sábado, 5 de março de 2016

LITURGIA DIÁRIA - O FARISEU E O PUBLICANO.

Leitura (Oséias 6,1-6)

Leitura da profecia de Oséias.
6 1 “Vinde, voltemos ao Senhor, ele feriu-nos, ele nos curará; ele causou a ferida, ele a pensará. 2 Dar-nos-á de novo a vida em dois dias; ao terceiro dia levantar-nos-á, e viveremos em sua presença. 3 Apliquemo-nos a conhecer o Senhor; sua vinda é certa como a da aurora; ele virá a nós como a chuva, como a chuva da primavera que irriga a terra”. 4 Que te farei, Efraim? Que te farei, Judá? Vosso amor é como a nuvem da manhã, como o orvalho que logo se dissipa. 5 Por isso é que os castiguei pelos profetas, e os matei pelas palavras de minha boca, e meu juízo resplandece como o relâmpago, 6 porque eu quero o amor mais que os sacrifícios, e o conhecimento de Deus mais que os holocaustos.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 50/51

Eu quis misericórdia e não o sacrifício!

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me todo inteiro do pecado
e apagai completamente a minha culpa!

Pois não são de vosso agrado os sacrifícios,
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
Meu sacrifício é minha lama penitente,
não desprezeis um coração arrependido!

Sede benigno com Sião, por vossa graça,
reconstruí Jerusalém e os seus muros!
E aceitareis o verdadeiro sacrifício,
os holocaustos e oblações em vosso altar!
 

Evangelho (Lucas 18,9-14)

Honra, glória poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 18 9 Jesus lhes disse ainda esta parábola a respeito de alguns que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros: 10 “Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano. 11 O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: ‘Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali. 12 Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros’. 13 O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’ 14 Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
Palavra da Salvação.


 Reflexão
Neste Evangelho, Jesus nos conta a parábola do fariseu e do cobrador de impostos. Logo no início, o evangelista explica para quem Jesus a contou, de modo especial: “Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros”.
Como é triste encontrar pessoas convencidas, que só vêem qualidades em si mesmas e defeitos nos outros! “Eu estou bem com Deus – dizem elas – porque só cometo pecadinhos pequenos” São os fariseus de hoje. São pessoas que já se julgam salvas. O céu já está garantido; Deus vai apenas estender o tapete para elas passarem. A salvação, para essas pessoas, é mérito delas, não presente gratuito de Deus. No fundo, quem é santo é a pessoa, não Deus.
As boas obras são importantes, mas não são elas que nos salvam, e sim Deus, e gratuitamente. E Deus só concede a graça da salvação aos humildes, aos que estão convencidos de que são pecadores e não merecem o céu, como aquele cobrador de impostos.
Os fariseus são um entrave na Comunidade cristã. Eles se fixam em práticas antigas, porque nelas está a sua segurança, e ai de quem propõe uma mudança. Mesmo que a proposta venha do coordenador da Comunidade, ou do próprio pároco, é condenada por eles.
Se alguém nos perguntar: “Com qual dos dois homens da parábola você mais se identifica?” e alguém de nós responder que é com o cobrador de impostos, essa pessoa prova que é fariseu. Porque o fariseu julga-se sempre o melhor; e, na parábola, o melhor é o cobrador de impostos.
“O meu orgulho é ser humilde” dizem os fariseus. A nossa natureza pecadora é tão manhosa que existe até o orgulho disfarçado em humildade. Por exemplo, aqueles que dizem: “Eu não assumo tal cargo ou tal ministério na Comunidade, porque não sou digno”. Puro farisaísmo! Jesus falou: “O maior dentre vós, seja o vosso servo” (Mt 23,11).
Todo serviço é igualmente digno, desde o lixeiro, até o prefeito da cidade; desde o coroinha, até o papa. Perguntaram a uma árvore: “Por que não fazes barulho?” Ela respondeu: “Os meus frutos são a minha melhor propaganda”.
Um dia, um grupo estava reunido, rezando. A certa altura alguém disse: “Vamos agora rezar pela conversão dos pecadores”. E rezaram, sem nem se lembrarem que eles também eram pecadores. Por aí vemos que o farisaísmo está em todos nós, em uns mais, em outros menos.
Na sociedade de mercado, tudo se compra, tudo se vende, quase não há espaço para a solidariedade. A sociedade de mercado nos afasta das raízes da árvore da vida, que são o amor, a fraternidade e a gratuidade. “Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.
Certa vez, uma mocinha, que era analfabeta, foi à Missa. Na entrada de igreja, uma senhora, da Equipe de Acolhida, lhe ofereceu um folheto litúrgico. A mocinha pensou em pegar o folheto, para que a mulher não descobrisse que ela era analfabeta. Mas resolveu ser sincera e disse: “Eu não sei ler!” “Tudo bem, filha” disse a senhora. As duas trocaram sorrisos e a menina foi para o banco. No final da Missa, aquela senhora procurou a mocinha e disse: “Eu sou professora. Quer que eu lhe dê, na minha casa, um curso de alfabetização?” A garota aceitou com alegria. Claro, em casa é mais fácil, porque as duas poderiam combinar os dias e horários possíveis. Poucos meses depois, estava a professora novamente na igreja entregando folhetos, a mocinha chegou e pegou o seu com alegria. Agora, sem disfarce, porque realmente já sabia ler!
Como que a sinceridade e a humildade nos fazem bem! Se aquela menina tivesse disfarçado, como foi o seu primeiro desejo, teria perdido a grande oportunidade de ser alfabetizada! Se fazemos a nossa parte, Deus faz a dele.
Maria Santíssima era humilde. Na Anunciação, chamou a si mesma de escrava do Senhor. Quando a prima Isabel a elogiou, ela dirigiu o elogio para Deus, que olhou para a humildade de sua serva. Na vida pública de Jesus, nas horas em que ele era aclamado, ela estava escondida, fazendo os trabalhos mais humildes. Na hora humilhante da cruz, lá estava sua Mãe em pé, bem visível a todos. Que Nossa Senhora nos ajude a sermos humildes, porque “quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.







Pe Queiroz

Nenhum comentário: