quarta-feira, 23 de junho de 2010

LITURGIA DIÁRIA - FALSOS PROFETAS

Mt 7,15-20

Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo. Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem.

Hoje, Jesus nos adverte e chama nossa atenção para que tenhamos uma vigilância redobrada. É preciso está atento para os falsos profetas. Que tipo de mensagem tentam nos passar em nome de Deus? Como identificá-los?
Chegam sorrateira e disfarçadamente, revestidos com pele de cordeiros (falando em nome de Deus, levando uma suposta mensagem de paz), mas por dentro são lobos selvagens. Forjam uma humildade e uma mansidão, mas na realidade são verdadeiros predadores à espreita de sua vítima. Enganadores. Aproveitadores. Infelizmente são muitos os que lhes dão ouvidos. Antes de dar-lhes a devida atenção, prestemos atenção aos seus frutos. Observem suas atitudes.

Talvez possam enganar com as palavras e pela sua boa aparência, mas, os seus frutos, à sua forma de proceder não. É impossível uma árvore ruim, dar bons frutos. Não há como ela produzir caridade, verdadeira paz, bondade, fé, mansidão, justiça, verdade e até mesmo atitudes coerentes com o que se vive. Portanto, vigilância redobrada.

Sabe o que é pior? É saber que eles são lobos ferozes e raivosos e que estão infestados no meio dos cordeiros, alguns extorquindo, outros escandalizando e afastando ovelhas da caminhada, há ainda, os que são omissos, preguiçosos, cheios de soberba por ser pastor, em fim, o que não falta são seus péssimos frutos.

“eis que a fumaça de satanás invade o templo santo de Deus” Assim se exprimia Paulo VI sobre a crise da Igreja em 29 de junho de 1972, nono aniversário do seu pontificado. Em seguida o Papa escreveu e pronunciou a célebre alocução LIVRAI-NOS DO MAL, sobre a real existência do demônio. Na advertência do Santo padre, denota-se toda a preocupação com a guerra que o inimigo travava no seio da Igreja. O inimigo já não combate mais de fora pra dentro, mas de dentro pra fora. Seu pronunciamento muito embora já aproxime-se dos quase 40 anos, nunca se fez tão presente. Por que será que presenciamos tantos escândalos dentro da mater ecclesiae? Falsos pregadores, Líderes de comunidade omissos, Coordenadores dos muitos grupos de oração espalhados pelo Brasil, entorpecidos pela soberba, fracos, indolentes, verdadeiros assassinos de dons, péssimos operários, falso pastor, usurpadores de Glória indevida a eles, figos fora da época.

Santo Augustinho nos ensina que os falsos profetas, são detentores de grande sabedoria e inteligência. “Não pense que as heresias são fruto de mentes obtusas. É necessária uma mente brilhante para conceber e gerar uma heresia. Quanto maior o brilho da mente, maiores as suas aberrações”. Não é por acaso que o grande número de seitas tem crescido assustadoramente e são muitos os que seguem. Os que, pela ausência do conhecimento sobre sua fé, absorvem a falsa doutrina como sendo a mais absoluta verdade. Alguns chegam até mesmo ao fanatismo.

o Concilio Vaticano II garantiu que: “Somente através da Igreja Católica de Cristo, auxílio geral de salvação, pode ser atingida toda a plenitude dos meios de salvação. Cremos também que o Senhor confiou todos os bens do Novo Testamento ao único Colégio apostólico, a cuja testa está Pedro, a fim de constituir na terra um só corpo de Cristo, ao qual é necessário que se incorporem plenamente todos os que, de alguma forma, pertencem ao povo de Deus.” (Unitatis Redintegratio, 3). Lembro ainda da passagem no evangelho de João, 10,16: "... haverá um só rebanho e um só pastor".

Necessário é, nós, conhecermos e nos aprofundarmos em nossa doutrina católica, em nossa fé, conhecer mais a Palavra de Deus, ler mais o Catecismo da Igreja, Cartas, Encíclicas papais, Documentos, as Constituições Dogmáticas do Vaticano Segundo, até mesmo o Código de Direito Canônico etc. Uma vez conhecedor, não como amá-la cada vez mais e mais. Se não conhece, então poderá incorrer no risco de se perder pelas seitas e falsas doutrinas que surgem todos os dias nas esquinas e em todo lugar.

Sei que também temos bons pastores e que produzem bons frutos. Tanto a nível diocesano, como em nossa cidade mesmo. Em uma outra matéria quem sabe não os abordemos. Hoje a leitura nos fala dos falsos profetas.

Para concluir, fica alguns questionamentos para que sirva de base para nossa reflexão de hoje. Para que façamos um passeio pela nossa caminhada, o que temos feito ou deixado de fazer? Como temos agido e como tem sido essas atitudes?
QUE TIPO DE ÁRVORE NOS TORNAMOS? COMO ANDAS, OS NOSSOS FRUTOS? COMO ANDAM NOSSAS ATITUDES? NOSSO CORAÇÃO TEM SE VANGLORIADO ALGUMA VEZ, PELO TRABALHO OU OBRA QUE REALIZAMOS? REFLITA SOBRE SEUS FRUTOS, E DESCUBRA QUE TIPO DE ÁRVORE VOCÊ ESTÁ SENDO.

Nenhum comentário: