segunda-feira, 7 de junho de 2010

LITURGIA DIÁRIA


Mateus 5,1-12.


Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo: "Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam".
REFLEXÃO
O Sermão da Montanha de que fazem parte também as "Bem-aventuranças" é o primeiro de um conjunto de cinco ensinamentos ou discursos de Jesus, apresentados todos seguidos por Mateus.

Foram estes os cinco discursos de Jesus em Mateus
* Sermão da Montanha. (Mt 5-7).
* Discurso missionário. (Mt 10).
* Parábolas do Reino. (Mt 13).
* Discurso Comunitário. (Mt 18).
* Discurso Escatológico. (Mt 24-25).
Jesus ensina e o tema central é a Lei. Jesus é aquele de quem Moisés e os Profetas falaram. Jesus não veio abolir a Lei e nem os profetas, mas dar pleno cumprimento a ela. Jesus rompe com várias prescirções dos antigos, seja na prática, seja na formulação. Ele é o novo Moisés. Mais ainda, ele é o grande legislador que está acima dele. Por isso a expressão: "vocês ouviram o que foi dito aos antigos, Eu porém vos digo..." Jesus chama pra ele a autoridade e diz, Eu que sou o grande legislador que estou acima de moisés vos digo. A antiga Lei acaba de ser superada. Não foi revogada, mas revista e levada a plenitude. Por exemplo, agora, a Lei que proibe matar, ela proíbe desde sua raiz. Desde o momento em que o próximo foi odiado. Sobre o divórcio, Jesus vai dizer, ele nunca foi querido e nem muito menos permitido por Deus. Sua vontade está desde o princípio (Gn 2,24). Essa é a verdadeira vontade de Deus. E assim, Jesus vai trazendo a antiga Lei à perfeição. Claro que existe muitos outros pontos aperfeiçoados.
Assim, o Primeiro discurso inicia-se com as bem aventuranças e segue com a série de ensinamentos sobre a conduta do cristão, agora, muito mais exigente no perdão, na pureza, no testemunho e no amor ao inimigo. Traduz, o próprio comportamento missionário de Jesus.
O Catecismo da Igreja Católica apresenta as Bem-aventuranças nos Números 1716 a 1729 e diz em resumo :
1725. - As bem-aventuranças retomam e aperfeiçoam as promessas de Deus, desde Abraão, ordenando-as para o Reino dos Céus. Correspondem ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração do homem.
"Felizes os mansos, porque possuirão a terra". Portanto, é necessário ser-se manso, pacífico na alma e sincero de coração. O Senhor mostra claramente que o mérito dos que o são não é pequeno, quando diz: "Possuirão a terra". Trata-se, sem dúvida nenhuma, desta terra da qual está escrito: "Creio, firmemente, vir a contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos" (Sl 27 (26), 13). A herança dessa terra é a imortalidade do corpo e a glória da ressurreição eterna. Porque a mansidão ignora o orgulho, não conhece a jactância, desconhece a ambição. Além disso, não é sem razão que, noutra ocasião, o Senhor exorta os seus discípulos dizendo: "Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito" (Mt 11, 29)."Felizes os que choram, porque serão consolados". Não os que choram a perda do que lhes é querido, mas os que choram os seus pecados, se lavam das suas faltas com lágrimas e, certamente, aqueles que choram a iniquidade deste mundo, Injustiças ou deploram as faltas dos outros.

Nenhum comentário: