segunda-feira, 6 de maio de 2013

LITURGIA DIÁRIA - ESPÍRITO SANTO, ADVOGADO E PROTETOR.


Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 16, 11-15

VI SEMA DA PÁSCOA
(branco - ofício dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos - 11Embarcados em Trôade, fomos diretamente à Samotrácia e no outro dia a Neápolis; 12e dali a Filipos, que é a cidade principal daquele distrito da Macedônia, uma colônia (romana). Nesta cidade nos detivemos por alguns dias. 13No sábado, saímos fora da porta para junto do rio, onde pensávamos haver lugar de oração. Aí nos assentamos e falávamos às mulheres que se haviam reunido. 14Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia. 15Foi batizada juntamente com a sua família e fez-nos este pedido: Se julgais que tenho fé no Senhor, entrai em minha casa e ficai comigo. E obrigou-nos a isso. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(149)

REFRÃO: O Senhor ama seu povo, de verdade.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / e o seu louvor na assembléia dos fiéis! / Alegre-se Israel em Quem o fez, / e Sião se rejubile no seu Rei! -R.

2.
Com danças glorifiquem o seu nome,  / toquem harpa e tambor em sua honra! / Porque, de fato, o Senhor ama seu povo / e coroa com vitória os seus humildes. -R.
3. Exultem os fiéis por sua glória, / e cantando se levantem de seus leitos, / com louvores do Senhor em sua boca / Eis a glória para todos os seus santos. -R.
Evangelho: João 15, 26-27; 16, 1-4


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 26Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio 1Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus. 3Procederão deste modo porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4Disse-vos, porém, essas palavras para que, quando chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo anunciei. E não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco. - Palavra da salvação.



Homilia - Pe Roger 



“Porque quando vier o Defensor, que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (Jo 15,26).

Defensor é aquele que nos defende, mas a melhor palavra para defini-lo é “advogado”, ou seja, aquele que defende a nossa causa até quando estamos errados.

Quando alguém pratica um crime, quem pode defendê-lo é o advogado. Não estou fazendo uma apologia ao crime, mas, muitas vezes, as pessoas não sabem se defender de seus próprios erros, e o advogado faz esse papel.

Desculpe-me, mas nós não precisamos do advogado do mundo. O advogado, ao qual estou me referindo, é o Paráclito. O defensor que procede do Pai e do Filho é o Espírito da verdade que Deus promete àqueles que são fiéis à Sua palavra.

Você, que não sabe se defender, está sofrido e oprimido, acusado disso ou daquilo, porque não compreendem a sua vida, a sua história, seus sofrimentos, não perca tempo querendo se justificar, não perca tempo querendo dar razões para as pessoas. Nós temos Aquele que nos justifica, é o Espírito que vem em nosso socorro e torna-se o nosso Advogado e Protetor.
Não se faça de vítima; pelo contrário, entregue sua vida à ação poderosa do Espírito. Ele vem até mim e você, e age dentro de nós, dando-nos a paz de Espírito que sempre precisamos para as necessidades desse mundo.


Nenhum comentário: