quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

6 COISAS QUE JAMAIS DEVEMOS DIZER A ALGUÉM COM DEPRESSÃO.

Lembre-se: o depressivo está com tudo em baixa: autoestima, energia, esperança. Ele não vê perspectiva para o futuro. Só de pensar no futuro, ele se sente angustiado e ainda mais sem forças.

http://i0.wp.com/aleteiaportuguese.files.wordpress.com/2017/02/sad-woman.jpg?resize=874%2C0&quality=70&strip=all&ssl=1

Infelizmente, em nossa sociedade , a depressão ainda é vista por muitos como frescura, falta de força de vontade para encarar a vida. Depressão é uma doença séria, incapacitante. Se ela atingir um grau elevado, a pessoa para de trabalhar, perde o interesse por qualquer atividade e sente dificuldade para executar as tarefas mais banais do dia a dia como arrumar a própria cama, tomar banho e responder a um e-mail.
Alguém que acabou de passar por uma perda muito dolorosa ou simplesmente mergulhou num estado depressivo sem motivo aparente, é alguém que precisa de ajuda, de apoio, de incentivo, de compreensão, de carinho – e não de esculacho, zombaria e cobranças e críticas excessivas. Lembre-se: o depressivo já está com tudo em baixa: autoestima, energia, esperança. Ele não vê perspectiva para o futuro. Só de pensar no futuro, ele se sente angustiado e ainda mais sem forças. Ele se enxerga como o último dos seres humanos, alguém que fracassou em tudo. Mas vamos à nossa listinha?
1. Não julgue o depressivo. Dizer “verdades” na cara de quem está no fundo do poço só piora a situação do depressivo , além de ser um ato de covardia. Acusá-lo de fraco não vai fortalecê-lo. Pelo contrário.
2. Listar todos os defeitos que te irritam na pessoa também não vai ajudá-la em nada. Muito pelo contrário novamente. Ela se sentirá ainda mais fragilizada e, dependendo do grau da depressão, excesso de críticas neste momento pode motivar o depressivo a fazer algo impensado e definitivo contra ele mesmo. Sim, tudo de cruel que falamos para um depressivo em alto grau pode motivá-lo a tentar o suicídio.
3. Minimizar a dor do depressivo , dizendo que existem pessoas que sofrem muito mais do que ele também não é adequado. Muitas vezes , a intenção é boa neste tipo de situação, mas não funciona. Cada dor é única. Não existe dor pequena quando ela acontece com a gente. Sim, respeite a dor do depressivo mesmo que você considere seus motivos insignificantes.
4. Não concorde com as bobagens que ele diz a respeito dele mesmo. Por exemplo: uma pessoa que acabou de passar por uma decepção amorosa diz que ninguém consegue amá-la, que ela não deve se apaixonar nunca mais. Jamais concorde com este tipo de fala. A pessoa pode até estar se depreciando, mas lá no fundo, ela quer ouvir que ela tem valor. Deixe a pessoa reclamar bastante e no final faça um elogio, demonstre o quanto ela é importante e especial, mas sem cobrar que ela se refaça da noite para o dia.
5. Dizer que depressão é falta de Deus é outra fala que devemos evitar. Além de simplista, é irritante. Pessoas que amam a Deus também adoecem.
6. Não espere muito do depressivo. Não exija dele esforços que naquele momento parecem insuportáveis. Não o obrigue a ir a eventos sociais ou simplesmente a fingir que está tudo bem. Deixe-o chorar, ficar no canto dele . Escute-o sem julgar. Convide a pessoa para fazer coisas de que ela gosta, mas sem forçar a barra. Tente seduzir.
O melhor que podemos fazer por alguém que está enfrentando uma grave depressão é incentivar a pessoa a buscar ajuda profissional. A associação de medicamentos e terapia é muito eficaz no tratamento depressivo. Pouco a pouco a pessoa começa a dar sinais de melhora. Um bom tratamento combinado a muito carinho é o melhor caminho para ajudar quem amamos e que, mais do que nunca, precisa de nós.





(Sílvia Marques, via Obvious)

Nenhum comentário: