quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - PARA ENXERGAR COM NITIDEZ

 Resultado de imagem para JESUS CURA CEGO
1a Leitura - Gênesis 8,6-13.20-22
Leitura do livro do Gênesis
8 6 No fim de quarenta dias, abriu Noé a janela que tinha feito na arca 7 e deixou sair um corvo, o qual saindo, voava de um lado para outro, até que aparecesse a terra seca. 8 Soltou também uma pomba, para ver se as águas teriam já diminuído na face da terra. 9 A pomba, porém, não encontrando onde pousar, voltou para junto dele na arca, porque havia ainda água na face da terra. Noé estendeu a mão, e tendo-a tomado, recolheu-a na arca. 10 Esperou mais sete dias, e soltou de novo a pomba fora da arca. 11 E eis que pela tarde ela voltou, trazendo no bico uma folha verde de oliveira. Assim Noé compreendeu que as águas tinham baixado sobre a terra. 12 Esperou ainda sete dias, e soltou a pomba que desta vez não mais voltou.
13 No ano seiscentos e um, no primeiro mês, no primeiro dia do mês, as águas se tinham secado sobre a terra. Noé descobriu o teto da arca, olhou e viu que a superfície do solo estava seca.
20 E Noé levantou um altar ao Senhor: tomou de todos os animais puros e de todas as aves puras, e ofereceu-os em holocausto ao Senhor sobre o altar. 21 O Senhor respirou um agradável odor, e disse em seu coração: “Doravante, não mais amaldiçoarei a terra por causa do homem porque os pensamentos do seu coração são maus desde a sua juventude, e não ferirei mais todos os seres vivos, como o fiz. 22 Enquanto durar a terra, não mais cessarão a sementeira e a colheita, o frio e o calor, o verão e o inverno, o dia e a noite.”
Palavra do Senhor.

Salmo - 115/116B
Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor. 

Que poderei retribuir ao Senhor Deus
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
Elevo o cálice da minha salvação,
invocando o nome santo do Senhor.

Vou cumprir minhas promessas ao Senhor
na presença de seu povo reunido.
É sentida por demais pelo Senhor
a morte de seus santos, seus amigos.

Vou cumprir minhas promessas ao Senhor
na presença de seu povo reunido;
nos átrios da casa do Senhor,
em teu meio, ó cidade de Sião!
Imagem relacionada

Evangelho - Marcos 8,22-26
Aleluia, aleluia, aleluia.
Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito; para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança! (Ef 1,17s)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 8 22 Jesus e seus discípulos chegando a Betsaida, trouxeram-lhe um cego e suplicaram-lhe que o tocasse.
23 Jesus tomou o cego pela mão e levou-o para fora da aldeia. Pôs-lhe saliva nos olhos e, impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: "Vês alguma coisa?"
24 O cego levantou os olhos e respondeu: "Vejo os homens como árvores que andam".
25 Em seguida, Jesus lhe impôs as mãos nos olhos e ele começou a ver e ficou curado, de modo que via distintamente de longe.
26 E mandou-o para casa, dizendo-lhe: "Não entres nem mesmo na aldeia".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Quando Jesus quer nos curar das nossas cegueiras espirituais, Ele solicita de nós paciência e confiança. Assim como fez com aquele homem, Jesus aproveita os nos nossos momentos de oração nos toma pela mão, nos leva para um lugar tranquilo, cospe nos nossos olhos, coloca suas mãos sobre nós e também nos pergunta: “Estás vendo alguma coisa”? Assim fazendo, Ele nos argui, na esperança de que já possamos ter uma visão nítida daquilo que Ele nos mostra. Às vezes, as nossas palavras e ações dão testemunho de que ainda “estamos vendo os homens como árvores que andam”.  Tiramos conclusões precipitados do que vemos e não sabemos distinguir as coisas.  Enxergamos os acontecimentos e as pessoas superficialmente, fazemos nosso ajuizamento delas e assim continuamos na cegueira. Jesus, porém, pacientemente nos acolhe e nos toca quantas vezes precisarmos e, aos poucos, nós vamos enxergando todas as coisas com nitidez. O Espírito Santo nos retira do meio do problema, e nos faz ver as coisas e os acontecimentos com os olhos da fé iluminando a nossa inteligência e nos dando o discernimento para que possamos voltar ao nosso lugar e agir conforme a vontade de Deus. A cada dia o Senhor quer fazer em nós uma obra nova e é por isso, que necessitamos de cura.  – Faça essa experiência hoje, com Jesus. Peça para que Ele tire a sua cegueira espiritual a fim de que compreenda melhor o aspecto e o interior das pessoas com quem você se relaciona – O Espírito Santo o (a) ajudará a ver tudo em conformidade com a Palavra de Deus. 





Helena Serpa 

Nenhum comentário: