sábado, 12 de junho de 2010

LITURGIA DIÁRIA - JESUS ENTRE OS DOUTORES.

Lucas - 41Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. 43Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. 44Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. 45Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. 46Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. 48Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. 49Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? 50Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera. 51Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração.


De muitos ângulos poderiam ser olhados os ensinamentos desse evangelho. Muitos são seus valores, ficando evidenciados mais os valores da família. Assim, poderia ser desenvolvidos temas como: responsabilidade dos pais, obediência e honras aos pais, família e a religião, relacionamento dos filhos com Deus, oração pelos filhos etc.
O Papa Leão XIII, assim escreveu sobre a primeira pregação de Jesus: “o divino Sol da justiça, antes de iluminar o mundo com a plenitude do seu esplendor, quis brilhar suavemente entre as paredes de um lar: a humilde casa de Nazaré. Aí nós encontramos o amor, a fé, a harmonia, o trabalho, a humildade. E podemos adivinhar a edificação e a presença serviçal que dessa casa se irradiavam para a vizinhança. Era como se uma estrela tivesse baixado à terra para iluminar de perto a pequena aldeia da Galileia”.

Jesus nasceu em uma família de fé (maior herança que se pode deixar para os filhos), amor, trabalho e humildade. Sua formação e sua sabedoria estavam diretamente ligadas aos ensinamentos recebidos em casa. A belíssima descrição do papa, nos aponta de como é importante o ambiente familiar no desenvolvimento de uma sociedade justa e equilibrada Sabemos que grande parte dos males da sociedade tem sua raiz na falta da família ou na família desajustada. Falta a preparação para o casamento, falta a seriedade do compromisso conjugal, falta o empenho para fazer de cada lar um ambiente de amor e de harmonia. Há muita família desajustada pela falta de recursos, por essa pobreza extrema que leva tanta gente ao desespero. Mas há também muita família desajustada, na qual não faltou o dinheiro, mas faltou o amor, faltou a coragem, faltou a fé. É mais do que sabido que com o dinheiro se constrói uma casa, até grande e luxuosa; mas sem nenhum dinheiro deste mundo se constrói um lar. O lar é feito de valores mais altos, e são esses valores exatamente que o materialismo vai destruindo.
Há muitos jovens por aí que tomaram caminhos desviados, não porque Ihes tivesse faltado em casa dinheiro e conforto; mas porque Ihes faltou a sensação de que eram realmente amados. A freqüência desses fatos, são muito mais presente em famílias divorciadas, onde os filhos perdem o referencial dos pais. Infelizmente as matrículas para a escola do divórcio estão sempre abertas, e todos os dias, são muitos os que se inscrevem.

Hoje não é suficiente somente falar de Deus para nossos filhos, mas também, falar de nossos filhos para Deus. Precisamos rezar por eles, pedindo muito por cada um. Na medida que também falemos de Deus para eles, ensinando-os os caminhos do Senhor. Lembro agora de uma verdade professada por um pregador que era bastante desacreditado por mim. Eu o ouvia mas nunca via uma grande verdade no que ele falava. Até que um dia, quando ele pregava sobre esta passagem, ele me disse aquela que se tornou uma das grandes verdades que aprendi. Ele dizia: “ quando falamos de Deus para nossos filhos, sabemos que não teremos preocupações com eles, pois, eles vão está preocupados com as coisas do pai”.
Os ensinamentos em família, fizeram com que as preocupações de seus filhos estivem voltadas para as coisas de Deus. eles estariam ocupados com as coisas de Deus, e as coisas de Deus, não nos traz preocupações. Aprendi com essa verdade, que nunca devemos substimar nenhum pregador, seja ele quem for, e eu o fiz. mas, aprendi que ele se torna um porta voz da verdade, se houver uma que não seja pra você, mas, será pra outra pessoa. Nesse dia foi pra mim. Então desde esse dia, escuto com muita atenção todos aqueles que falam em nome da verdade.

Ainda sobre a valorização da família, principal instituição humana na terra, o Concílio Vaticano II, na sua maravilhosa constituição sobre “A Igreja no mundo de hoje” -”Gaudium et Spes” - se estende ricamente sobre o problema da família. É preciso que os casais estudem esse documento. E aí aprenderão as melhores lições sobre o amor conjugal - gloriosamente ordenado à procriação de filhos -, sobre a educação da prole, sobre o lar como Igreja doméstica e escola de fé, sobre a família como primeira escola das virtudes sociais e como célula vital da sociedade, da qual, portanto, depende a saúde do corpo social.
Que a humilde casa de Nazaré ilumine com as luzes de seus sublimes exemplos cada família deste nosso planeta enlouquecido! E que as crianças cresçam em estatura e graça como Jesus, diante de Deus e dos homens”. Deus tem um propósito de crescimento para ti e para os teus filhos também.
Espírito que orienta nossa vida para Deus, ajuda-me a crescer cada dia, em sabedoria e graça, buscando como Jesus adequar minha vida ao querer do Pai.

Wellington Dantas - Ministério Formação.

Nenhum comentário: