nós mesmo, e sim, Jesus! A nossa missão deve se desenvolver em clima de  humildade.
A certeza  da presença de Jesus junto de nós, nos encoraja, nos motiva a assumir com mais empenho e alegria, a nossa cumplicidade no anuncio de todas as propostas do Reino.
  Deus quer salvar a humanidade convocando cada um de nós para uma missão, Ele quer contar  com a nossa disposição, com o nosso  serviço na construção do seu Reino! Ser indiferente a esta convocação, é ignorar o projeto de Deus  em favor da humanidade.
A  caminhada do missionário,  é  desafiadora, seu caminho é marcado pela incompreensão, pela indiferente daqueles que não querem  conhecer a verdade que liberta! As  forças contrárias ao evangelho tentam  obstruir o  caminho do missionário,  mas não conseguem intimidá-lo,  pois quem  se espelha em Jesus, está disposto a dar a própria vida, se preciso for, pelo evangelho!
Quando Jesus diz: “O reino do céu está próximo” Ele fala de si mesmo, pois a sua pessoa, é a própria presença do Reino de Deus, uma presença  tão próxima de nós, tão ao nosso alcance! 
 Jesus nos convida a segui-Lo, Ele não nos ilude com facilidades, mas nos garante a sua permanente presença junto de nós.
Ser Discípulo Missionário, é carregar a Bandeira de Jesus, a Bandeira  da Paz, da justiça e do amor!
 
 
 
 
 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia

Nenhum comentário: