segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - MARIA VISITA ISABEL.


Primeira Leitura: Gálatas 4, 4-7

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA
(branco, glória, prefácio de Maria -ofício da festa)

Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas - Irmãos, 4Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, 5a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção. 6A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7Portanto já não és escravo, mas filho. E, se és filho, então também herdeiro por Deus. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(95)
 REFRÃO: Manifestai a sua glória entre as nações.
1. Cantai ao Senhor um cântico novo. Cantai ao Senhor, terra inteira. Cantai ao Senhor e bendizei o seu nome, anunciai cada dia a salvação que ele nos trouxe. - R.
2. Cantai ao Senhor e bendizei o seu nome, anunciai cada dia a salvação que ele nos trouxe. Proclamai às nações a sua glória, a todos os povos as suas maravilhas. - R.
3. Dizei às nações: O Senhor é rei. E (a terra) não vacila, porque ele a sustém. Governa os povos com justiça. - R.
Evangelho: Lucas 1, 39-47

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 39Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 40Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 44Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 45Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! 46E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, 47meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, - Palavra da salvação.
catolicanet.com

Homilia - Pe Bantu

No dia de hoje celebramos o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira da América Latina. Somos convidados á erguer nossas preces e louvores á nossa Padroeira, que intercede por nós junto á Deus. O Evangelho de hoje trata de um momento muito importante do Novo Testamento: a visita de Maria á Sua Prima Isabel, que como Ela também estava grávida.
A saudação de Maria faz Isabel se encher do Espírito Santo, e a faz sentir seu filho pular em seu ventre; Ao mesmo tempo em que proclama em um grito: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”, anunciando que Maria carregava no ventre o Nosso Senhor Jesus Cristo, que viria para nos libertar do pecado e nos conduzir á vida eterna. Maria se mostra zelosa e cuidadosa com sua prima Isabel, pois não subiu á montanha para passear, mas para cuidar de Isabel, que se encontrava no 6º mês de gestação.
Maria acreditou, confiou e Deus deu a ela a sublime tarefa de ser mãe de Jesus, Seu Filho. Porém, Maria não ficou somente na glória de ser mãe de Deus, ela se fez serva, intercessora, auxiliadora, e cumpriu a sua missão de mãe da humanidade, começando por visitar Santa Isabel e oferecendo a ela seus préstimos. Ao encontrar Izabel Maria fez fluir o júbilo do Espírito Santo. Portanto, a alegria do encontro é a mensagem maior desse Evangelho! Ao se deparar com Maria, a mãe de João Batista, Isabel, ficou cheia do Espírito Santo e abriu os lábios para saudar a Mãe de Jesus. O Espírito Santo é quem nos leva a louvar a Deus e a manifestar gratidão pelos Seus grandes feitos na nossa vida. Maria foi chamada a Bem-aventurada, feliz, cheia de graças! Assim como visitou Isabel, transmitindo a ela e a João Batista, o poder do Espírito, Maria hoje, também nos visita e traz para nós o Seu Menino Jesus, cheio do Espírito Santo que nos ensina a cantar, a louvar, a bendizer a Deus com os nossos lábios. Somos também bem aventurados se acreditamos nas promessas do Senhor. Isto nos mostra que ser da família de Deus nos traz a responsabilidade e o compromisso com os nossos irmãos e como conseqüência a paz, a alegria, a bem-aventurança – Reze com Maria, hoje: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador, porque olhou para a sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo!”
Hoje somos convidados pela Virgem Maria á enxergar a imagem e semelhança de Deus na face de cada pessoa necessitada e humilde que cruzamos diariamente, e a sermos mais solidários com os nossos irmãos. Lembremo-nos que quem ajuda aos pobres empresta a Deus. Peçamos a Deus a capacidade de reconhecer nossas falhas e que sejamos solidários, zelando pelos nossos irmãos mais necessitados.
Você também se considera bem-aventurado? Você se sente comprometido com Deus? - Você tem usado o Espírito Santo que mora em você para ir à busca daqueles que precisam ser amados e ajudados? - Imagine-se como Maria visitando hoje alguém que você sabe que está precisando de amor!




http://blog.cancaonova.com/padrebantu/

Nenhum comentário: