quinta-feira, 9 de maio de 2013

LITURGIA DIÁRIA - A TRISTEZA DO MUNDO E A ALEGRIA DO CÉU.

 
Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 18, 1-8

VI SEMANA DA PÁSCOA
(branco - ofício do dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos  - Naqueles dias, 1Depois disso, saindo de Atenas, Paulo dirigiu-se a Corinto. 2Encontrou ali um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, e sua mulher Priscila. Eles pouco antes haviam chegado da Itália, por Cláudio ter decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo uniu-se a eles. 3Como exercessem o mesmo ofício, morava e trabalhava com eles. (Eram fabricantes de tendas.) 4Todos os sábados ele falava na sinagoga e procurava convencer os judeus e os gregos. 5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à pregação da palavra, dando aos judeus testemunho de que Jesus era o Messias. 6Mas como esses contradissessem e o injuriassem, ele, sacudindo as vestes, disse-lhes: O vosso sangue caia sobre a vossa cabeça! Tenho as mãos inocentes. Desde agora vou para o meio dos gentios. 7Saindo dali, entrou em casa de um prosélito, chamado Tício Justo, cuja casa era contígua à sinagoga. 8Entretanto Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com todos os da sua casa. Sabendo disso, muitos dos coríntios, ouvintes de Paulo, acreditaram e foram batizados. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(97)

REFRÃO:  O Senhor fez conhecer seu poder salvador
perante as nações.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. -R.
2. O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. -R.
3. Os confins do universo contemplaram / da salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! -R.
Evangelho: João 16, 16-20


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 16Ainda um pouco de tempo, e já me não vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver, porque vou para junto do Pai. 17Nisso alguns dos seus discípulos perguntavam uns aos outros: Que é isso que ele nos diz: Ainda um pouco de tempo, e não me vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver? E que significa também: Eu vou para o Pai? 18Diziam então: Que significa este pouco de tempo de que fala? Não sabemos o que ele quer dizer. 19Jesus notou que lho queriam perguntar e disse-lhes: Perguntais uns aos outros acerca do que eu disse: Ainda um pouco de tempo, e não me vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver. 20Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria. - Palavra da salvação.


Homilia - Pe Bantu

 
Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. Preste atenção nestas palavras pare de fazer tudo, esqueça os seus problemas, esqueça agora quem está ao seu lado e preste atenção nestas palavras de Jesus: A vossa tristeza se transformará em alegria! Isso é promessa de Deus, isso é uma realidade na vida de todos aqueles que crêem em Jesus Cristo Salvador, ele é o único que sabe do tamanho da sua tristeza, da sua agonia, e por isso ele vem te dizer: A vossa tristeza se transformará em alegria! João versículo 22 – 22 Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.
Não há tristeza no coração do homem que não possa ser transformada em alegria por Jesus, mas é preciso confiar no amor de Deus, é preciso meu irmão se apegar a esse amor de forma sobrenatural, mesmo que as pessoas a sua volta te incentivem a desistir de seus sonhos, mesmo que elas coloquem barreiras naquilo que você tem buscado, não importa, Deus é maior, confie no Senhor e somente assim essa tristeza vai se transformar em alegria e é como Jesus diz: Ninguém, poderá tirar essa alegria do seu coração, aleluia! 

Quando passamos por alguma dificuldade, ela parece que não vai ter fim, não é mesmo, mas olhe quantas tristezas você já superou e eu creio que em todas elas você disse a mesma coisa: Não vai passar dessa vez eu não vou agüentar. Mas você as superou com força e coragem, e sempre no momento da tristeza nós questionamos ao Senhor, o porquê disso, o porquê daquilo, de novo Senhor, será que não tenho sossego etc... Se você deixar Jesus entrar no teu coração, se você confiar cegamente nele, ele vos dirá isso: João versículo 23 - 23ª Naquele dia, não me perguntareis mais nada.
Se confiarmos ao Senhor as nossas tristezas chegaremos ao ponto de não questionarmos mais o Senhor o porquê disse ou o porquê daquilo. Amado isso se chama confiança, porque nossa confiança estará somente no Senhor nosso Deus, tira a sua confiança do homem, confie apenas no Senhor, porque ele tem o poder de mudar tudo, ele é o Senhor da vida, da alegria, da esperança, portanto meu amado, nesse momento da sua vida diga como Paulo: Quando sou fraco é que sou forte! Isso é confiar no Senhor, me torno fraco quando reconheço que só Jesus pode mudar a minha vida, mas esse reconhecer-se fraco diante do poder de Deus, na verdade me leva a ser forte, porque quando penso e ajo assim eu estou colocando toda minha confiança no Senhor, não sou eu quem vai mudar a situação, mas é o próprio Senhor quem vai agir no tempo dele, da maneira dele e da forma dele.

Em Romanos 8,28 lemos: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” E Jesus diz em João 16,33: “No mundo passais por aflições.....” Ninguém está imune!! E o que coopera e o que não coopera com o nosso bem? Naturalmente logo pensamos só nas coisas boas. O mecanismo de um relógio pode nos ajudar na compreensão. Você já observou um relógio por dentro em funcionamento? Existem engrenagens que giram em sentido horário e outras em sentido anti-horário. Elas não trabalham umas contra as outras, bem pelo contrário, colaboram para que o relógio, movido por uma mola ou pilha, gire na velocidade correta e mostrem o tempo com exatidão. Tudo colabora para o mesmo fim. Em nossas vidas acontece o mesmo. Sei que é difícil imaginar como coisas boas e ruins se unem nas mãos de Deus e no final Ele as transforma em bênçãos. O povo de Deus sempre de novo precisa aprender que através das aflições ele aprende o que é pecado, e que pecado é uma ofensa a Deus. A aflição ou uma provação revela quem nós somos. Fracos e pecadores, filhos desobedientes que só pedem, mas que na maioria das vezes não sabem agradecer a Deus.

No Salmo 119,67 o rei Davi confessa: “Antes de ser afligido eu andava errado, mas agora guardo a tua palavra.” Por que tem de ser assim? A misericórdia, o amor e a bondade divina não atraem tanta gente como as aflições. Por isso dizemos que Deus usa as aflições para nos atrair, para nos levar de volta à sua comunhão. Assim também é com os animais. Quando uma tempestade se aproxima, elas procuram o pastor. O pastor usa um cajado, não para bater, mas para mostrar o caminho. Do mesmo modo Deus usa a vara da aflição para guiar e mostrar o caminho.
No inverno as folhas de muitas árvores caem. E também existem árvores que por não passarem pela aflição do frio, não dão frutos. Lembro novamente as palavras de Jesus: no mundo passais por aflições... A gente passa a gente não fica nas aflições. Porque depois do inverno podemos experimentar o florescer da primavera, o crescimento do verão e a colheita do outono. Sou grato pelo aprendizado que as muitas tribulações provocaram em minha vida.
Pai, que o meu testemunho de vida cristã seja tal, que as pessoas possam "ver" Jesus nas minhas palavras e nos meus gestos de amor ao próximo.

Nenhum comentário: