sábado, 18 de fevereiro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O ESPIRITUAL SE REVELA A PARTIR DO QUE O NOSSOS OLHOS VEEM!

 Resultado de imagem para TRANSFIGURAÇAO
1a Leitura - Hebreus 11,1-7
Leitura da carta aos Hebreus.
Irmãos, 11 1 a fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. 2 Foi ela que fez a glória dos nossos, antepassados.
3 Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível.
4 Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício bem superior ao de Caim, e mereceu ser chamado justo, porque Deus aceitou as suas ofertas. Graças a ela é que, apesar de sua morte, ele ainda fala.
5 Pela fé Henoc foi arrebatado, sem ter conhecido a morte: e não foi achado, porquanto Deus o arrebatou; mas a Escritura diz que, antes de ser arrebatado, ele tinha agradado a Deus. 6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram.
7 Pela fé na palavra de Deus, Noé foi avisado a respeito de acontecimentos imprevisíveis; cheio de santo temor, construiu a arca para salvar a sua família. Pela fé ele condenou o mundo e se tornou o herdeiro da justificação mediante a fé.
Palavra do Senhor.


Salmo - 144/145
Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor! 
Todos os dias haverei de bendizer-vos,
hei de louvar o vosso nome para sempre.
Grande é o Senhor e muito digno de louvores,
e ninguém pode medir sua grandeza.

Uma idade conta à outra vossas obras
e publica os vossos feitos poderosos;
proclamam todos o esplendor de vossa glória
e divulgam vossas obras portentosas!

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem
e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!

Imagem relacionada

Evangelho - Marcos 9,2-13
Aleluia, aleluia, aleluia.
Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós! (Mc 9,7).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 9 2 seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E
3 transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as pode fazer assim tão brancas.
4 Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus.
5 Pedro tomou a palavra: "Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias".
6 Com efeito, não sabia o que falava, porque estavam sobremaneira atemorizados.
7 Formou-se então uma nuvem que os encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: "Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o".
8 E olhando eles logo em derredor, já não viram ninguém, senão só a Jesus com eles.
9 Ao descerem do monte, proibiu-lhes Jesus que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do homem houvesse ressurgido dos mortos.
10 E guardaram esta recomendação consigo, perguntando entre si o que significaria: Ser ressuscitado dentre os mortos.
11 Depois lhe perguntaram: "Por que dizem os fariseus e os escribas que primeiro deve voltar Elias?"
12 Respondeu-lhes: "Elias deve voltar primeiro e restabelecer tudo em ordem. Como então está escrito acerca do Filho do homem que deve padecer muito e ser desprezado?
13 Mas digo-vos que também Elias já voltou e fizeram-lhe sofrer tudo quanto quiseram, como está escrito dele".
Palavra da Salvação.

 Reflexão


Aquele que sobe à montanha com Jesus consegue enxergar a Sua glória e também será contagiado com a sua beleza. Assim, sendo, a transfiguração de Jesus é uma prova real de que o homem pode ser e viver muito além do que é convencional e rotineiro. Jesus chamou Pedro, Tiago e João e fê-los passar por esta experiência, ao transfigurar-se na sua própria carne e com suas próprias vestes. A princípio os discípulos tiveram medo, depois se extasiaram diante  de tanta beleza. Jesus também nos leva para a montanha nos momentos de oração e podemos nós também fazer a experiência com a sua presença brilhante que nos extasia e vai transfigurando o nosso interior. Muitas vezes o subir a uma alta montanha requer um esforço pessoal que nos faz desinstalar do nosso comodismo, a abrir os horizontes e a ir mais além da nossa vidinha medíocre. Na medida em que vivemos uma intimidade com Jesus nós também vamos vendo transfigurar-se em nós as nossas ações, as nossas palavras, os nossos sentimentos e pensamentos. A manifestação do poder de Deus em nós muda as nossas estruturas e o nosso modo de ser. A transfiguração de Jesus nos revela a glória e o poder de Deus que também age em nós de uma maneira concreta nos fazendo sair da nossa humanidade que é terra para conviver com a realidade do céu que está dentro de nós, no nosso espírito.  Aos poucos o Senhor vai fazendo o serviço de lavadeira das nossas almas e quando também, espiritualmente, nos deixamos conviver com Jesus na oração, na adoração, na meditação da Sua Palavra,   nós também ouvimos a voz do Pai que nos diz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”  O Pai nos manda escutar o Seu Filho Jesus a fim de que possamos descer da montanha e fazer tudo do jeito que Ele nos revelou. Aí então, com certeza, nós não teremos mais dúvidas de que o espiritual se revela a partir do que o nossos olhos veem, do que os nossos ouvidos ouvem, independentemente do que as nossas mãos possam tocar. – Você costuma subir a montanha com Jesus?   -  Nestes momentos você sente-se feliz ou tem medo? -  Por que temos medo das coisas sobrenaturais?  – Você já teve um encontro pessoal com Jesus? – O que Jesus tem ensinado a você nesses encontros? – Você consegue ver e ouvir Deus dentro do seu coração?   




Helena Serpa

Nenhum comentário: