quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - JESUS FALA DE JOÃO.

Primeira Leitura: Isaías 54, 1-10
 II SEMANA DO ADVENTO
(roxo, pref. do Advento I - ofício do dia)

Leitura do livro do profeta Isaías - 1Dá gritos de alegria, estéril, tu que não tens filhos; entoa cânticos de júbilo, tu que não dás à luz, porque os filhos da desamparada serão mais numerosos do que os da mulher casada, declara o Senhor. 2Amplia o espaço da tua tenda, desdobra sem constrangimento as telas que te abrigam, alonga tuas cordas, consolida tuas estacas, 3pois deverás estender-te à direita e à esquerda; teus descendentes vão invadir as nações, povoar as cidades desertas. 4Nada temas, não serás desapontada. Não te sintas perturbada, não terás do que te envergonhar, porque vais esquecer-te da vileza de tua mocidade. Já não te lembrarás do opróbrio de tua viuvez, 5pois teu esposo é o teu Criador: chama-se o Senhor dos exércitos; teu Redentor é o Santo de Israel: chama-se o Deus de toda a terra. 6Como uma mulher abandonada e aflita, eu te chamo. Pode-se repudiar uma mulher desposada na juventude? - diz o Senhor teu Deus. 7Por um momento eu te havia abandonado, mas com profunda afeição eu te recebo de novo. 8Num acesso de cólera volvi de ti minha face. Mas no meu eterno amor, tenho compaixão de ti. 9Vou fazer hoje como no tempo de Noé: tal como jurei então que o dilúvio de Noé não mais se abateria sobre a terra, do mesmo modo faço juramento de não mais me irritar contra ti, e de nunca mais te atemorizar. 10Mesmo que as montanhas oscilassem e as colinas se abalassem, jamais meu amor te abandonará e jamais meu pacto de paz vacilará, diz o Senhor que se compadeceu de ti. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(29)
REFRÃO: Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!
1. Eu vos exaltarei, Senhor, porque me livrastes, não permitistes que exultassem sobre mim meus inimigos. - R.
2. Senhor, minha alma foi tirada por vós da habitação dos mortos; dentre os que descem para o túmulo, vós me salvastes. - R.
3. Ó vós, fiéis do Senhor, cantai sua glória, dai graças ao seu santo nome. Porque a sua indignação dura apenas um momento, enquanto sua benevolência é para toda a vida. Pela tarde, vem o pranto, mas, de manhã, volta a alegria. - R.
4. Ouvi-me, Senhor, e tende piedade de mim; Senhor, vinde em minha ajuda. - R.
5. Vós convertestes o meu pranto em prazer, tirastes minhas vestes de penitência e me cingistes de alegria. - R.
6. Assim, minha alma vos louvará sem calar jamais. Senhor, meu Deus, eu vos bendirei eternamente. - R.
Evangelho: Lucas 7, 24-30

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 24Depois que se retiraram os mensageiros de João, ele começou a falar de João ao povo: Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26Mas, enfim, que fostes ver? Um profeta? Sim, digo-vos, e mais do que profeta. 27Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro ante a tua face; ele preparará o teu caminho diante de ti (Ml 3,1). 28Pois vos digo: entre os nascidos de mulher não há maior que João. Entretanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. 29Ouvindo-o todo o povo, e mesmo os publicanos, deram razão a Deus, fazendo-se batizar com o batismo de João. 30Os fariseus, porém, e os doutores da lei, recusando o seu batismo, frustraram o desígnio de Deus a seu respeito. - Palavra da salvação.
catolicanet.com


Homilia - Pe Bantu

Jesus dá, diante das multidões, um incontestável testemunho da autenticidade de João Batista. No rio Jordão, Jesus se fizera discípulo de João, recebendo e assumindo seu batismo, e os primeiros discípulos do próprio Jesus foram escolhidos dentre os discípulos de João Batista. Jesus revela, nesta passagem quem é João Batista para a multidão que o acompanhava. E isso acontece após a saída dos discípulos do próprio João, que a mando dele, foram conferir se Jesus era mesmo o Messias, o enviado de Deus.
Jesus se desmancha em elogios a João Batista. Diz que João é mais que um profeta, que ele é o mensageiro citado no Antigo Testamento, o qual veio para anunciar o Filho de Deus. Diz também que João é um grande homem, mas que o menor do Reino dos Céus é maior que ele. E muitas pessoas reconheceram e foram se batizar com João, mas outras rejeitaram João e "tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus".
O que essa mensagem quer nos dizer hoje? Primeiro, o que tornou João Batista especial foi a missão que ele recebeu, abraçou e cumpriu até as últimas conseqüências. Hoje essa missão também é confiada a cada um de nós: anunciar a todas as pessoas que Jesus já veio, subiu aos céus, mas está voltando, e, portanto, devemos nos preparar!
Uma vez que aceitamos essa missão, devemos nos preparar para sermos aceitos por uns e rejeitados por outros. Mas não devemos, nunca, rejeitar ninguém. Se Jesus não rejeitou, quem somos nós para dizer "não" a alguém que nos procura? Mas para os que não se sentem preparados para assumir a missão de João Batista, a orientação é para que procurem se aproximar dos "Joões Batistas" do seu bairro, da sua cidade, da sua família. E como reconhecê-los? Pelas suas ações, pelo seu modo de agir, e não apenas pelas suas palavras. Abra bem os olhos! E por último, se você se sentir importante por estar cumprindo essa missão, lembre-se que o menor do Reino dos Céus é muito maior que você. Em outras palavras, Jesus está preparando algo muito bom para todos nós lá no Céu.
Pai, que o testemunho fulgurante de João Batista sirva de inspiração para minha adesão ao teu Reino. Que jamais me faltem a firmeza e o despojamento do Precursor.

Nenhum comentário: