terça-feira, 8 de junho de 2010

LITURGIA DIÁRIA



Mateus 5, 13-16

13Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. 14Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha 15nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. 16Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.

Vivemos em uma sociedade em que já se vive mais com autenticidade cristã. Os valores que o identificavam como tal, perdeu-se pelos labirintos das dúvidas, das adversidades, pelo desejo desordenado dos bens materiais e pelos pensamentos poluídos pela falta de amor. Houve uma inversão de valores, trocaram as verdades de Deus pela mentira do mundo. Sagrado, pelo profano. (Rm 1,25). Enquanto Sal da terra, já não conseguem mais dar sabor. A nossa presença e as nossas atitudes já não tem o mesmo efeito que o sal tem para com a comida. Não ter sabor, significa dizer que a humanidade sem Deus está espiritualmente morta, completamente perdida. Que não servirá mais pra nada.
Somos o sal da terra. Jesus não nos diz pra nos tornar, mas que já o somos e como tal, devemos trazer o sabor para as vidas de muitas pessoas. Isso com nosso testemunho de vida, nossas práticas, hábitos, ações e o correto proceder.
Ser a luz do mundo, também tem o mesmo sentido. Jesus não nos diz que nos tornemos luz, mas que já somos. O mundo que se encontra inssoso, mergulhou no mundo de trevas, foi envenenado pela forte pressão e atração que ele exerce sobre o homem. Os cristãos que não tem vivenciado um cristianismo autêntico, que se tornaram omissos, assistem agora a degradação da sociedade que se prolifera pelos campos econômicos, políticos, social e religioso. Caos na economia, corrupção na segunda, adultérios e atos imorais na terceira e falsos profetas na última.
Equanto luz, não temos brilhado, vivemos em constante curto-circuito, nunca sabemos nos definir, vivemos a procura da felicidade, da ilusão da riqueza, dos prazeres carnais e esquecemos do verdadeiro caminho a ser seguido. Hora acendemos, hora apagamos, instáveis, cheios de dúvidas, fé enfraquecida, à beira de um colapso, caminhamos por sobre uma linha tênue, onde o que se torna mais visível, é a nossa iminente queda. Deus precisa que nós sejamos luz para o mundo, então os cristãos precisam ser luz. Mostrar para às pessoas que existem outras possibilidades de vida além dessa rotina que se podem ver nos jornais, revistas e programas de tv: não só de escândalos vive a sociedade, mas de beleza, de felicidade, de solidariedade.
Mesmo que sua luz esteja fraca. Mesmo que sua luz, seja apenas uma fagulha. Mas brilhe em toda e qualquer trevas que existir. Brilhe com toda força. Não tenha vergonha ou medo de ser diferente, de dar testemunho de Jesus para os Homens. “Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus." (Mt 10,32).
A grande vergonha da cristandade é de ser diferente, imagine uma família, grupo de pessoas ou um cidade inteira, que se adaptaram com as trevas, certamente em função do costume, ao aparecer a luz eles reagiriam, mas depois iria aceitando porque veriam os benefícios, passando a agir diferente, seguindo a luz. Essa é a missão do discípulo de Cristo, dar sabor(sal) e sentido (luz) ao mundo.
Assumir essa missão, implica dizer que rompemos com o mundo, com seus encantos, atrativos e que pelo o candelabro da cruz, estamos prontos a brilhar aonde houver trevas.
A Conferência de Aparecida lembra: "Jesus propõe entregar a vida para ganhá-la, porque "quem aprecia sua vida terrena, perdê-la-á" (Jo 12,25).
Renuncie, tome a sua cruz(local onde vc fincará a luz) e brilhe intensamente para o mundo. Não esconde seu potencial embaixo de uma vasilha(sua vergonha, medos ou fraqueza), mas permita que sua luz possa iluminar toda a casa (mundo).

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário: