terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - NÓS TAMBÉM AINDA NÃO COMPREENDEMOS

Resultado de imagem para JESUS E OS DISCIPULOS FILME


1a Leitura - Gênesis 6,5-8;7,1-5.10
Leitura do livro do Gênesis
6 5 O Senhor viu que a maldade dos homens era grande na terra, e que todos os pensamentos de seu coração estavam continuamente voltados para o mal. 6 O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor. 7 E disse: “Exterminarei da superfície da terra o homem que criei, e com ele os animais, os répteis e as aves dos céus, porque eu me arrependo de os haver criado.”
8 Noé, entretanto, encontrou graça aos olhos do Senhor.
7 1 O Senhor disse a Noé: “Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque te reconheci justo diante dos meus olhos, entre os de tua geração. 2 De todos os animais puros tomarás sete casais, machos e fêmeas, e de todos animais impuros tomarás um casal, macho e fêmea; 3 das aves do céu igualmente sete casais, machos e fêmeas, para que se conserve viva a raça sobre a face de toda a terra. 4 dentro de sete dias farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres que eu fiz.” 5 Noé fez tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado.
10 Passados os sete dias, as águas do dilúvio precipitaram-se sobre a terra.
Palavra do Senhor.

Salmo - 28/29
Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

Filhos de Deus, tributai ao Senhor,
tributai-lhe a glória e o poder!
Dai-lhe a glória devida ao seu nome;
adorai-o com santo ornamento.

Eis a voz do Senhor sobre as águas,
sua voz sobre as águas imensas!
Eis a voz do Senhor com poder!
Eis a voz do Senhor majestosa.

Sua voz no trovão reboando!
No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”
É o Senhor que domina os dilúvios,
o Senhor reinará para sempre!
Imagem relacionada

Evangelho - Marcos 8,14-21
Aleluia, aleluia, aleluia.
Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,2).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
8 14 Aconteceu que os discípulos de Jesus haviam esquecido de levar pães consigo. Na barca havia um único pão.
15 Jesus advertiu-os: “Abri os olhos e acautelai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes!”
16 E eles comentavam entre si que era por não terem pão.
17 Jesus percebeu-o e disse-lhes: “Por que discutis por não terdes pão? Ainda não tendes refletido nem compreendido? Tendes, pois, o coração insensível?
18 Tendo olhos, não vedes? E tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais mais?
19 Ao partir eu os cinco pães entre os cinco mil, quantos cestos recolhestes cheios de pedaços?” Responderam-lhe: “Doze”.
20 E quando eu parti os sete pães entre os quatro mil homens, quantos cestos de pedaços levantastes? “Sete”, responderam-lhe.
21 Jesus disse-lhes: “Como é que ainda não entendeis?”
Palavra da Salvação.

Reflexão

Os discípulos de Jesus continuavam inseguros quanto à sua sobrevivência e se preocupavam com as coisas materiais, mesmo depois de Jesus mostrar a eles prodígios e milagres como o da multiplicação dos pães e dos peixes. Eles ainda não compreendiam, porque tinham o pensamento obscurecido pelas coisas não espirituais e porque não conseguiam escutar Jesus com o coração. Jesus, então, lhes advertia: ”Vós tendes o coração endurecido”? Nós também, ainda hoje, somos inseguros, pois, “tendo olhos, nós não vemos e tendo ouvidos, nós não ouvimos”. O nosso coração também está endurecido porque somos limitados e não distinguimos as coisas mais além do que elas aparentam. Tomamos como base para o nosso entendimento apenas o que sacia as nossas necessidades materiais e emergenciais. Temos fome de Deus e entendemos que a nossa fome é de pão material. Dessa maneira, Jesus também continua nos advertindo sobre o “fermento dos fariseus”, que são, a falsidade, a maldade, a cobiça e a inveja existentes no coração daqueles que dizem estar perto de Deus, mas vivem longe, pois não praticam a Sua Palavra e os Seus ensinamentos. Nós também somos fariseus quando cultuamos a Deus apenas com os lábios, sem nenhuma intenção no coração; quando estamos envolvidos somente com os nossos propósitos e não enxergamos os propósitos do coração de Deus; quando não confiamos na sua providência e nos preocupamos mais com o ter do que com o ser e promovemos guerra com os nossos irmãos por conta de coisas que, apesar de serem passageiras na nossa vida, desejamos possui-las. Deus quer nos dar um alimento eterno e nós litigamos por uma comida perecível. Portanto, abramos os nossos olhos espirituais para enxergar tudo com a visão de Deus e não com a nossa mente limitada. – Você consegue entender espiritualmente os ensinamentos de Jesus para sua vida? - Você tem medo de passar necessidades no futuro? -  Você acredita na providência de Deus? – Qual é o pão que você precisa para alimentar a sua vida? – Quem pode dá-lo? – Há sinceridade na sua oração a Deus? 
 
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: