sexta-feira, 25 de junho de 2010

LITURGIA DIÁRIA - FIM DO PRIMEIRO DISCURSO.


Evangelho: Mateus 8, 1-4

1Tendo Jesus descido da montanha, uma grande multidão o seguiu. 2Eis que um leproso aproximou-se e prostrou-se diante dele, dizendo: Senhor, se queres, podes curar-me. 3Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: Eu quero, sê curado. No mesmo instante, a lepra desapareceu. 4Jesus então lhe disse: Vê que não o digas a ninguém. Vai, porém, mostrar-te ao sacerdote e oferece o dom prescrito por Moisés em testemunho de tua cura.

Jesus conclui seu primeiro discurso em Mateus. Após o sermão, é hora de descer e seguir em frente. Logo na descida, um leproso vem até Jesus e pede a cura. O leproso representa toda uma classe marginalizada, completamente excluída do convívio social. Não era permitido que ele entrasse em Jerusalém. (ver Levítico 13). Hoje, ainda são muitos os marginalizados. São muitos os que tornaram-se indesejados, não amados e abandonados que os levam ao desespero. As lepras físicas de hoje são tratáveis, algumas até curáveis, mas, pra lepra da solidão, somente o amor, pode curar. São muito os que passam fome, os que morrem por falta de uma segunda chance, mas, é muito maior os que necessitam de amor. Que precisam ser amados.
Não precisamos ir além de nossas muralhas não, hoje existem filhos que precisam ser amados, e pais, que podem fazer isso e não fazem. Depois quando este é bem querido pelo traficante, aí é fácil encontrar um culpado. Ainda temos muitos marginalizados. A exclusão social só poderá terminar, quando esse amor, esse que Jesus demonstrou hoje, violando a lei de não poder tocar em impuros, ele toca e cura. Somente quando esse amor passar a existir em nós, aí sim, poderemos realizar a inclusão desses desfavorecidos.
O leproso, corajosamente entrou na cidade, também assim recebeu.
Após a cura, Jesus exorta o homem a prestar os rituais de agradecimento como estavam na lei, alem de exorta-lo a não dizer a ninguém sobre o acontecido. Era como se não tivesse dito, ao ponto de não poder entrar em algumas cidades, pois era seguido por milhares de pessoas que o buscavam para cura e ouvir seus ensinos.

Nenhum comentário: