quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O EXEMPLO DE FÉ

Imagem relacionada

1a Leitura - Gênesis 2,18-25
Leitura do livro do Gênesis.
2 18 O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.” 19 Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome. 20 O homem pôs nomes a todos os animais, a todas as aves dos céus e a todos os animais dos campos; mas não se achava para ele uma ajuda que lhe fosse adequada. 21 Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. 22 E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. 23 “Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.”
24 Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.
25 O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam.
Palavra do Senhor.


Salmo - 127/128
Felizes todos os que respeitam o Senhor.

Feliz és tu se temes o Senhor
e trilhas seus caminhos!
Do trabalho de tuas mãos hás de viver,
serás feliz, tudo Irá bem!

A tua esposa é uma videira bem fecunda
no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira
ao redor de tua mesa.

Será assim abençoado todo homem
que teme o Senhor.
O Senhor te abençoe de Sião
cada dia de tua vida.
Imagem relacionada

Evangelho - Marcos 7,24-30
Aleluia, aleluia, aleluia.
Acolhei docilmente a palavra semeada em vós, meus irmãos; ela pode salvar vossas vidas! (Tg 1,21)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 7 24 em seguida, deixando aquele lugar, Jesus foi para a terra de Tiro e de Sidônia. E tendo entrado numa casa, não quis que ninguém o soubesse. Mas não pôde ficar oculto,
25 pois uma mulher, cuja filha possuía um espírito imundo, logo que soube que ele estava ali, entrou e caiu a seus pés.
26 Essa mulher era pagã, de origem siro-fenícia. Ora, ela suplicava-lhe que expelisse de sua filha o demônio.
27 Disse-lhe Jesus: "Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não fica bem tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cães".
28 Mas ela respondeu: "É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos".
29 Jesus respondeu-lhe: "Por causa desta palavra, vai-te, que saiu o demônio de tua filha".
30 Voltou ela para casa e achou a menina deitada na cama. O demônio havia saído.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Ser filho de Deus e irmão de Jesus Cristo, pela Fé, nos credencia a que, mesmo reconhecendo a nossa fraqueza e a nossa impotência nós nos apoderemos de tudo quanto Ele veio nos trazer, isto é, vida e santidade. Aquela mulher pagã é a prova de que Jesus veio salvar toda a humanidade independentemente de raça ou religião. Basta ter fé! Mesmo sem fazer parte do povo judeu, apenas ouvindo falar de Jesus ela se aventurou a procura-Lo e quando O encontrou se ajoelhou aos Seus pés pedindo simples migalhas para a sua filha doente.  Jesus, então se admirou com a fé daquela mulher que não desanimou diante dos Seus argumentos e até sentindo-se indigna de algum merecimento, insistentemente pediu a Ele só um pouquinho da Sua atenção. A sua fé era tamanha que ela não se importava de ficar com o que sobrasse dos outros para a sua filha. O exemplo de fé da mulher pagã nos leva a refletir sobre o tamanho da nossa confiança na força e no poder do Espírito Santo que recebemos no nosso Batismo. Como a mulher Cananeia, assim também deveríamos nos portar diante de Jesus quando fizermos os nossos pedidos. Muitas vezes, porque estamos servindo a Deus, ou porque oramos muito queremos a atenção Dele só para nós. Desconfiamos quando a oração não é feita somente pelas nossas necessidades, queremos prioridade, exigimos muito quando Deus pode fazer maravilhas em nós somente pela nossa fé e confiança Nele. Aquela mulher não era de dentro da “Igreja”, mas sua súplica foi atendida por causa da sua humildade e fé no poder de Jesus.  Não precisamos nos fechar nos nossos problemas pessoais e pedir a Ele uma audiência exclusiva, mas acreditar firmemente que a nossa fé removerá montanhas e que todos os nossos pedidos serão atendidos no tempo estabelecido por Deus. – O que você tem suplicado a Jesus para a sua vida? - Você costuma pedir audiência exclusiva para falar com Jesus ou confia que Ele está atento aos seus pedidos? – Será que Ele não pode dar a você muito mais do que você deseja?  – Reveja agora os pedidos que você tem feito ao Senhor!  




Helena Serpa

Nenhum comentário: